Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Cia Quatro Ventos...

LogoVerbena -5K.jpg
Cia Aos Quatro Ventos participa de encontro
internacional de teatro comunitário na Colômbia


Aos Quatro Ventos -integrantes -foto Tatit Brandão -4bb.jpgCia Teatral Aos Quatro Ventos, grupo fundado na Zona Leste de São Paulo, em Cidade Tiradentes, pelo Instituto Pombas Urbanas, participa do XX Encontro Nacional Comunitário de Teatro Jovem que acontece entre os dias 1º e 8 de novembro, na cidade de Medellín, na Colômbia, reunindo 20 grupos de teatro da Argentina, Brasil e Cuba.

Esta é a primeira vez que a Cia se apresenta fora do Brasil, e vai representar sua comunidade com o espetáculo A Gata Ingênua, primeira montagem da companhia que já foi apresentada no Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e Centro Cultural Arte em Construção, entre outros.

A Cia Teatral Aos Quatro, ao lado dos coletivos Núcleo Teatral Filhos da Dita e Circo Teatro Palombar, fundou, no início de 2015, aCooperativa de Artistas, que efetivou a profissionalização de jovens artistas que também atuam como arte-educadores em atividades com crianças, jovens e adolescentes de Cidade Tiradentes. A participação do grupo neste encontro internacional marca um importante momento na carreira desses profissionais e abre novas possibilidades de crescimento artístico.

Os três coletivos são formados por 15 integrantes, moradores locais, com idade entre 15 aos 29 anos, que se aprimoraram nas linguagens do circo e teatro, no Centro Cultural Arte em Construção, ao longo de 10 anos de atuação do Instituto Pombas Urbanas na região. A cooperativa faz parte das ações do projeto Cooperativa de Artistas - Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, realizado pelo Instituto, desde 2014, com o patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


Encontro Nacional Comunitário de Teatro Jovem
Vídeo promocional: https://youtu.be/n65ztWzlqKo.

flyer -XX Encontro Nac. Com. Teatro Jovem -b.jpgEncontro Nacional Comunitário de Teatro Jovem, que nasceu em 1996, permite estreitar fronteiras por meio de troca de experiências e pelo diálogo com outros grupos comunitários jovens da América Latina. Favorece o contato com novas linguagens, técnicas e com a preparação psicofísica do ator, além de alimentar os laços de fraternidade. O Encontro tem sua origem em um projeto de treinamento com grupos de teatro juvenil no nordeste de Medellín, procurando, inicialmente, mostrar os trabalhos artísticos em seus próprios bairros. Hoje tem como referência, o intercâmbio comunitário entre jovens - da cidade, região, país e continente - que descobriram a possibilidade de transformar a realidade social das comunidades com a arte teatral. O compartilhamento de experiências contribui para a formação profissional e para a construção da cidadania com arte e pedagogia. Um dos pontos fortes do Encontro é a reflexão sobre essa atuação nas comunidades e sobre esse trabalho contribui para fortalecer a identidade e estimular a participação da comunidade nesses processos.




Cia. Teatral Aos Quatro Ventos

A Cia Teatral Aos Quatro Ventos foi formada, em 2010, por jovens participantes dos cursos livres de iniciação teatral, ministrados pelo Grupo Pombas Urbanas no Centro Cultural Arte em Construção. Em 2014, estreou seu espetáculo, intitulado A Gata Ingênua, sob a direção de Marcos Kaju, cujo processo de montagem teve início, em 2011, com o estudo do texto El Gato Simple, do dramaturgo cubano Fidel Galbán Ramirez. Além de atores, os jovens que integram a companhia são também artistas-educadores do Centro Cultural Arte em Construção e multiplicam sua experiência com crianças e jovens. A Gata Ingênua


A Gata Ingênua

A Gata Ingênua -CiaAosQuatroVentos -foto divulgação -bb.jpgEm uma fazenda do interior, vive um casal de velhinhos que tem como animal de estimação uma gata pra lá de preguiçosa. Mas um casal de ratos surge na casa e passa a devorar os alimentos da dispensa. Diante do terrível problema, os velhinhos ordenam que a gata capture os invasores; caso contrário, ela irá morar na rua. A gata, assustada com a situação, vê-se obrigada e caçar os roedores, mas como sempre foi preguiçosa e ingênua, nunca aprendeu a ler e escrever, portanto nem sabe o que é um rato. A partir daí, a gata ingênua se mete em grandes confusões tentando caçar os “astutos” roedores.

Ficha técnica - Texto e concepção: Cia. Teatral Aos Quatro Ventos. Direção: Marcos Kaju. Elenco: Emily Meirelles (Avó, Galinha e Rã), Luana Gonçalves (Gata Ingênua), Mattheus Adepoju (Cachorro e Avô) e Daniel Oliveira (Rato) e Taina Lua (Rata). Cenografia: Alexandre Souza. Cenário: Anderson Hope. Figurino: Ariana Viana. Direção musical: Juca Grajaú. Compositor: Samuka. Técnico de som:  Iris Guimarães. Produção e realização: Cia. Teatral Aos Quatro Ventos. Classificação: livre. Duração: 50 minutos.


Informações

Instituto Pombas Urbanas
Tel: (11) 2285-5962 / comunicacao@pombasurbanas.org.br

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 27383209 /  99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Comentários