Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - " TIRA-LINHAS: MARCIA PASTORE "

 
 
 
 
“Tira-Linhas: Marcia Pastore”
Curadoria de Ana Cândida de Avelar
Abertura: terça-feira, 18 de agosto de 2015, das 19 às 22h.
Biblioteca Mário de Andrade
 


Marcia Pastore  ocupa o salão nobre da Biblioteca Mário de Andrade com cinco grandes esculturas interativas

O Salão Nobre da Biblioteca Mário de Andrade recebe a partir de 18 de agosto de 2015, às 19h, a exposição “Tira-Linhas”, da artista Marcia Pastore. Flertando com a escultura, a dança, o desenho e a instalação, a mostra é composta por cinco esculturas interativas de grandes dimensões, onde o visitante é convidado a deixar o rastro de seus gestos e movimentos.  A curadoria e o texto de apresentação são assinados pela crítica e pesquisadora Ana Cândida de Avelar.
Dispostas de maneira a formar um percurso que vai da porta de entrada da biblioteca até o hall que dá acesso às salas, as esculturas “Tira-Linhas” atuam como instrumentos intermediadores do corpo em ação. Quando o visitante faz o movimento, a escultura o recebe, o transmite e ao mesmo tempo detém o registro, tornando visíveis as marcas e vestígios do corpo humano sobre a matéria escultórica.
As esculturas são compostas por três tubos de ferro dispostos verticalmente em relação ao plano do chão e presos uns aos outros por duas hastes de ferro. O tubo do centro é fixo e funciona como eixo do movimento descrito pelos outros dois tubos. Com aproximadamente 2 metros de comprimento, esses tubos poderão ser empurrados pelos espectadores e, quando em movimento descreverão uma trajetória circular em torno do seu centro. Um desses tubos possui um tarugo de giz na sua extremidade inferior e o outro, um tufo de feltro. Embaixo da escultura, painéis de MDF pintados com tinta de lousa formarão um quadrado sobre o piso da galeria. Iniciado o movimento, o giz deixará a marca de seu rastro impressa sobre a superfície da lousa, que será apagada logo em seguida, pela passagem do feltro. A circunferência jamais será desenhada por inteiro, haverá sempre uma parte ausente. O resultado do movimento imposto à escultura ficará registrado pela linha que o giz deixará marcada na lousa e por sua parte apagada.
A busca por dar forma às marcas indiciais do corpo em relação ao espaço que ocupa, seus movimentos e suas maneiras de perceber e ser percebido fazem parte da densa pesquisa que Marcia Pastore vem realizando nos últimos anos. A artista trabalha com a idéia de se reconstituir a ação a partir do registro. Atuante desde o final da década de 1980, desenvolveu trabalhos em escultura, desenho, fotografia e vídeo.
O Salão nobre da Bibiloteca Mário de Andrade pretende se tornar uma das fontes potencializadoras da arte contemporânea no centro da cidade. Com um calendário de exposições de artistas emergêntes, o espaço estabelece relações com o contexto cultural e arquitetônico da Biblioteca, que completa neste ano de 2015 completa 90 anos com o prestígio de estar entre as 15 maiores bibliotecas do mundo e a segunda maior do Brasil.
Esta exposição foi selecionada através do “Concurso de Apoio a Projetos ne Artes Visuais No Estado De São Paulo” - Edital Nº 15/2014 do Programa de Ação Cultural.
SERVIÇO:
Exposição: “Tira-Linhas”, da artista Marcia Pastore
Curadoria: Ana Cândida de Avelar
Abertura: 18 de agosto, às 19h
Período expositivo: 19 de agosto a 03 de outubro de 2015

Biblioteca Mário de Andrade
Centro: r. da Consolação, 94, tel. (11) 3256-5270 ramal 217. Seg. a sex., 08h30/20h30h; sáb., 10h/17h. www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma



 
 

Comentários