Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - São Paulo recebe 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação de 19 a 30 de janeiro






​​

São Paulo recebe 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação de 19 a 30 de janeiro
8º Encontro Internacional de Contato Improvisação acontece de 19 a 30 de janeiro no CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli e traz diversas atividades com artistas nacionais e internacionais. Serão doze dias de imersão com práticas já consagradas nos encontros anteriores como jams, demonstrações técnicas, fóruns, rodas de conversa e performances

Desta vez será o CEU Heliópolis, na zona Sul de São Paulo, o espaço que acolherá uma trupe de artistas para aprimoramento e reflexão desta técnica corporal. Com isso, amplia-se significativamente a abrangência da mostra, estabelecendo uma interlocução com o bairro que já traz na sua essência uma produção cultural que respeita e garante a diversidade.

Desde sua primeira edição, em 2008, o Encontro Internacional de Contato Improvisação é realizado em São Paulo pelo Núcleo Improvisação em Contato, com criação e direção artística de Ricardo Neves. Praticante de Aikido, desde 2006, Neves estudou Contato Improvisação com Tica Lemos, Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Daniel Lepkoff, Nita Little, Ray Chung, entre outros.

Para esta edição serão realizadas uma série de atividades, como as populares Jams, oficinas intensivas, assim como outras atividades que foram implementadas com êxito durante a trajetória do Encontro Internacional de Contato Improvisação como as Jams em silêncio, o estágio docente, o laboratório e o “Um pra Um”, oportunidade em que o participante poderá esclarecer dúvidas, praticar e interagir diretamente com o professor.

O Encontro já conta, nesta edição, com a participação confirmada de aproximadamente 120 adeptos dessa prática. As vagas oferecidas para os cursos do Encontro Internacional de Contato Improvisação foram preenchidas logo na abertura das inscrições e todas as atividades complementares – Jams, demonstrações técnicas, palestras e performances – apresentaram público expressivo, fato que comprova a consolidação e popularização do Contato Improvisação no Brasil e no mundo.

Serão doze dias de imersão com Nita Little, Débora Bolsanello, Autarco Arfini, Sofia Giliberti e Christiana Cavalcanti. Demonstração técnica de Aikido com a Sensei Lila Serzedello e a Sensei Isabel Tica Lemos.

AS JAMS DO ENCONTRO DE SÃO PAULO SERÃO ABERTAS, MESMO PARA OS NÃO INSCRITOS.

Neste sentido, a criação deste intercâmbio artístico se apresenta como um núcleo facilitador de ações para a manutenção da pesquisa e do aprendizado do Contato Improvisação, consolidando assim a ideia de difusão desta prática, tendo a presença dos profissionais mais renomados atualmente dentro e fora do Brasil.

O Núcleo Improvisação em Contato, na qual Ricardo Neves integra como diretor e intérprete, foi contemplado pela 21ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. E, como uma das ações a serem realizadas no projeto, está o 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo.

O Contato Improvisação propõe um diálogo físico por meio da troca de peso e contato que possibilita uma profunda percepção de si mesmo e do outro. A técnica, muito difundida no Brasil pelo Estúdio Nova Dança de São Paulo (espaço de práticas corporais extinto em 2006) e pela mestra Isabel Tica Lemos, percursora do Contato Improvisação no Brasil, sempre recebeu uma atenção especial de Ricardo Neves, ator, bailarino, performer, que desde 1997 vem sendo um dos maiores divulgadores desta técnica corporal no Brasil.

Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. E dentre os principais conteúdos estudados estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, fricção, o toque e a condução, além de quedas e suspensões.

“Pretendemos com este encontro difundir a prática e o conceito do Contato Improvisação, levando em conta que essa forma de dança é um diálogo físico de uma pessoa com ela mesma, com o chão, com o(s) outro(s) num vocabulário que surge toque, peso, pressão, gravidade, inércia, momentum etc. É a aceitação do outro (que é você) e de si (que é o outro) na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um alto nível de percepção da mente corporificada. 

A fim de fortalecer a difusão da forma de dança Contato Improvisação, Ricardo Neves tem acompanhado os principais encontros voltados a esta linguagem no cenário nacional e internacional, frequentando, ministrando aulas e promovendo regularmente Jams de contato improvisação, como uma ação preparatória, o que contribui para a criação de uma rede cada vez mais abrangente de pessoas interessadas em Contato Improvisação.

“E, especialmente neste projeto, além da difusão, temos a pretensão de formar disseminadores desta prática, consolidando assim uma rede de conexão, fomentando o intercâmbio cultural, além de proporcionar o aprimoramento profissional continuado de professores e praticantes do Contato Improvisação no Brasil”, conclui Neves

IMAGENS:




SERVIÇO:
8º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo
Quando: de 19 a 30 de janeiro de 2017
Onde: CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli
Endereço: Rua Estrada das Lágrimas, 2385, São João Clímaco, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2083-2203

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Ricardo Neves
Equipe de Produção: Núcleo Improvisação em Contato (Ricardo Neves, Dresler Aguilera, Maria Glória, Marília Persoli, Felipe Cirilo, Otilia Françoso e Ricardo Silva)
Direção de Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos - Solange Borelli
Todas as atividades são gratuitas.

Apoio: Cooperativa Paulista de Dança, CEU Heliópolis e Espaço Vajra
Professores do Encontro: Nita Little (EUA), Christiana Cavalcanti (BRA), Débora Bolsanello (BRA), Autarco Arfini (ARG) e Sofia Giliberti (ITA-BRA) Professoras convidadas: Sensei Isabel Tica Lemos (BRA) e Sensei Maria Luiza Serzedello (Lila Serzedello - BRA)
Esse projeto foi contemplado pela 21ª edição do Programa Municipal de Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo.

Mais informações:



Informações para a Imprensa:
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários