Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Série sobre artes visuais estreia na TV Brasil



ROSA MELO E LOURIVAL_CUQUINHA

CULTURA


Série sobre artes visuais estreia na TV Brasil
Brasil Visual vai ao ar à meia-noite do sábado (10/10) e conta com oito episódios semanais


Neste sábado (10/10), à meia-noite, estreia na TV Brasil a série de documentários Brasil Visual. São oito episódios inéditos sobre artes visuais, idealizados e dirigidos pela pernambucana Rosa Melo, da Rosa Melo Produções, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do 5º Edital de Ia Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco/Funcultura. A partir das 21h, acontecemexibições aberta ao público nos espaços Casa Caiada (rua Lincoln de Albuquerque, 110, Perdizes, São Paulo) e Lesbian Bar (rua da Santa Cruz, 84, Pátio de Santa Cruz, Recife).

Os oito episódios, de 26 minutos cada um, exploram o universo da arte contemporânea no país. A série apresenta, em linguagem acessível e dinâmica, o universo das artes visuais no Brasil e seus expoentes de diversas gerações, abrangendo suas mais variadas expressões artísticas.

Brasil Visual vai mostrar que artes visuais não é assunto chato. Os programas são descontraídos e divididos entre conversas e visitas a ateliês, entre outros ambientes onde a arte é produzida. Toda semana, um episódio inédito propõe uma nova abordagem ligada ao tema. Explorando a produção de diversas gerações e desvendando como essas gerações se comunicam, os documentários revelam diferentes formas de expressão e múltiplos modos de falar do Brasil, do mundo e do homem através da arte.

O artista performático e multimídia Rodrigo Saad, o Cabelo, é o apresentador/narrador que dá unidade à série, interagindo com os entrevistados. Além de artista visual, Cabelo é músico e DJ, lidera a nora assinada por Chelpa Ferro e vinhetas criadas pela artista Lia Letícia com colaboração de Fernando Peres.

“Uma das preocupações do Brasil Visual é quebrar o distanciamento entre o universo das artes visuais e o público em geral: entre o público e os artistas, entre o público e as obras, entre o público e os espaços expositivos”, explica a diretora e idealizadora Rosa Melo.

Alguns episódios são históricos, abordando temas fundamentais para a trajetória das artes visuais brasileiras como o movimento “Arte Correio”, peça fundamental de resistência e de burlar à ditadura militar, além dos temas que abordam “A relação homem, Arte e Meio Ambiente” e “Arte Política”, entre outros.

Os programas foram realizados em parceria com Hy Brazil Filmes e Rosa Melo Produções, e contam com a Coprodução da AC Produções Ltda. e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV BRASIL. O piloto da série foi realizado através do Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais do Ministério da Cultura.


REGIONALIZAÇÃO

Uma das marcas da série Brasil Visual é a regionalização dos conteúdos dos programas. Para isso, a produção contou com a participação direta de  equipes locais, tanto na técnica quanto na colaboração de conteúdos para os episódios. Brasil Visual vaimostrar a produção de artes visuais em todas as regiões do país, em um formato que mescla a comunicabilidade do jornalismo com formas ousadas do documental. A diretora e o apresentador da série, Rosa Melo e Cabelo, viajaram de norte a sul do país, entrevistando artistas e pensadores das artes visuais brasileira em vários Estados.

SINOPSE  DO EPISÓDIO 1: ARTE POLÍTICA
O que é arte política? Quando podemos dizer que a arte é política? Com um enfoque investigativo, essas perguntas permeiam o primeiro documentário da série Brasil Visual, que tem como diretores convidados os artistas Lourival CuquinhaLucas Bambozzi eYuri Firmeza.
Em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Entram em pauta aspectos históricos dessa produção e questões sociais, reflexões sobre  violência, identidade étnica, cidadania, território e poder.
O episódio também coloca em questão as relações entre Arte e Cultura, apontando, a partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, que a cultura trata dos consensos, das normas sociais e das regras; enquanto a arte desmancha convenções e nos lança em terrenos desconhecidos. Assim, quando pensamos sobre Arte Política, falamos de uma arte que traz indagações sobre o mundo e sobre alguns dos principais temas da nossa sociedade.

CRONOGRAMA DE EXIBIÇÃO
A estreia da série Brasil Visual vai ao ar pela TV Brasil todo sábado, a partir de 10/10, sempre à meia-noite.

Episódio 1 – Arte Política: 10/10 – 0h
Episódio 2 – Arte Correio: 17/10 – 0h
Episódio 3 – Homem, Arte e Meio Ambiente: 24/10 – 0h
Episódio 4 – Performance: 31/10 – 0h
Episódio 5 – Intervenção Urbana: 7/11 – 0h
Episódio 6 – Artesania na Arte Contemporânea: 14/11 – 0h
Episódio 7 – Videoarte no Brasil: 21/11 – 0h
Episódio 8 – Formas Híbridas da Videoarte: 28/11 – 0h

IMAGENS
ALTO_RETRATO_PAULO_BRUSKY

MARISA_FLORIDO



SERVIÇO

ESTREIA DA SÉRIE BRASIL VISUAL
Quando: sábado (10/10) à meia-noite pela EBC TV Brasil (do sábado para o domingo)

EXIBIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO EM SÃO PAULO
(com a presença da diretora Rosa Melo e artistas convidados)
Quando: sábado (10/10) a partir das 21h
Onde: Casa Caiada (rua Lincoln de Albuquerque, 110, Perdizes, São Paulo)

EXIBIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO NO RECIFE
(coma  a presença dos artistas Lia Letícia e Fernando Peres)
Quando: sábado (10/10) a partir das 22h
Onde: Lesbian Bar (rua da Santa Cruz, 84, Pátio de Santa Cruz, Recife)

ENTREVISTAS E IMAGENS:
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa/PR
55 11 38059413 e 55 11 953839717


Comentários