Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - CCJ - FILOSOFIA E CINEMA

FILOSOFIA E CINEMA

Encontros acontecem nos dias 8 e 22 de outubro e são seguidos de debate com o educador Rafael Torres
"Mary and Max", de Adam Elliot, explora amizade,
autismo, alcoolismo e obesidade

Por Letícia Andrade
O Centro Cultural da Juventude (CCJ) promove o projeto “Filosofia e Cinema - Nas Suas Múltiplas Linguagens”, projeto permanente que discute filosofia a partir da exibição de longas-metragens. No mês de outubro, os encontros acontecem nos dias 8 e 22, a partir das 15h e, após exibição dos filmes, haverá um debate com o educador Rafael Torres, do Polo de Produção Cultural e Desenvolvimento Social Monte Zion.

No dia 8, são exibidos o documentário “A Carne é Fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, e o filme “Mary and Max”, de Adam Elliot. Já no dia 22, estão na programação o documentário “Terráqueos”, de Shaun Monson, e o filme “Freud, Além da Alma”, de John Huston.

Os documentários tratam da dependência humana em relação aos animais, e os impactos que essa exploração desmedida pode provocar. O filme “Mary and Max” é baseado na história real da australiana Mary Daisy Dinkle, oito anos, que sofre problemas de rejeição na escola, e ainda enfrenta uma mãe alcoólatra.  Já o filme “Freud, Além da Alma” é uma biografia do pai da psicanálise, Sigmund Freud. O debate é baseado na temática abordada nos longas-metragens, visando discutir e difundir informalmente o conhecimento filosófico, por meio de análises de diferentes temas, como ética, sociedade, religião, entre outros.

“O mais importante é construir ações no aspecto da gestão democrática entre a união com a comunidade e os órgãos públicos”, afirma Torres, a respeito do projeto, criado dentro da programação do Polo de Produção Cultural e Desenvolvimento Social Monte Zion, e concebido por meio de pesquisas e estudos desenvolvidos há mais de cinco anos. Os encontros acontecem desde maio deste ano com término previsto para dezembro. 

Serviço: Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dias 8 e 22, das 15h às 21h. Grátis.

*Confira a programação completa:

A CARNE É FRACA
(Brasil, 2004, 54 min). Dir.: Denise Gonçalves. Livre.
Documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa a fim de provocar uma reflexão sobre as consequências do consumo da carne, sejam elas ambientais, sociais ou questões que envolvem a saúde humana e direitos animais.
MARY AND MAX
(Austrália, 2009, 92 min). Dir.: Adam Elliot. +12 anos.
O filme é uma viagem que explora amizade, autismo, alcoolismo, obesidade, diferenças religiosas, entre outros temas.
| Exibições seguidas. Dia 8, das 15h às 21h

TERRÁQUEOS
(Earthlings, EUA, 2005, 95 min). Dir.: Shaun Monson. Com Joaquin Phoenix e outros. Livre.
Documentário sobre a dependência da humanidade em relação aos animais para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico, e o desrespeito em relação a eles. 
FREUD-ALÉM DA ALMA
(Freud, 1962, 139 min). Dir.: John Huston. Com Montgomery Clift e outros. +16 anos.
Contrariando seus colegas, que acreditavam que histeria era fingimento, Freud começa a tratar da doença por meio da técnica de hipnose, que viria a se tornar mais tarde uma prática no tratamento psiquiátrico.
| Exibições seguidas. Dia 22, das 15h às 21h

rogerio@ccj.art.br

Comentários