Pular para o conteúdo principal

MAC USP - OGUATÁ PORÃ - BRUNO SCHULTZE


Oguatá Porã
Bruno Schultze

Como parte de uma política de difusão cultural que busca apresentar ao público a diversidade de iniciativas no campo das artes visuais, o Museu de Arte Contemporânea da USP instituiu o Centro de Apoio Pedagógico, um espaço para a extroversão da produção dos ateliês educativos do Museu, dissertações e teses de poéticas visuais desenvolvidas na USP. Entre 13 de novembro e 2 de dezembro o espaço apresenta a exposição Oguatá Porã, resultado da pesquisa de mestrado de Bruno Schultze sob orientação do Prof. Dr. Mario Celso Ramiro, da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP).

As fotografias de Bruno Schultze interpretam poeticamente a cosmologia dos índios Guarani. O nome da exposição - Caminhada Perfeita - remete a um caminhar de acordo com as influências que regem a existência desse povo, uma trilha em tempo singular. Esse jeito Guarani de se relacionar com o mundo entrelaça o palpável com o invisível. Os ciclos da natureza, interação dos planos cósmicos paralelos e as sensações físicas do contato com a selva são aspectos que revelam um mundo dinâmico, permeado pelo incerto. O bruto e o sutil ao mesmo tempo. O tempo próprio dos Guaranis.

As fotografias da exposição expressam o hiato estendido ao qual estamos sujeitos quando vivemos situações em plenitude. Seja ao vislumbrar um retrato cujo olhar nos prende e dialoga conosco, seja nas fotografias de paisagem com longa exposição. "O tempo que se impõe é agente do fantástico. Oferece a vacilação entre o que é real e o que é sobrenatural, espaço para se desdobrar", diz Bruno.





Exposição                     Oguatá Porã
mestrando                    Bruno Schultze
orientador                     Prof. Dr. Mario Celso Ramiro
Período                         13 de novembro a 2 de dezembro de 2012
                                   Funcionamento  terça a e domingo das 10 às 18 horas
Local                            MAC USP Ibirapuera
                                   Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso
                                   Prédio da Bienal – entrada pela rampa lateral
                                   Estacionamento no Parque Ibirapuera com Zona Azul
Telefone                      11 5573.9932
                                   Entrada gratuita
                                   www.mac.usp.br


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
imprensa e divulgação
M
useu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 3091.3018 I 3091.1118 I smiranda@usp.br

Comentários