Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - DO AMOR - INÉDITA NO BRASIL PEÇA DE ´PHILIPPE MINYANA





Inédita no Brasil, peça de Philippe Minyana
estreia com direção de Francisco Medeiros

DO AMOR -foto de Flavio Barollo -1bbO tempo e as memórias da vida permeiam toda a obra que conjuga humor e anarquia, sensibilidade e ironia.

O espetáculo ​Do Amor​ ­- texto contemporâneo e inédito no Brasil do dramaturgo francês Philippe Minyana -­ estreia no ​dia 3 de setembro​, quinta­feira, na Oficina Cultural Oswald de Andrade​, às 20 horas, com direção de Francisco Medeiros​. A tradução é assinada porAmanda Banffy​. A Oficina pertence à Secretaria de Estado da Cultura, sendo gerenciada pela Organização Social Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).

Com extrema sensibilidade, o autor mostra a passagem do tempo na vida de dois casais, desde a juventude até o fim da vida, destilando nas entrelinhas uma ironia ferina, temperando tudo com um humor mordaz e impiedoso. Os acontecimentos ordinários da vida, como amor, envelhecimento e morte, são questões fundamentais à obra. Os personagens Christina, Bob, Ted e Mylène são figuras mutantes, múltiplas, contraditórias. Não há caracterizações físicas e a interpretação é revezada pelos casais de atores ​Amanda Banffy ​e ​Carlos Baldim​, Gustavo Duque ​e​ Laís Marques​.

O diretor argumenta que Minyana faz uma espécie de arqueologia da memória. “Ele escreve como se fizesse escavações; retira elementos da memória e os combina de forma não linear para compor uma figura não homogênea”. A disposição desses elementos, de forma fragmentada e pouco nítida, propõe um novo encaixe para essa figura de lembranças. “Minyana nos apresenta uma visão de mundo ilegível, com linhas borradas aos olhos cotidianos”.

Do Amor conduz o espectador pela vida dos dois casais: em sua sala, nas montanhas, no verão, com os amigos, nas adversidades, aos 30 ou 70 anos. Ora eles têm um ar sério e empolado como pessoas em luto, ora são adoráveis velhinhos. É possível observar suas vidas sem glórias pelos ritos inevitáveis como ​funerais, reuniões, aniversários. Suas vidas comuns se tornam uma espécie de epopeia, mistério secular, onde o amor é consolo ou derrota ou mesmo uma idéia que os assombra. A memória funciona como intuição de futuro, leitura presente e registro passado. A arquitetura do texto aponta também para uma memória que pode ser construída de imaginação, sob o ponto de vista alegórico que emerge da experiência de estar vivo. As cenas enigmáticas podem ser fragmentos de sonho, delírio, pesadelo ou divagação.

A linguagem dramatúrgica de Philippe Minyana em Do Amor explora a palavra cotidiana e a transforma em teatro épico. A banalidade da ficção e do discurso é reforçada por um dispositivo textual original. Além do texto dos atores, as rubricas descritivas e poéticas (sobre tempo, silêncio, pássaros) são ditas por um comentarista, chamado Voz Off, e as rubricas narrativas por outro, denominado Texto. Faladas por todos os atores, em revezamento, essa rubricas divagam sobre a atitude dos personagens contradizendo-os ou se reportando ao interlocutor. Esses diálogos polifônicos criam discrepâncias, oposições e rupturas particularmente ricas e fantasiosas.

Segundo Francisco Medeiros, Minyana é um experimentador. “​Do Amor Foi escrito sem pontuação para que os atores possam também experimentar a pontuação, a pulsação do texto, e descobrir sua musicalidade, seu ritmo”. Ele ainda explica que o processo de montagem é pleno desafio na busca por uma linguagem cênica nova e autêntica para esta obra.

A cenografia (​Heron Medeiros​), a iluminação (​Igor Sane​), o figurino (​Marichilene Artisevskis​) e a trilha sonora (​Dr. Morris​) têm papel fundamental na encenação de Francisco Medeiros, sendo agentes de configuração que, magicamente, expõem as diversas dimensões e profundidades que a peça aborda. O diretor acata o desafio da obra de Minyana que propõe uma estética enigmática, uma plasticidade que explora o espaço e flerta com as artes visuais. O cenário é calcado em uma caixa retangular, com uma espécie de ciclorama ao fundo e espelhamentos na frente e nas laterais. A cenografia se presta às imagens sugeridas pelo texto que passam por texturas turvas ou cristalinas, transparências ou reflexos, duplicações e nebulosidades.

Para o diretor, ​Do Amor não é uma peça para, necessariamente, ser compreendida ­ com começo, meio e fim. “Os estilos épico, dramático e lírico são combinados de forma anárquica tanto nos fatos quanto na estrutura. A encenação, portanto, precisa fazer com que esta anarquia esteja presente com todo o seu rigor”. Convidado pela atriz e produtora Amanda Banffy para dirigir o espetáculo, Francisco Medeiros confessa que foi movido pelo desafio. Após ler o texto declarou: “Não sei o que isto significa. Não entendo, por isso quero fazer”.

Ficha técnica

Espetáculo: ​Do Amor
Texto: Philippe Minyana
Tradução: Amanda Banffy
Direção: Francisco Medeiros
Elenco: Amanda Ban​ffy, Carlos Baldi​m​, Gustavo Duque e Laís Marques
Assistente de direção e preparação corporal: Fabricio Licursi
Cenografia e adereços: Heron Medeiros
Trilha Sonora: Dr Morris
Figurino: Marichilene Artisevskis
Iluminação: Igor Sane
Direção de produção e administração: Maurício Inafre
Assistência de produção: Mya Morales
Fotos: Flavio Barollo
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Realização: Cacildinha Produções
Co-realização: Banffy Produções Artísticas

Serviço

Estreia: dia 3 de setembro. Quinta­feira, às 20 horas
Oficina Cultural Oswald de Andrade (Teatro)
Rua Três Rios, 363 ­ Bom Retiro/SP. Te: (11) 3221­5558
Temporada: quintas, sextas e sábados, às 20 horas – Até 24/10
Ingressos: Grátis – Retirar 2h antes das sessões.
Duração: 80 min. Gênero: Comédia dramática anárquica. Classificação: 14 anos
Capacidade: 40 lugares. Ar Condicionado. Não possui acessibilidade.


IMAGENS






Informações à imprensa – VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2738 3209 – 99373 0181 – verbena@verbena.com.br




LogoVerbena -5K
Eliane Verbena
(11) 2738-3209 / 99373-0181

  

Comentários