Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

VISUAL ARTV - ​Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia apresentam "Artaud, Le Mômo" na Funarte São Paulo







​​​
Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia apresentam "Artaud, Le Mômo" na Funarte São Paulo

Elogiada pela crítica internacional, a Taanteatro Companhia volta da Europa para apresentar "Artaud, le Mômo", em temporada de 10 de março a 2 de abril de 2017, na Funarte São Paulo, Sala Renée Gumiel


O espetáculo “Artaud, le Mômo” estreou em 2016 no Teatro da Aliança Francesa para comemorar o 120º aniversário de Antonin Artaud (1896-1948).   A seguir foi apreciado em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso.

A nova temporada do espetáculo, entre 10 de março e 2 de abril de 2017, na Funarte São Paulo, dará ao público paulista a oportunidade de vivenciar a elaboração meticulosa e abusada do universo alucinatório do poeta surrealista. Inspirado em textos artaudianos selecionados – As novas revelações do ser; Verdadeira história de Artaud, o Momo; Supostos e Supliciações; A face humana; O homem árvore, entre outros – o espetáculo demonstra a atualidade da poética artaudiana diante dos conflitos sócio políticos, econômicos e culturais em tempos globais.

“Artaud, le Mômo” confronta os “mantenedores da ordem do lucro das instituições sociais e burguesas”, os agentes das guerras e todas as formas de “escravidão contemporânea” com um combate em favor da “liberdade autêntica” do ser humano criativo.

Sinopse
“Artaud, le Mômo” é um espetáculo teatrocoreográfico de Maura Baiocchi sobre a vida e obra de Antonin Artaud. A linha mestra da dramaturgia é “o problema da liberdade autêntica”. Mostra a luta do poeta francês contra a institucionalização das formas de vida e sua tentativa de conquistar um corpo soberano. ARTAUD, LE MÔMO mistura dança, voz, música e vídeoarte. A equipe de criação consiste de artistas do Brasil, Alemanha e Argentina.

“Artaud, le Mômo” é uma síntese e um processo antropofágico da coreografia desenvolvida em cARTAUDgrafia, trilogia dirigida por Wolfgang Pannek e que traduz dimensões específicas da produção artaudiana – as crises do espírito, da cultura e da linguagem – relativas ao problema da representação no Ocidente.

Na mitologia grega, Momo é uma divindade nascida de Nix, a noite. Expulso do Olimpo por criticar os outros deuses, Momo é a personificação do sarcasmo, das burlas, da zombaria e das grandes ironias.  Comparável à função do palhaço ou do bufão.

Maura Baiocchi conta com uma equipe internacional e multidisciplinar: o alemão Wolfgang Pannek, co-diretor da Taanteatro, na dramaturgia, os argentinos Onofre Roque Fraticelli e Candelaria Silvestro na criação das vídeo-animações e os brasileiros Gustavo Lemos na trilha sonora e Eduardo Alves no desenho de luz. A encenação integra o projeto Taanteatro 25 Anos e tem o suporte do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Elogiada pela crítica internacional
Florence de Merèdieu , professora de estética da Sorbonne, biógrafa e estudiosa do poeta e criador do Teatro da Crueldade Antonin Artaud considerou “sensacional” o desempenho de Maura Baiocchi em Artaud, le Mômo apresentado no Théâtre de Nesle em Paris:

“Baiocchi ultrapassa amplamente todas as interpretações dadas até agora. Ela é Artaud e além de Artaud. Sem dúvida, é a primeira vez que le Mômo é encarnado dessa forma e por uma mulher”, registrou em seu blog Journal Ethnographique.

Em sua recente e aclamada turnê pela Europa, a “grande riqueza e maturidade impressionante” da Taanteatro Companhia foram testemunhadas não somente pela autora de Eis Antonin Artaud e o público parisiense, mas também no Espaço Antonin Artaud da Chapelle Paraire, último edifício remanescente do antigo manicômio de Rodez, onde o criador do Teatro da Crueldade esteve internado durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial.

Além de Paris, Maura Baiocchi e a Taanteatro Companhia apresentaram-se em Strasbourg, Freiburg, Schwerte e Berlin.
 





SERVIÇO:
ARTAUD, LE MÔMO
Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia
Apresentações de 10 de março a 2 de abril de 2017
Sextas e sábados, às 19h, domingos, às 18h
Na Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (próximo ao Metro Marechal Deodoro)
Ingressos:  R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
Duração: 90 minutos
Recomendação: 12 anos
Capacidade: 50 lugares
Tel.: (11) 3662-5177

FICHA TÉCNICA
Direção, teatrocoreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi
Dramaturgia e cenário: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi
Trilha sonora: Gustavo Lemos
Desenho de luz: Eduardo Alves
Videos: Onofre Roque Fraticelli, Candelaria Silvestro, Paula Alves, Bruna de Araujo
Produção: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes

Informações para a Imprensa – Taanteatro Companhia:
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários