1917 - Há uma gota de
sangue em cada poema
Comemorando os 100 anos do livro de poemas, 1917- Há uma gota de sangue em cada poema, do escritor Mario de Andrade, a Confraria de Elephantes estreia no dia 02 de abril uma adaptação da obra para os palcos, com dramaturgia e encenação de Janssen Balgobin.
O espetáculo protagonizado pelos atores Marjorie Gerardi e Lucas Scalco, acontece na Casa Mario de Andrade, local onde o modernista viveu.
Como autor, Mário de Andrade iniciou o seu caminho na poesia com o livro de poemas que possui versos que denunciam um forte ativismo político sendo considerado como um manifesto pacifista com grandes críticas aos horrores da Primeira Guerra Mundial. O espetáculo, por sua vez, constrói uma trama ágil, repleta de mistérios e revelações sobre a visão do homem perante o drama da primeira guerra mundial. Sem começo, meio ou fim, a narrativa da peça possibilita o encontro de Maria (mãe de Jesus) com Mephisto (filho de Lúcifer), buscando refletir a duvidosa sabedoria da verdade versus o pai universal do embuste.
Sobre a Casa Mário de Andrade
A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922. O espaço pertence à Secretaria de Cultura e é gerenciado pela organização social Poiesis. A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia e encenação: Janssen Balgobin
Assistente de direção: Victor Fernandes
Elenco: Marjorie Gerardi e Lucas Scalco
Figurinos e cenografia: Letícia Madeira e Cezar Renzi
Direção de produção: Janssen Balgobin
Produção executiva: Marcos Guti e Sabrina Lopes
Identidade visual: WJ Designer
Fotos: Ricardo Sakai
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
Realização: Confraria de Elephantes
SERVIÇO:
LOCAL: Casa Mário de Andrade, Rua Lopes Chaves 158 – Barra Funda. 60 lugares.
DATA: 02/04 até 28/04 (Domingo 20h)
INFORMAÇÕES: 3666-5803 / 3826-4085
INGRESSOS: R$ 40,00.
DURAÇÃO: 60 min
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
EQUIPE:
A Confraria de Elefantes nasceu em 2008, em Porto Alegre. Primeiramente, foi chamada de Confraria dos Ritos, criação do dramaturgo e encenador Janssen Balgobin, que dirigiu Otelo, de Shakespeare, com atuação e produção do ator Norton Nascimento, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1999. Assistido por mais de 100.000 pessoas, o espetáculo foi um marco no Teatro brasileiro. Em 2010, Janssen emplacou outro sucesso, já com a Confraria de Elefantes: o fenômeno Labirinto Kafka,inspirado nas obras de Franz Kafka, no Teatro João Caetano, que obteve um público total de mais de 50.000 pessoas e permaneceu dois anos em cartaz.
Comentários
Postar um comentário