Lançamento do Livro
Arte Contemporânea:
preservar o quê?
Cristina Freire (0rg.)
5 de Maio (terça-feira) às 17h30
MAC
USP Ibirapuera
Avenida
Pedro Álvares Cabral, 1301
O
lançamento ocorre no âmbito das Jornadas de
Estudos Conceitualismos Latinoamericanos, tendo como artista
convidado o argentino Horacio Zabala.
Coordenação: Cristina Freire (MAC USP)
Coordenação: Cristina Freire (MAC USP)
5 a 7 de maio de 2015, às 14h30
A memória da arte contemporânea deve ser pauta constante
para todos os envolvidos com as instituições e as práticas artísticas atuais. Entender
preservar apenas no sentido da
integridade física dos objetos (que objetos?) torna-se problemático nesse
universo de proposições transitórias, cambiantes e da arte digital.
O livro Arte
Contemporânea: preservar o quê? pretende contribuir para esse debate
ao discutir alguns instrumentos teóricos, metodológicos e informacionais
relativos à exibição, documentação e preservação-restauração da arte
contemporânea. Com a participação de conservadores-restauradores e teóricos do
Brasil, Portugal e Espanha o livro resulta do Seminário internacional
organizado por Cristina Freire (MAC USP) em parceria com Humberto de Carvalho
(UFRJ) no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em outubro
de 2014.
A publicação conta com ensaios de Lino Garcia Morales
(Universidade Politécnica de Madri, Espanha); Humberto Farias Carvalho
(Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ); Lúcia Almeida Matos (Universidade
do Porto, Portugal); Andreia de Magalhães (Universidade do Porto, Portugal);
Suely Rolnik (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP); Arianne
Vanrell (Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Espanha). A introdução é de
Cristina Freire e o prefácio foi escrito pelo artista Eduardo
Kac.
A publicação inclui um Canteiro
de obras, onde conservadores-restauradores e especialistas de
diversas instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP), Museu de
Arte Contemporânea da USP (SP); Instituto Itaú Cultural (SP); Instituto Rubens
Gerchman (RJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e Centro de Artes da
Universidade Federal do Espírito Santo (ES) foram chamados a apresentar estudos
de casos com obras contemporâneas enfocando aspectos do trabalho de documentação,
conservação-restauro, guarda e exibição a partir de obras escolhidas em
diferentes acervos no intuito de problematizar (ou seria reinventar?)
procedimentos e práticas a partir de impasses concretos enfrentados no cotidiano
de importantes museus e instituições de arte no Brasil.
O livro foi realizado com o apoio da CAPES –
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, FAPESP –
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e GEACC – Grupo de
Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu.
SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
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