Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - CASA TRIÂNGULO - "GLOSSÁRIO DOS NOMES PRÓPRIOS "

 
 
 
 
“Glossário dos Nomes Próprios”
Alex Cerveny
Abertura: sábado, 08 de agosto de 2015, das 12h às 17h.
CASA TRIÂNGULO
 

"Glossário dos Nomes Próprios", 2015

“um discurso sobre o homem em seu vasto vasto mundo, solitário e encurralado em seus próprios desejos e fantasias.” - Renato Rezende

O título da exposição, Glossário dos Nomes Próprios, vem da maior pintura em óleo sobre tela já realizada pelo artista e que está presente na mostra. Ela revela uma longa lista de nomes masculinos desde Adão, passando por vários personagens históricos, até nomes contemporâneos do próprio percurso do autor. É uma complexa narrativa que cruza memória e imaginação, flerta com a literatura (Os Lusíadas) e testemunha acontecimentos dos cinquenta anos da vida de um homem.
Tendo o gênero masculino como foco principal e associando desejo, história e geografia, o ponto de partida da exposição é um antigo porta jóias de madeira proveniente da Europa Central que tem sobre a tampa o entalhe de um bebê tocando o próprio pênis e foi adquirida pelo artista em 2011 em um antiquário de Belém do Pará.
O corpo principal da mostra contém trinta desenhos em nanquim sobre papel de arroz feitos após uma viagem do artista à China em 2013. Desenhos estes que se aproximam do modo de fazer da tradicional pintura chinesa, observada pelo artista durante sua viagem, na forma como ela ainda é praticada pelos monges nos templos que visitou. Os destaques são “As Ilhas”, sete desenhos de 70 x 150 cm, que representam 25 náufragos, arquétipos do próprio artista, um para cada ilha da Baía de Guanabara.
Acompanha a exposição uma cenografia criada pelo arquiteto Rogério Marcondes Machado, que reconstrói no espaço real as pedras e a água da Baía de Guanabara e dentro do qual o visitante se torna protagonista.

SERVIÇO:
Alex Cerveny
Glossário dos Nomes Próprios
08.08.2015 – 19.09.2015
Casa Triângulo
Itaim: r. Paes de Araújo, 77, tel. (11) 3167-5621. Ter. a sáb., 11h/19h. www.casatriangulo.com

 
 
 

Comentários