Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - SALA DO OLHAR- ANDRÉ GOMES - PINTURAS

 
 
 
 
“André Gomes - Pinturas”
Período expositivo: 07/10 a 08/11/14
Sala do Olhar
 


"Octopussy", 2013, óleo sobre tela (100 x 150 cm)
André Gomes apresenta pinturas que remetem as inquietações do ser humano na Sala do Olhar

A Sala do Olhar tem o prazer de apresentar, a partir de 06 de outubro de 2014, às 19h, uma série de pinturas do artista paulista André Gomes. Desde 2005, sem uma individual na cidade (a última foi realizada na Galeria Thomas Cohn), André exibe cerca de 20 trabalhos inéditos, que remetem as inquietações, psicopatias e distorções do ser humano.
Através de pinceladas densas e uma paleta de cores que se resume ao preto e branco, as pinturas de André investem contra os clichês expressivos em uma técnica que faz um efeito difusor, como se a imagem tivesse sido captada em movimento. Proposital, o efeito quase abstrato, confere às suas pinturas uma aura sobrenatural, onde personagens mitológicos e fantasmagóricos traduzem as inquietações da sociedade e assumem papéis em atividades cotidianas, que mais parecem algum tipo de ritual. Uma simples fila ou a espera no banco do metrô deixam ser acontecimentos banais. Figuras bizarras representam contrastes de personalidade, situações sexuais e violentas simbolizam a natureza humana e sua tendência intrínseca de fazer algo fora dos padrões.
Personalidades que de alguma maneira se relacionam aos temas explorados pelo artista são homenagenados em suas pinturas, como os músicos Tom Waits e Robert Johnson,  o crítico William Burroughs, o pintor Francis Bacon e o ator Robert Deniro.
Ao adentrar em territórios temáticos questionadores, André proporciona ao espectador infinitas descobertas embutidas pela riqueza de detalhes, por elementos sutis e supressões intencionais. Uma vez em frente às pinturas o espectador passa a ser muito mais que um voyeur e assume lugar como participante da cena, uma característica fortalecida pelo clima envolvente, pela disposição dos personagens e pela construção de uma tensão dramática.
__________
SERVIÇO:
"André Gomes - Pinturas"
Abertura: 06 de outubro de 2014, às 19h
Período expositivo: 07/10 a 08/11/14
__________
Sala do Olhar
Pinheiros: r. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 655. Tel. (11) 98075-0077.
Ter. a sex., 13h30/17h30. Sáb. 11h/16h. saladoolhar@gmail.com.br

 
 
 
 

Comentários