Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - AUDITÓRIO DA FOLHA DE SÃO PAULO - LEITURA DE TEXTO DE SAMIR YAZBEK

LogoVerbena -5K.jpg
Leitura de texto de Samir Yazbek integra o
projeto “Brasil: o Futuro que Nunca Chega”

Samir Yazbek -foto de Juliana Fonte b.jpgAcontece no dia 23 de novembro, segunda-feira, às 20 horas, a leitura dramática do texto “A volta da Redentora”, do dramaturgo Samir Yazbek, no Auditório da Folha de São Paulo, com entrada franca. Com direção do próprio autor, o evento conta com participação de Lígia CortezEdson Montenegro e Leopoldo Pacheco.

Por meio da relação entre a Princesa Isabel, seu marido (o Conde D’Eu) e José (filho de uma escrava alforriada), a peça, em forma de parábola, propõe um mergulho na questão racial brasileira, recriando os dias que antecederam a assinatura da Lei Áurea, em 1888.

A leitura integra o projeto “Brasil: o Futuro que Nunca Chega” que consiste na montagem de dois textos teatrais do autor e diretor, inspirados em um mesmo período da história do Brasil: a passagem do Império à República. As estréias estão previstas para o primeiro semestre de 2016 (com equipes ainda em fase de definição).

O outro texto, “As boas vindas do Imperador”, cuja leitura foi realizada em setembro no Teatro do SESI Paulista, integrou a comemoração dos 135 anos da imigração libanesa no Brasil, organizada pela Associação Cultural Brasil-Líbano. Também com direção do autor, a leitura (realizada pela Companhia Teatral Arnesto nos Convidou) teve participação de Helio Cicero, Gabriela Flores, Eduardo Mossri, Henrique Zanoni e Michel Nader. No enredo, um repórter investigativo, de ascendência libanesa, narra a visita do Imperador D. Pedro II ao Líbano, em 1876, que originou a primeira grande onda imigratória de libaneses ao Brasil. Essa narrativa relaciona-se aos dias atuais, em que setores da sociedade têm manifestado xenofobia e racismo preocupantes.

Segundo Samir Yazbek, “o principal objetivo do projeto ‘Brasil: o Futuro que Nunca Chega’, ao apresentar duas obras que abordam episódios emblemáticos de nossa história, é sondar um passado que nunca passou, procurando iluminar o presente e orientar o futuro”.

Samir Yazbek 

Samir Yazbek é dramaturgo e diretor teatral. Consolidou sua formação com o diretor Antunes Filho, no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do SESC (Serviço Social do Comércio). Escreveu O Fingidor (Prêmio Shell 1999 de melhor autor), A Terra Prometida (entre os dez melhores espetáculos de 2002, segundo O Globo) e As Folhas do Cedro (Prêmio APCA 2010 de melhor autor), entre outras. Além de seu trabalho na Cia Arnesto nos Convidou, escreve artigos na imprensa, participa de festivais, ministra palestras, cursos e oficinas de dramaturgia. No exterior, fez conferências em Cádiz (Espanha) e Minnesota (EUA), e teve alguns de seus textos publicados – e encenados – não somente no Brasil, mas em Cuba, França, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Coordena o curso de pós-graduação Lato Sensu em Dramaturgia da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em São Paulo.

Serviço

Texto / leitura“A volta da Redentora”
Autor e diretor: Samir Yazbek
Elenco: Lígia Cortez, Edson Montenegro e Leopoldo Pacheco
Data: 23 de novembro. Segunda, às 20 horas
Local: Auditório da Folha de São Paulo
Alameda Barão de Limeira, 425.
Entrada franca.


Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / Deborah Zanette
(11) 2738-3209 / 9.9373-0181 - verbena@verbena.com.br


Comentários