Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Projeto do Cineclube Araucária







Projeto do Cineclube Araucária tem Sessão Curtas Livres e
Mostra Grande Diretores em  homenagem a Orson Welles

Em agosto, o projeto Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordãoapresenta intensa programação. Todas as exibições são gratuitas.

No dia 15 de agosto, acontece a Sessão Curtas Livres, integrando o circuito da Mostra do Filme Livre, do Ministério da Cultura, com exibição de oito curtas-metragens. Entre os dias 27 e 30 de agosto, ocorre a Mostra Grandes Diretores: 100 Anos de Orson Welles que inclui os filmes Cidadão KaneFalstaffÉ Tudo Verdade e Dom Quixote.

2ª Oficina Profissionalizante de Cinema, programada para acontecer em agosto, destinada aos participantes da primeira oficina que aconteceu em maio, foi transferida para novembro, entre os dias 9 e 13.

O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, AMECampos, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Sessão Curtas Livres

O Cineclube Araucária colocou Campos do Jordão no circuito da 14ª edição da Mostra do Filme Livre(Categoria Cineclube Livre), realizada pelo Ministério da Cultura com patrocínio do Banco do Brasil. A programação do projeto Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão apresenta aSessão Curtas Livres com exibição dos seguintes filmes:

  • Efeito Casimiro (15 min. RJ) – Direção: Clarice Saliby
  • Tigre (15’. MG) – Direção: João Borges
  • Carros Carros Carros (1 min. RJ) – Direção: Fernanda Almeida
  • O Que se Comemora (10 min. PE) – Direção: Caio Dorneles e Ernesto Rodrigues
  • O Babado da Toinha (3 min. BA) – Direção: Julia Aguiar, André de Oliveira e Cauê Rocha
  • Ela (8 min. AL) – Direção: Nivaldo Vasconcelos
  • Achados e Perdidos (61 min. RJ) – Direção Camila Lamha, Guilherme Ferraz e Luisa Mello
  • Geru (23 min.) – Direção Fábio Baldo e Tico Dias

Dia 15 de agosto. Sábado, às 19h30
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300
Grátis - os ingressos são distribuídos 1h antes da exibição.


Mostra Grandes Diretores: 100 Anos de Orson Welles

Mostra Grandes Diretores, do Projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão, homenageia em agosto o mais importante diretor de cinema de todos os tempos. Orson Welles (1915-1985), que revolucionou a linguagem do cinema com Cidadão Kane, completaria 100 anos em maio de 2015. Apesar dos prejuízos que seus filmes costumavam dar aos estúdios, tornaram-se patrimônio artístico da humanidade. O último - Verdades e Mentiras - discute a arte e a ética pela história de um falsário tão genial quanto os artistas que ele falsificava.

Gênio, Orson Welles tocava Stravinski no violino aos sete anos; aos 10, era ator de teatro e, aos 16, diretor premiado especializado em Shakespeare; aos 23 anos, dirigiu o rádio-teatro Guerra dos Mundos, narrando a invasão da Terra por marcianos, tão realista que levou pânico a cidade de Nova York. Escreveu, dirigiu e interpretou Cidadão Kane, aos 25 anos, revolucionando a linguagem técnica e narrativa do cinema. O filme foi baseado na história sinistra de um magnata da imprensa, que ficou furioso e fez campanha contra Welles, estigmatizando-o como um diretor maldito. Além do fracasso comercial de um de seus clássicos, A Dama de Xangai, com Rita Hayworth, com quem se casou, Welles conseguiu produtores que bancaram clássicos de Shakespeare que ele dirigiu e interpretou como Macbeth,Othelo e o genial A Marca da Maldade, mas todos foram fiascos comerciais. Em 1942, Orson Welles veio ao Brasil para filmar o Carnaval para o seu lendário É Tudo Verdade, que resultou em um documentário sobre as riquezas e misérias do Brasil, desagradando os governos americano e brasileiro e nunca foi terminado. O lançamento só se deu em 1993.

  • 27/8 (19h30) - Cidadão Kane (Citizen Kane)
De Orson Welles. EUA. 1941. 119 min. 12 anos.
  • 28/8 (19h30) - Falstaff – O Toque da Meia Noite (Chimes at Midnight / Falstaff)
De Orson Welles. Espanha, França, Suíça. 1965. 113 min. Livre.
  • 29/8 (19h30) - É Tudo Verdade (It’s All True). Incluindo 4 Homens em uma Jangada
De Orson Welles, Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson. EUA. 1942/1993. 85 min. Livre.
  • 30/8 (15h) – Aladdin (matinê)
De Ron Clements e John Musker. EUA. 1992. 90 min. Livre.
  • 30/8 (18h) - Dom Quixote (Don Quijote)
De Orson Welles. EUA. 1992. 116 minutos. 12 anos.

De 27 a 30 de agosto. Quinta a domingo
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300 - Grátis

IMAGENS








Informações

Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 99373-0181 / 2738-3209 - verbena@verbena.com.br

Comentários