Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - GILVAN BARRETO - COSTURAS DE MORTE E VIDA


Gilvan Barreto Suturas



ARTE
Costuras de morte e vida
“Suturas”, nova exposição de Gilvan Barreto, estreia na quarta (28/10) na Casa de Cultura Laura Alvim; mostra tem curadoria de Eder Chiodetto e foi realizada pelo projeto Ponte Aérea, parceria entre o Estúdio Madalena e a Secretaria de Estado da Cultura

Fechar feridas, costurar emendas. Em “Suturas”, exposição que entra em cartaz na quarta-feira (28/10) na Casa de Cultura Laura Alvim (av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro), Gilvan Barreto apresenta trabalhos que abordam os ciclos da vida e da morte.
                                                                                                                   
A mostra é realizada no contexto do projeto Ponte Aérea, do Estúdio Madalena, tem curadoria de Eder Chiodetto e foi produzida pela Jaraguá Produções com incentivo do Funcultura. A nova exposição de Gilvan Barreto reforça nossa intenção de criar pontes. Queremos fazer a fotografia circular”, diz Iatã Cannabrava, realizador do Ponte Aérea.

“Suturas” traz 25 obras concebidas nos últimos quatro anos, entre fotografias, fotocolagens e desenhos que sugerem rupturas e tentativas de reconstrução. Corpos, imagens e memórias remontados, reunidos por costuras manuais. “Há uma linha vermelha que, simbolicamente, busca a cura. São fotografias e colagens que simbolizam um procedimento cirúrgico bruto. Uma anatomia irregular, assimétrica, possível”, explica Barreto. Um vídeo e uma escultura fincada na parede, no formato de chumbo de pesca gigante, completam a mostra.

De acordo com o curador Eder Chiodetto, as obras compõem uma constelação que tem como centro a fissura, o prenúncio da dor e a aceitação da falibilidade humana. Estão presentes elementos como a afirmação da afetividade, a poética da vulnerabilidade e o indivíduo como soma de seus antecedentes. “As imagens orbitam tais questões e, ao mesmo tempo, universalizam o que surge como história pessoal por meio de uma estética arrojada, visceral, por vezes violenta”, observa.

Sobre  o artista
Gilvan Barreto é pernambucano e mora no Rio há dez anos. Seu trabalho foca em questões políticas, sociais e na relação do homem com a natureza. Sua fotografia é influenciada pelo cinema e literatura. Em 2014, venceu o Prêmio Brasil de Fotografia, Prêmio Marc Ferrez (Funarte), Prêmio Conrado Wessel de Arte e fez parte do Rumos Itaú Cultural com o projeto Orquestra Brasileira de Fotografia. Tem três livros publicados: Sobremarinhos (independente, 2015), O Livro do Sol (Tempo D’Imagem 2013) e Moscouzinho (Tempo D’Imagem, 2012).
IMAGEM
Gilvan Barreto Suturas

Gilvan Barreto Suturas




SERVIÇO
Suturas – exposição do artista Gilvan Barreto
Onde: Casa de Cultura Laura Alvim (av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro)
Quando: 28/10  a 20/12
Abertura: 28/10 (quarta-feira) às 19h com apresentação de Eder Chiodetto
Visitação gratuita: terça a domingo, das 13h às 21h
Informações: (21) 2332-2016

ENTREVISTAS E IMAGENS:
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa/PR
imprensagilvanbarreto@gmail.com
(11) 3805-9413 e (11) 953839717


Comentários