Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - EXPOSIÇÃO - OVELHA NEGRA - CURADORIA OSVALDO DACOSTA

Exposição sobre o jornal Ovelha Negra inaugura dia 24 de abril, na Pinacoteca Benedito Calixto



À partir do dia 24 de abril, o público santista poderá conhecer a história do jornal Ovelha Negra, através da exposição Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática – Inovações do Humor Gráfico na imprensa alternativa brasileira (1976 – 1977), de curadoria de Osvaldo DaCosta, com inauguração às 20h30, na Pinacoteca Benedito Calixto.
O jornal Ovelha Negra foi um jornal de humor, criado pelo cartunista santista Geandré e publicado entre 1976 e 1977, em pleno regime militar, período no qual surgiram diversos jornais alternativos, como O Pasquim, Opinião, etc.
Segundo Osvaldo DaCosta – cartunista e professor universitário –,a exposição foi inspirada em sua dissertação de Mestrado e tem como objetivos resgatar a história do Ovelha Negra; demonstrar a importância do Ovelha Negra na imprensa alternativa brasileira; apresentar o jornal ao público que não o conheça; transmitir um pouco do clima do jornal: humor, irreverência e contestação sobre o Brasil e propor questionamentos ao visitante, como comparar o Brasil dos anos 1970 com o Brasil atual.
Na exposição, que vai até o dia 31 de maio no Salão Verde da Pinacoteca, o visitante conhecerá algumas páginas das 8 edições do Ovelha Negra, através de reproduções e alguns originais, e poderá se divertir com charges, cartuns, etc.
Para Osvaldo DaCosta, enquanto a maioria dos jornais alternativos tinha conteúdo basicamente textual, o Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns.
O jornal também se destacou pelo grande número de artistas colaboradores, dentre os quais: Paulo Caruso, Chico Caruso, Angeli e Laerte, conhecidos até hoje no mercado editorial. O Ovelha também contou com a presença de artistas estrangeiros.
A exposição do Ovelha Negra foi um dos projetos contemplados pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Secretaria de Cultura de Santos e, além da exposição na Pinacoteca, estão programadas oficinas sobre o Ovelha Negra.
Recomendada não somente a cartunistas e jornalistas, a exposição também pode interessar ao público em geral, que queira conhecer um pouco mais sobre o período da ditadura no Brasil, queira apreciar o trabalho de artistas talentosos e que concorde comigo: que o bom humor é uma das características mais bacanas do ser humano. Para DaCosta: “em tempos de anseios pela ditadura, o povo na rua clamando, esta exposição pode deixar mais claro essa sombra em nossa história recente’’.

Informações
Exposição:Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática – Inovações do Humor Gráfico na imprensa alternativa brasileira (1976 – 1977)
Inauguração:24 de abril, às 20h30
Visitação:até o dia 31 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h
Local:Pinacoteca Benedito Calixto (Salão Verde)
End: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão - Santos - SP
Entrada Gratuita


Oficinas (gratuitas)

Local: Biblioteca de Artes Candido Portinari
Dia:28/04/15, às 15h
End:Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias – Santos
Tel:(13) 3202-3572 e (13) 3202-3573

Local: Instituto Arte no Dique
Dia:30/04/15, às 15h
End:Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube – Santos
Tel:(13) 3209-9464

Local: Centro Cultural da Zona Noroeste – Biblioteca Silvério Fontes
Dia:16/05/15, às 14h30
End: Av. Afonso Schmidt s/n, Complexo B, 2o andar, Areia Branca – Santos
Tel:(13) 3203-3399

Comentários