ROSA MELO E LOURIVAL_CUQUINHA |
CULTURA
Série sobre artes visuais estreia na TV Brasil
Brasil Visual vai ao ar à meia-noite do sábado (10/10) e conta com oito episódios semanais
Neste sábado (10/10), à meia-noite, estreia na TV Brasil a série de documentários Brasil Visual. São oito episódios inéditos sobre artes visuais, idealizados e dirigidos pela pernambucana Rosa Melo, da Rosa Melo Produções, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do 5º Edital de Ia Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco/Funcultura. A partir das 21h, acontecemexibições aberta ao público nos espaços Casa Caiada (rua Lincoln de Albuquerque, 110, Perdizes, São Paulo) e Lesbian Bar (rua da Santa Cruz, 84, Pátio de Santa Cruz, Recife).
Os oito episódios, de 26 minutos cada um, exploram o universo da arte contemporânea no país. A série apresenta, em linguagem acessível e dinâmica, o universo das artes visuais no Brasil e seus expoentes de diversas gerações, abrangendo suas mais variadas expressões artísticas.
Brasil Visual vai mostrar que artes visuais não é assunto chato. Os programas são descontraídos e divididos entre conversas e visitas a ateliês, entre outros ambientes onde a arte é produzida. Toda semana, um episódio inédito propõe uma nova abordagem ligada ao tema. Explorando a produção de diversas gerações e desvendando como essas gerações se comunicam, os documentários revelam diferentes formas de expressão e múltiplos modos de falar do Brasil, do mundo e do homem através da arte.
O artista performático e multimídia Rodrigo Saad, o Cabelo, é o apresentador/narrador que dá unidade à série, interagindo com os entrevistados. Além de artista visual, Cabelo é músico e DJ, lidera a nora assinada por Chelpa Ferro e vinhetas criadas pela artista Lia Letícia com colaboração de Fernando Peres.
“Uma das preocupações do Brasil Visual é quebrar o distanciamento entre o universo das artes visuais e o público em geral: entre o público e os artistas, entre o público e as obras, entre o público e os espaços expositivos”, explica a diretora e idealizadora Rosa Melo.
Alguns episódios são históricos, abordando temas fundamentais para a trajetória das artes visuais brasileiras como o movimento “Arte Correio”, peça fundamental de resistência e de burlar à ditadura militar, além dos temas que abordam “A relação homem, Arte e Meio Ambiente” e “Arte Política”, entre outros.
Os programas foram realizados em parceria com Hy Brazil Filmes e Rosa Melo Produções, e contam com a Coprodução da AC Produções Ltda. e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV BRASIL. O piloto da série foi realizado através do Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais do Ministério da Cultura.
REGIONALIZAÇÃO
Uma das marcas da série Brasil Visual é a regionalização dos conteúdos dos programas. Para isso, a produção contou com a participação direta de equipes locais, tanto na técnica quanto na colaboração de conteúdos para os episódios. Brasil Visual vaimostrar a produção de artes visuais em todas as regiões do país, em um formato que mescla a comunicabilidade do jornalismo com formas ousadas do documental. A diretora e o apresentador da série, Rosa Melo e Cabelo, viajaram de norte a sul do país, entrevistando artistas e pensadores das artes visuais brasileira em vários Estados.
SINOPSE DO EPISÓDIO 1: ARTE POLÍTICA
O que é arte política? Quando podemos dizer que a arte é política? Com um enfoque investigativo, essas perguntas permeiam o primeiro documentário da série Brasil Visual, que tem como diretores convidados os artistas Lourival Cuquinha, Lucas Bambozzi eYuri Firmeza.
Em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Entram em pauta aspectos históricos dessa produção e questões sociais, reflexões sobre violência, identidade étnica, cidadania, território e poder.
O episódio também coloca em questão as relações entre Arte e Cultura, apontando, a partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, que a cultura trata dos consensos, das normas sociais e das regras; enquanto a arte desmancha convenções e nos lança em terrenos desconhecidos. Assim, quando pensamos sobre Arte Política, falamos de uma arte que traz indagações sobre o mundo e sobre alguns dos principais temas da nossa sociedade.
CRONOGRAMA DE EXIBIÇÃO
A estreia da série Brasil Visual vai ao ar pela TV Brasil todo sábado, a partir de 10/10, sempre à meia-noite.
Episódio 1 – Arte Política: 10/10 – 0h
Episódio 2 – Arte Correio: 17/10 – 0h
Episódio 3 – Homem, Arte e Meio Ambiente: 24/10 – 0h
Episódio 4 – Performance: 31/10 – 0h
Episódio 5 – Intervenção Urbana: 7/11 – 0h
Episódio 6 – Artesania na Arte Contemporânea: 14/11 – 0h
Episódio 7 – Videoarte no Brasil: 21/11 – 0h
Episódio 8 – Formas Híbridas da Videoarte: 28/11 – 0h
IMAGENS
ALTO_RETRATO_PAULO_BRUSKY |
MARISA_FLORIDO |
SERVIÇO
ESTREIA DA SÉRIE BRASIL VISUAL
Quando: sábado (10/10) à meia-noite pela EBC TV Brasil (do sábado para o domingo)
EXIBIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO EM SÃO PAULO
(com a presença da diretora Rosa Melo e artistas convidados)
Quando: sábado (10/10) a partir das 21h
Onde: Casa Caiada (rua Lincoln de Albuquerque, 110, Perdizes, São Paulo)
EXIBIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO NO RECIFE
(coma a presença dos artistas Lia Letícia e Fernando Peres)
Quando: sábado (10/10) a partir das 22h
Onde: Lesbian Bar (rua da Santa Cruz, 84, Pátio de Santa Cruz, Recife)
ENTREVISTAS E IMAGENS:
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa/PR
55 11 38059413 e 55 11 953839717
Comentários
Postar um comentário