Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - MEMORIAL -Drone solar ganha exposição no Memorial

Drone solar ganha exposição no Memorial

 (Avião não tripulado ficará por três dias no Salão de Atos, ao lado do Painel Tiradentes, de Portinari)


Os resultados da inédita pesquisa de dados atmosféricos  que o avião não tripulado  Atlantik Solar realizou no último dia 22 sobre a Floresta Amazônica serão anunciados publicamente, uma semana depois, no dia 28 de outubro, quarta-feira, às 18h30, na Biblioteca Latino-Americana. Quando os pesquisadores envolvidos do Atlantik Solar participam da conferência “As novas tendências em energia solar: aplicações e benefícios para o Brasil”. No mesmo dia abre exposição do avião Solar no Salão de Atos que o Consulado Geral da Suiça promove no Memorial da América Latina.

O drone, com envergadura de 5,65m e 6,9 kg, será montado dentro do Salão de Atos, ao lado do Painel Tiradentes, de Portinari, e as esculturas de Poty e Caribé. A exposição será aberta ao público no dia 28, no Salão de Atos.

Na Amazônia, o avião – desenvolvido na Universidade ETH, da Suiça - vai levantar, por meio de sensores, informações atmosféricas - ventos, umidade, temperatura e radiação - em trechos da floresta nunca antes estudados. O voo do Atlantik Solar foi autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Cindacta IV de Manaus (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo).
“Esse tipo de aeronave pode oferecer informações mais precisas e com maior qualidade do que as geradas pelos satélites, de forma mais rápida e mais barata, tornando-se uma boa opção para aprimorar o monitoramento em áreas de médio porte”, diz Philipp Oettershagen, doutorando do ETH Zurique e responsável pela aeronave.
O voo na floresta, entre Belém e Caxiuanã, no Pará, foi acompanhadodurar cerca de sete horas e será inteiramente acompanhado de barco pelos cientistas e por alguns dos parceiros locais do projeto. As autorizações foram solicitadas pelo Censipam, que é um dos parceiros locais essenciais para execução do projeto, ao lado do Instituto Emilio Goeldi, a Universidade Federal do Pará, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Secretarias do Estado do Pará.
O voo marca o fortalecimento de parcerias científicas e de inovação tecnológica entre Brasil e Suíça, por meio de novas colaborações e parcerias entre pesquisadores. "A Suíça não está vindo, está voltando a fazer ciência na Amazônia, depois de pouco mais de um século", diz Mayra Castro, diretora da Swissnex Brazil em São Paulo, referindo-se ao zoólogo suíço Emílio Goeldi (1859-1917), que chegou ao Pará em 1894 para estudar o bioma local e acabou dando nome ao Museu Paraense Emílio Goeldi.

Assessoria de Imprensa/Memorial da América Latina
Marília Balbi, Diego Souza Carlos – 11 3823 4644/4772

Informações sobre o projeto Atlantik Solar:
Stephanie Tauber Gomez
Stephanie@swissnexbrazil.org – (21) 3806 2140

Comentários