Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Mostra coletiva “Partir do Erro” reúne obras de nove artistas na Galeria Pilar


“Partir do Erro”
Curadoria de Marta Ramos-Yzquierdo
Abertura: 14 de outubro de 2014, às 19h.
Galeria Pilar


Montez Magno, Da série “Um Lance de Dados”, 1973, fotografia, 17 x 23 cm
Mostra coletiva “Partir do Erro” reúne obras de nove artistas na Galeria Pilar

A Galeria Pilar tem o prazer de apresentar a coletiva “Partir do Erro”, que ocorre entre 14 de outubro  de 2014, às 19h, a 22 de novembro de 2014. A exposição, sob curadoria da espanhola Marta Ramos-Yzquierdo, reúne obras dos artistas Bruno Moreschi, Chico Togni, Cristina Garrido (Espanha), Fábio Tremonte, Montez Mangno, Pontogor, Rafael Munárriz (Espanha), Ricardo Alcaide (Venezuela) e Victor Leguy.
A mostra “Partir do Erro” propõe um exercício de reflexão sobre o significado do conceito de falha e seu rol nos processos criativos e atitude ante a realidade. O errado é o que nos ensinam que não pode ser feito. Existe, portanto, em nossa educação um limite, uma série de regras a serem respeitadas e que marca o lugar do certo, do civilizado.
Mas o que acontece quando se transgride esse marco?
E se o marco está em si mesmo errado e só indo além, existe uma possibilidade do certo? Existe um absoluto que une realmente a dualidade certo/errado, positivo/negativo que negaria a soma de subjetividade e diferenças?
A mostra está ligada à pesquisa em desenvolvimento realizada por Marta Ramos-Yzquierdo sobre as condições laborais do artista contemporâneo, na qual inexoravelmente tratam de possíveis definições do trabalho e processos artísticos. Juntos, artistas convidados e a curadora pensam nos seus procedimentos e nos diferentes erros, jeitos de se equivocar e possibilidades além das falhas que surgem.
A exposição inicia-se com varias obras do pernambucano Montez Magno, pinturas e fotografia dos anos 1972, 1973 e 2009, que questionam a validez da lógica cartesiana no instante em que reconhecemos a existência do subjetivo e do acaso. Esse abatimento da representação do mundo prefixado (nesse caso, cartas celestes e mapas do horizontes) abre espaço para novas propostas no pensar, analisar e fazer dos outros trabalhos.  A exposição se articula conceitualmente a partir de dois pontos, que muitas vezes se atravessam: a existência de sistemas errados, porém assumidos como certos ou válidos (políticos, econômicos, sociais); e o erro como lugar no processo criativo, entre o acaso e a decisão de mudança, que permite ir além de qualquer sistema a abrir novos campos de pesquisa e concretização. Assim, se cogita e se propõe a pergunta que vislumbra o erro como uma qualidade do pensamento e de ações positivas e necessárias, e não como elemento de controle e repressão.

____________
SERVIÇO:
“Partir do Erro”
Abertura: 14 de outubro de 2014, às 19h
Período expositivo: 15/10 a 22/11/14
-
Curadoria: Marta Ramos-Yzquierdo
Artistas: Bruno Moreschi, Chico Togni, Cristina Garrido (Espanha), Fábio Tremonte, Montez Mangno, Pontogor, Rafael Munárriz (Espanha), Ricardo Alcaide (Venezuela) e Victor Leguy.
-
Entrada e classificação Livre
____________
GALERIA PILAR
Santa Cecília: r. Barão de Tatuí, 389, tel. (11) 3661-7119.
Ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h. www.galeriapilar.com

Comentários