Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - SESC CAMPO LIMPO -TEATRO - AGOSTO 2015






Programação de teatro
Sesc Campo Limpo - Agosto/2015


Palco Giratório 2015 - Espetáculos, oficinas, debates e palestras integram o projeto para a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil.

Espetáculo: O Lançador de Foguetes - Com Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar
O Lançador de Foguetes está à procura do lugar ideal. O lugar que converge o espaço físico e a energia do público, elementos essenciais para a excelência de sua experiência científica. Deslocando-se com destreza pela rua, com seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. Utiliza malabares circenses e engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e sentir as energias. Personagem instigante, ele busca parceiros para esta jornada, computa todas as informações e, amparado por uma trilha sonora empolgante e curiosa, lança seus foguetes: idéias ao ar.  Atenção: Nem sempre as medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas à ação gravitacional do planeta em mudança e à energia materializada do pensamento proporcionam um lançamento com excelência.
O Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar fundado em 1988 vem criando uma linguagem própria, que borra as fronteiras da arte, fazendo uma compilação entre o teatro de animação, de circo, de música e de artes visuais em um processo que se caracterizou pela forma simples, simbólica e poética de se comunicar. Além de construir suas cenografias funcionais e maquinarias de cena, que são engenhosas engenhocas, bonecos com mecanismos de manipulação únicos, o grupo vem desenvolvendo uma dramaturgia peculiar, com seus experimentos em favor de novas propostas de linguagem para o teatro de rua.
Ficha técnica: Ator-criador, diretor, cenógrafo: Luciano Wieser. Produção, figurino, maquiagem, montagem, assistência de direção: Raquel Durigon. Contrarregra e montagem: Odair Fonseca. Música e execução: Jackson Zambelli e Sergio Olivé.
Livre. Grátis.
15/08. Sábado, às 17h30.

Espetáculo: Divino Com Núcleo Atmosfera - Nua (MA)
Um corpo que se constrói culturalmente e busca através da arte explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora cultura popular maranhense a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. O Núcleo Atmosfera (NUA) iniciou sua trajetória na UFMA em 2005 e estendeu-se para a comunidade, onde atualmente desenvolve seus projetos de forma independente. Fundou o Grupo Cara de Arte - Formação de Jovens Artistas, produziu eventos como MIDANÇA - Mostra de Investigações em Dança e Ocupação e concebeu um repertório variado de obras artísticas híbridas.
Ficha técnica: Concepção, direção e pesquisa: Leônidas Portella. Elenco: Leônidas Portella, Roxa Belfort (Mestra Roxa), Maria da Graça (Dona Gracinha) e Marina Corrêa. Operador de luz e contrarregra: Paulo Socha. Vídeos: Leônidas Portella, Diones Caldas, Janailton Santos e Paulo Socha. Fotografia e edição de vídeo: Paulo Socha. Objetos de cena e Figurino: João Almeida. Costuras: Diva Dias. Duração: 50 minutos.
Livre. Grátis.
16/08. Domingo, às 19h.

Bonecos: da Fantasia a Criação
Acompanhando uma linha de fantasia e criação, este projeto reúne espetáculos, workshop, oficinas e contação de histórias com o tema bonecos.

Workshop: Técnicas de Animação e Manipulação de Objetos e Bonecos - Com Lilly Curcio
O boneco com suas infinitas possibilidades em cena é mediador entre a realidade e o imaginário, entre o sagrado e o profano provocando em cada espectador, seja criança ou adulto, o que poderíamos chamar de viagem introspectiva, onde o impossível pode se tornar possível. A oficina propõe compartilhar com o público a experiência teórica prática de Seres de Luz Teatro, nas áreas de animação e manipulação de bonecos e objetos. Nesta atividade, se trabalham alguns dos fundamentos e técnicas específicas para a preparação corporal do ator- manipulador e primordialmente as que nos levam a animar um objeto em nossas mãos.
Com Lilly Curcio.
Obs.: Os participantes usem roupas pretas ou escuras. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Campo Limpo. Não recomendado p/ menores de 18 anos. Grátis.
04 a 06/08. Terça a quinta, às 19h.

Estéticas da Periferia
Difundir e valorizar a arte e a cultura produzidas nas franjas da Cidade de São Paulo

Espetáculo: Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas - Com Cia. Os Crespos
Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos. Em um jogo, no qual a platéia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens, a peça cruza fragmentos de vidas, sem necessariamente confrontá-las, entregando para o público a linha que costura seus caminhos. A Cia investigou as relações entre afetividade, negritude, gênero e o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros, e elaborou uma “existência imaginada” que atenda também às necessidades emocionais do indivíduo. Dando à afetividade a mesma importância das lutas contra a segregação racial e a sobrevivência. Foram entrevistadas 60 mulheres negras na cidade de São Paulo e a partir de seus depoimentos o espetáculo foi construído. Os vídeos com as entrevistas reais fazem parte da peça, que usa o tom confessional para falar de família, beleza, alteridade e da saúde emocional dessas mulheres. Os Crespos é um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, por atores negros. Formou-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP e está em atividade desde 2005, na construção de um discurso poético que debate a sociabilidade do indivíduo negro, na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos.
Duração: 70 minutos.
Livre. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
27 a 28/08. Quinta e sexta, às 20h30. Sábado, às 19h






SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700

Informações à imprensa:

Sesc Campo Limpo
Juci Fernandes e Silvio Basilio
Tel: (11) 5510-2735 - imprensa@campolimpo.sescsp.org.br

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Comentários