A Funarte São Paulo apresenta, no dia 20 de junho, às 11h, a exposição “Estudos Superficiais”, do artista carioca Gustavo Speridião. A mostra, cujo projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 - Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo, tem curadoria Guilherme Bueno, é composta pela série homônima de fotografias e um filme, produzidos ao longo de oito anos em 18 países. Na abertura, às 11h30, ocorre lconversa aberta com artista e curador.
A série “Estudos Superficiais”, que é exibida pela primeira vez no Brasil, já foi mostrada, em parte, na prestigiosa Maison Européenne de la Photographie, em Paris, em 2013. O conjunto é composto por 94 fotografias em preto e branco e um filme digital, também em preto e branco, de 55 minutos, resultado de pesquisa teórica e de campo, que exploram situações da vida cotidiana através de um olhar espirituoso e atento a composições formais. As obras foram produzidas entre 2006 e 2013 em 18 países: Brasil, Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Polônia, Republica Tcheca, Hungria, Itália, Grécia, Turquia, Rússia, Marrocos e Egito.
As questões suscitadas pela produção de Speridião parecem bastante pertinentes em um contexto contemporâneo brasileiro e internacional em que artistas e pesquisadores frequentemente se deparam com questões que vão além do objeto artístico em si. A série possui linguagem acessível, sem os mata-burros da erudição nem os quebra-molas das citações frequentes. Por fim, a mostra representará um ponto de virada na carreira de Gustavo Speridião, que já expôs em outros estados e no e no exterior, mas essa seria sua primeira individual em uma instituição na cidade de São Paulo.
Serviço:
Exposição: “Estudos Superficiais”, de Gustavo Speridião
Curadoria de Guilherme Bueno
Abertura: 20 de junho, às 11h.
Bate-papo com artista e curador: 20/06/15, às 11h.
Período expositivo: 20/06/15 a 03/08/15
|
Comentários
Postar um comentário