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WEB TV VISUAL ARTV - MAC USP - LANÇAMENTO DO LIVRO ARTE CONTEMPORÂNEA: PRESERVAR O QUÊ?

Lançamento do Livro
Arte Contemporânea: preservar o quê?
Cristina Freire (0rg.)
5 de Maio (terça-feira) às 17h30
MAC USP Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301

O lançamento ocorre no âmbito das Jornadas de Estudos Conceitualismos Latinoamericanos, tendo como artista convidado o argentino Horacio Zabala.
Coordenação: Cristina Freire (MAC USP)
5 a 7 de maio de 2015, às 14h30

A memória da arte contemporânea deve ser pauta constante para todos os envolvidos com as instituições e as práticas artísticas atuais. Entender preservar apenas no sentido da integridade física dos objetos (que objetos?) torna-se problemático nesse universo de proposições transitórias, cambiantes e da arte digital.

O livro Arte Contemporânea: preservar o quê? pretende contribuir para esse debate ao discutir alguns instrumentos teóricos, metodológicos e informacionais relativos à exibição, documentação e preservação-restauração da arte contemporânea. Com a participação de conservadores-restauradores e teóricos do Brasil, Portugal e Espanha o livro resulta do Seminário internacional organizado por Cristina Freire (MAC USP) em parceria com Humberto de Carvalho (UFRJ) no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em outubro de 2014.

A publicação conta com ensaios de Lino Garcia Morales (Universidade Politécnica de Madri, Espanha); Humberto Farias Carvalho (Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ); Lúcia Almeida Matos (Universidade do Porto, Portugal); Andreia de Magalhães (Universidade do Porto, Portugal); Suely Rolnik (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP); Arianne Vanrell (Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Espanha). A introdução é de Cristina Freire e o prefácio foi escrito pelo artista Eduardo Kac.

A publicação inclui um Canteiro de obras, onde conservadores-restauradores e especialistas de diversas instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP), Museu de Arte Contemporânea da USP (SP); Instituto Itaú Cultural (SP); Instituto Rubens Gerchman (RJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (ES) foram chamados a apresentar estudos de casos com obras contemporâneas enfocando aspectos do trabalho de documentação, conservação-restauro, guarda e exibição a partir de obras escolhidas em diferentes acervos no intuito de problematizar (ou seria reinventar?) procedimentos e práticas a partir de impasses concretos enfrentados no cotidiano de importantes museus e instituições de arte no Brasil.

O livro foi realizado com o apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e GEACC – Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu.


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br


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