Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - PROGRAMAÇÃO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - NOVEMBRO

​PROGRAMAÇÃO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
NOVEMBRO
MÚSICA
Shows na Praça - GRÁTIS
Tímpano Latino
Folk urbano, grupos étnicos e rock latino
Dia 1 – 19h
Com Chinoy, Qowasi, Angelo Escolar e Francisco, El Hombre.
Entrada Gratuita pelos portões 1, 2 5.
Chorinho no Memorial
Dia 1 - 18h
Coletivo Roda Gigante
A valorização da percussão alcança uma interação envolvente entre o choro e o samba. A batida de violino, piano, violão, cavaquinho e o bandolim possibilitam experimentações dos ritmos afro-brasileiros.
Dia 8 – 18h
Chorando as Pitangas
O show passeia por um repertório variado de choros, valsas e maxixes, e um toque de samba de gafieira. No comando da apresentação, Vitor Lopez na companhia da gaita e a simpatia de Gian Correa.
Dia 15 – 18h
Canarinho Chorão
Com clássicos do chorinho de Altamiro Carrilho, Patápio Silva, Antonio Callado e Pixinguinha, além de músicas autorais do flautista Bira Araújo. No chorinho regional: violão 7 cordas, violão 6 cordas, cavaquinho, flauta e pandeiro.
CULTURA GERAL
Flink Sampa 2014 - GRÁTIS
22 a 25 de novembro
A Festa da Literatura, Conhecimento e Cultura Negra chega à sua segunda edição com intensa programação que envolve as mais diversas atividades de manifestação cultural - teatro, cinema, shows, esportes (Festival de Basquete de Rua e tradicionais Rodas de Capoeira) ea moda. O ponto mais alto é a homenagem ao centenário de Carolina Maria de Jesus, uma escritora negra brasileira, ícone da nossa Literatura. O seu livro Quarto de Despejo foi traduzido em 13 idiomas. Lançado em 1960, vendeu mais de 80 mil cópias.  A vida e a obra de Carolina Maria de Jesus será revisitada em livros, poesias, filmes, teatro e debates literários.
A programação completa do Flink Sampa pode ser acessada aqui: http://www.flinksampa.com.br/images/programacao-geral-flink.pdf. A abertura oficial será no Salão de Atos Tiradentes do Memorial da América Latina, às 9h, com apresentação do Coral da Universidade Zumbi dos Palmares. As atividades nos vários espaços do Memorial, nos dias 22 e 23, serão abertas ao público em geral, com entrada pelos portões 1, 2 e 5.
Dia 22, sábado
Literatura &Debate - Biblioteca do Memorial
14h – A Literatura e o Áudio Visual - Adaptação de Conteúdo Literário de Carolina Maria de Jesus, com Audálio Dantas, Vera Eunice e Elzira Divina Perpétua         
15h30 – África e Brasil: A Literatura como Missão e Diálogo, com a angolana Isabel Ferreira, Paulina Chiziani do Moçambique e Vera Duarte Pina do Cabo Verde.  
17h – O Golpe de 64 e a história brasileira em quadrinhos com jornalista e o historiador Oscar Pilagallo, e o desenhista Rafael Campos Rocha e a Editora Três Estrelas.
18h – História social da culinária brasileira com o sociólogo Carlos Alberto Dória, da Folha de S. Paulo e a Editora Três Estrelas
Lançamento de livros
Biblioteca Latino-Americana
11h às 17h30 - “O Leito do Silêncio”, de Isabel Ferreira e “Desejos Aminata”, de Lopito Feijoó, autores angolanos. O espaço terá oficinas e tarde de autógrafos com os escritores Joel Rufino dos Santos, Elzira Divina Perpétua, Renato Meireles, Cristiane Sobral, Maria Gal e Renato Nogueira.
Shows na Praça
10h às 13h – R Roda de Capoeira com participação dos alunos do Sesi    
12h – Os Prettos                   
13h – Peça Teatral "O Resgate dos Saltimbancos", do projeto social "Crianças de Porcelana"
18h – Max BO e convidados em Batalha de MCs. Participação especial do Billy Saga (parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência)                
19h – Leci Brandão (Biblioteca do Memorial)        
Espaço Kids –(embaixo das árvores)
10h às 20h – Brinquedo infantil - Cama Elástica                            
12h às 14h – Árvore Símbolo Baobá - Oficinas infantis Reciclagem         
14h às 16h – Contação de Histórias com Vera Linda no ateliê da Galeria Marta Traba
Dia 23, domingo
Espetáculos – Praça do Memorial
12h – Coral Zumbi dos Palmares apresenta "Encanta"        
13h – Espetáculo "Semiótica da Dança - A história do negro impressa em nossa pele" integra o projeto social "MoveMentes"                                              
14h –Show de Hip hop - MCs Sharylaine, Vanessa Gonzaga e Soffia                  
14h30 – Entrega do prêmio do concurso de literatura
15h30 – Espetáculo "Salve Ela, Carolina!” Companhia Alternativa de Teatro mostra a dor e a poesia da personagem ex-catadora de papel
18h – Espetáculo de dança
18h às 20h – Jair Oliveira, cantor e compositor.
Teatro Infantil
13h - A peça infantil “O Resgate dos Saltimbancos” faz uma releitura d”Os Saltimbancos” com 55 crianças estudantes de balé clássico ao som de Chico Buarque.
17h – Palestra da ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no complexo do Memorial da América Latina (portão 10). Para garantir  participação é preciso retirar  senha no Stand da Universidade da Zumbi dos Palmares, na Flink Sampa, na Praça do Memorial..

ENTRETENIMENTO


Circo Zanni – Curta Temporada
8 a 16 de novembro | Sábados, 17h e 20h30 | Domingos, 17h e 19h30
R$ 40 e meia (Semana Ticket)
Em comemoração aos 10 anos de existência, o Circo Zanni resgata números de sucesso inspirados na cultura cigana, malabarismos e acrobacias, além números novos para mostrar a importância da relação do artista no picadeiro e o público. Mais informações: 11 991889208 – produção@circozanni.com
Música & Literatura
Sapiranga ConVida: Marlui Miranda - GRÁTIS
Biblioteca Latino-Americana - 13 de novembro, quinta-feira, 19h30
A convidada do mês de  "Sapiranga ConVida"  é  Marlui Miranda,  compositora, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira.
Cordel no Memorial - Causos & Cantigas - GRÁTIS
Biblioteca Latino-Americana - 17 de novembro, segunda-feira, 19h30
O cordel no universo da poesia rimada e metrificada nos cantos, folguedos e emboladas dos artistas populares. Palestra do alagoano João Gomes de Sá, professor, autor e xilógrafo. 
Exposição de Ônibus e Caminhões Antigos - GRÁTIS
Praça do Memorial. De 7 a 9 de novembro. Sexta a domingo, das 9h às 18h
Expo Viver, Ver e Rever, a Evolução
A 11º Exposição de Ônibus e Caminhões antigos “Viver, Ver e Reviver” recebe 36 caminhões, 32 ônibus, de colecionadores; rádio Vitrola com músicas dos anos 60, 70 e 80, além de barracas de comida. Para adultos e crianças,uma viagem ao passado, além de divertir a família.




LAZER CULTURAL
VIII Encontro Paulista de Hip Hop - GRÁTIS
29 de novembro, sábado
Praça do Memorial
12h às 18h – Exposição de Carros e Bicicletas
Salão de Atos Tiradentes
12h30 – DJ Bidu [resistência]
13h15 – Marcello Gugu e DJ Diamante
13h30 às 14h – Cia Eclipse – Campinas
14h às 16h – Bate Papo: Entre os Dois Lados do Riacho. O que Acho?
12h às 18h30 – Grafitando no Encontro
Muros dos Encontros: Anarkia(RJ), Caju (São Bernardo do Campo), Gil (Boituva), Leto (Santos), Tico Finkenauer (Taboão da Serra)
Biblioteca Latino-Americana
Exposição de fotos – VIII anos de Encontro Paulista de Hip Hop
 Exposição de Boom Box do Projeto Circuito de Arte Urbana - Jacareí (SP)
Literatura
Estante Independente convida: Biqueira Cultural (SP)
13h às 13h30 - Hora do Conto – “Deixa a Nêga em Paz” de Valquíria Rosa
15h30 às 16h30 – Oficina de Breaking para crianças – Bispo SB
Palco na Praça
Inscrições: 1 hora antes
16h às 18h – Batalha de Break/ Batalha de MC
19h às 22h – Zaika dos Santos (MG), Zé Brown (PE), Tássia Reis (SP), Renegado (MG), Karol de Souza (PR), Rapadura Xique-Chico (CE), Rashid (SP)
ARTES PLÁSTICAS/EXPOSIÇÕES
GALERIA MARTA TRABA – GRÁTIS
Até 9 de novembro, terça a domingo, das 9h às 18h
Instagranny: Retratos do Afeto
integra a Jornada da Longevidade 2014 - o projeto de curadoria fotográfica celebra o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1° de outubro.
Fotógrafos convidados: Bob Wolfenson, Rômulo Fialdini, Caio Reisewitz,  Sofia Boito, Fernando Lousa, Flávia Junqueira, Julio Kohl, Nino Cais, Paulo D’Alessandro e Ricardo Van Steen.

De 13 a 25 de novembro. Terça a domingo, das 9h às 18h
Exposição "Centenário Carolina Maria de Jesus”
Mostra de livros raros, manuscritos e fotos de Carolina Maria de Jesus. Com intervenções do ator Wilson Rabelo. Casa Carolina: uma réplica da casa da eescritora Carolina Maria de Jesus, com exibição de filmes selecionados pelo Instituto Afroeducação.
Até 9 de novembro. Terça a domingo, das 9h às 18h                                  “Caleidos”
Obras refletem a questão: “O que é patrimônio para você?”, com workshop realizado com a artista Sissy Eiko. 

De 11 a 30 de novembro. Terça a domingo, das 9h às 18h
Exposição de Gabinete Intervenção “Franchini”
Obras do artista português Franchini Antonio, residente do mês da galeria
OFICINAS/ATELIÊ
Informações e inscrições: 3823.4671/4705
Ateliê de Encadernação e Cartonagem – Segunda, 10h às 16h, com Sonia SallesAteliê Experimental de Gravura – Terça, 10h às 16h, com José Guyer SallesAteliê Interações Gráficas – Quinta-feira, 11h às 16h, com Nori FigueiredoAteliê de Aquarela – Quinta, 9h30 às 12h30, com Altina Felício
BIBLIOTECA LATINO-AMERICANA – GRÁTIS
De 3 a 14 de novembro de 2014
Exposição Multimídia “História do Plástico”
Mostra os usos modernos do plástico, com destaque para as embalagens, filmes e aplicativos paratablets. Conta a história da descoberta, evolução e uso desse material no dia-a-dia. Parceria com a Editora Horizonte e curadoria de Peter Milko.

 CURSOS & PALESTRAS

Biblioteca Latino-Americana


5 de novembro, quarta-feira, 8h30

Aula de Encerramento do Curso de Extensão Universitária da Cátedra Unesco/Memorial da América Latina, com a Mesa Redonda Questões para uma ‘esquerda democrática’ na América Latina: processos, cultura política, diferenciações e incompletudes. Aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.


Debatedores: Vicente Palermo - UFBA/Argentina, José Álvaro Moisés – USP e Alberto Aggio - UNESP/Franca

11 de novembro, segunda-feira, das 9h às 21h
Seminário Internacional “Realidade Latino-Americana: Brasil, Colômbia e Venezuela”
O objetivo é divulgar pesquisas in loco para pesquisadores e interessados em geral e debater as contradições no cenário político, social e econômico. O seminário é realizado em parceria com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e com o IEEI (Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais / UNESP).






CINEMA

Cineclube Latino-Americano
Pavilhão da Criatividade, sábados, 18h
Taxa de manutenção: R$ 5,00/Sessão

Ciclo de Cinema Afro-latino
Dia 8, sábado
"El vuelco del Cangrejo", direção de Oscar Ruiz Navia,  Colômbia (2009). 90 min.
Dia 15, sábado
Vidas de Carolina”, direção de Jéssica Queiróz, Brasil (2014). 10 min. 
"La Playa", direção de Juan Andrés Arango Garcia, Colômbia (2014). 90 min.
Dia 22, sábado
Carolina”, direção de Jefferson De, Brasil (2003). 14 min.

"Sociedad del semaforo", direção de Rubén Mendoza, Colômbia (2010). 108 min.

Dia 23, domingo

Favela​ – A Vida na Pobreza”, direção de Christina Gottman-Elter, Alemanha (1971). 16min​.

“Baara”, direção de Soulaymane Cissé, França (1978). 93 min.

Dia 29

“Carolina”, direção de Jefferson De, Brasil (2003). 14min.

"Pelo Malo", direção de Mariana Rondón, Venezuela (2013). 93 min.


Comentários