Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - ARTE CONTEMPORANEA - ANA LIRA





ARTE CONTEMPORÂNEA                                                                                                              

Exposição no MABEU aborda crise de representação política  A pernambucana Ana Lira criou obras de arte a partir de restos de propaganda eleitoral; mostra é vencedora do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 e abre na quarta (11/01/2017)

A partir de quarta-feira (11/01/2017), o Ministério da Cultura e a Funarte em parceria com o MABEUCCBEU trazem ao público paraense, pela primeira vez no Estado, a exposição Não-Dito, da artista pernambucana Ana Lira. Em cartaz até 24/02 no Museu de Artes Brasil-Estados Unidos (MABEUCCBEU), em Belém, a mostra reúne obras criadas a partir de restos de campanhas eleitorais coletados em centros urbanos brasileiros. Os trabalhos chegam ao Pará através do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, com a curadoria de Pablo Lafuente e produção da Proa Cultural.

Não-Dito resulta de um processo de pesquisa do projeto Voto!, no qual a artista explorou a atual crise de representação política brasileira, mapeando discursos criados por rasgos, escritos e colagens que foram deixados para trás pela população e transformados pela ação do tempo. O resultado foi materializado em 16 peças de acrílico, seis impressos em formato de santinhos eleitorais, sete cartazes, uma lona e um projeto audiovisual, além de materiais coletados nas ruas como panfletos, cartas-abertas, adesivos e cartilhas.

O conjunto discute as relações de envolvimento e transparência nos processos de representação e o desgaste dos formatos de atuação política. Assim, busca incentivar uma cultura de participação coletiva. Paralelamente à mostra, um grupo de estudos semanal, aberto ao público, vai debater os conteúdos que nortearam a pesquisa artística e propor relações com o cenário local.

“A pesquisa exposta foi realizada no nordeste, mas a discussão proposta faz sentido em qualquer região do País”, observa Ana Lira, que desde o início do mapeamento, buscou tornar o debate universal e acessível a qualquer público. Durante o período expositivo, ela pretende ainda realizar um ciclo de intervenções artísticas nas ruas de Belém. “A proposta é que a exposição seja, ao mesmo tempo, uma plataforma de pesquisa para estudantes, artistas, pesquisadores e outros grupos interessados da cidade e uma forma de continuar desenvolvendo o próprio projeto”.

A chegada da mostra ao Pará marca um novo formato de atuação do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea,  coma a fusão das regiões Norte e Nordeste como áreas de realização. “Visitei Belém e percebi a potência artística da região. A sequência do prêmio vai fomentar a participação de mais artistas baseados no Norte do País. A ida de Ana Lira ao Pará já proporciona trocas diversas com a comunidade artística local, com a equipe de mediação e com o público. Estamos felizes de promover essa articulação”, afirma o representante da Funarte Norte/Nordeste - Naldinho Freire.

IMAGENS                                                                                                                                               





   

SOBRE A ARTISTA                                                                                                                               

Ana Lira nasceu em Caruaru (PE). Vive atualmente em Recife e seus trabalhos tocam as relações de poder e as dinâmicas de comunicação no campo das narrativas visuais e das publicações independentes. Sua série Voto! foi exibida na 31ª Bienal de São Paulo em 2014.


SERVIÇO NÃO-DITO (exposição da artista Ana Lira) Quando: 11/01/17 a 24/02/17  Onde: Galeria de Arte do MABEU-CCBEU - Museu de Artes Brasil-Estados Unidos. Travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos, Belém. Abertura: quarta-feira (11/01/2017) às 19h30 Visitação gratuita: segunda a sexta das 14h às 19h e sábado das 9h às 12h Visitas de grupos e escolas: segunda a sexta, das 9h às 14h, com agendamento. Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143

ENTREVISTAS E IMAGENS  Tatiana Diniz (Assessoria de Imprensa/PR) imprensaanalira@gmail.com (11) 954469093 Lorena Saavedra (Produção Local) saavedra.cultura@gmail.com (91) 98340260
  Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Espaços Norte/Nordeste



Comentários