Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - CCJ - Centro Cultural da Juventude Programação de Junho

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Programação de Junho
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Horário de atendimento: Internet Livre e do serviço de empréstimo da Biblioteca Jayme Cortez: de terça a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 10h às 17h45.
Brinquedoteca: de terça a domingo das 10h às 12h e das 15h às 17h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - 02721-200 - São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br

ARTE DA CAPA
A Sara Freitas gosta de artes e ciências. Frequenta o CCJ e mora perto da igreja de zinco, na Itaberaba. No dia 25 de abril estava estudando no CCJ, e quando ia embora, ouviu o "Duo de cordas: Marquinho Mendonça e Thomas Howard" tocando Meu Caro Amigo, uma de suas músicas preferidas e voltou. Ela curte o Chico Buarque por influência da avó. 
Fez o desenho durante a apresentação.

ENVIE SUA ARTE
O CCJ abre espaço para artistas em começo de carreira com o Projeto Arte da Capa. Basta se inscrever e enviar uma imagem que poderá ser utilizada na capa do Guia Mensal. Pode ser foto, desenho, graffiti, colagem, etc. Para participar, é só enviar uma arte própria, cujo tema seja um dos que iremos trabalhar no mês.
Mais informações em www.artedacapa.ccj.art.br ou pessoalmente com a equipe de comunicação do CCJ.

ESPECIAL FESTA JUNINA
ARRAIAL CCJ
Junho é o mês das Festas Juninas e o Centro Cultural da Juventude (CCJ) não poderia ficar de fora, trouxe uma programação especial para o Dia de Santo Antônio, dia 13 de junho. Os festejos contarão com o Arraial do CCJ com comidas típicas, sarau, e um  trio de forró pra fazer o povo arrasta o pé. 
Dia 13/06, sábado, das 15h às 21h. Mirante.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

TEATRO
SÁBIAS DO SERTÃO
Contemplado pelos Editais ProAC 2014 e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a peça   conta a história da dupla de música caipira Cascatinha & Inhana, formada pelo casal Francisco dos Santos             e Ana Eufrosina.
O ambiente circense é o pano de fundo para o desenrolar da história: Francisco, músico de picadeiro, se encanta por Ana, moça já comprometida. Munido de voz e violão, o conquistador convence a amada a juntar-se à trupe.
Categoria: Adulto.
A apresentação de teatro adulto deste mês será na segunda semana e não haverá teatro infantil devido a outras programações serem incluídas na grade.
Dias 13/06, sábado, 18h. Mirante
Dia 14/06, domingo, 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
TRIO MACAÍBA
O trabalho do Trio Macaíba possui canções autorais, composições próprias e interpretações de músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e também Gilberto Gil e Djavan. 
Formado no ano de 2000, na região de Sorocaba, o Trio Macaíba tem origens diversas e conta com: Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz)
Nas apresentações ao vivo muito Xote, Baião, Xaxado, Côco, Quadrilha, Rojão e Calango que prometem fazer a poeira levantar.
Dia 13/06, sábado, 20h. Mirante.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

ESPECIAL DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
8º DRAG CONTEST CCJ
Sob a curadoria de Claudinei Hidalgo, acontece a 8º Drag Contest CCJ, o concurso mais purpurinado da cidade este ano tem um pouco de tudo, roda de conversas, concurso, performance de dança e oficina de maquiagem. Com o objetivo de divulgar a cultura Drag e incentivar novos talentos para despontar na cena paulista e combater o preconceito social.
A apresentação do concurso este ano fica por conta de Dicesar, um dos maiores artistas performáticos dessa linha no Brasil, famoso por  ser empresário e por sua participação em programas na TV aberta. O show contará com um concurso que levará a vencedora a se apresentar na Blue Space, famosa casa LGBT de São Paulo.
Dia 21/06, domingo, 18h. Anfiteatro.
Não recomendado para menores de 16 anos. 300 lugares. Não é necessário retirar ingresso.

OFICINA DE MAQUIAGEM COM DICESAR
Dicesar Ferreira é apresentador, ex-BBB, cantor e ator premiado, lançou uma coleção em 2011 de maquiagens com sua assinatura, a linha: Dream Color Dicesar Collection, produtos para serem usados em diversas ocasiões, de dia e à noite. E para transformar o CCJ em uma verdadeira fábrica de divas, Dicesar promove a Oficina de Maquiagem no Centro Cultural da Juventude.
Dia 13/06, sábado,  14h.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Necessário fazer inscrição na recepção do CCJ a partir de 02/06.

RODA DE CONVERSA
A roda de conversa que celebra o Drag Contest 2015 chega recheada de temas e discussões em relação da causa LGBT, desta vez, a antropóloga Silvana Nascimento, professora do Departamento de Antropologia da USP e pesquisadora do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP), a dançarina Danna Lisboa e a participante do Drag Contest  passado e Glamour Garcia darão o tom da coversa.  
Dia 13/06, sábado, 17h. Biblioteca.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Necessário fazer inscrição na recepção do CCJ a partir de 02/06.

PERFORMANCE
NA CAMA COM SHANA
Shanawaara é uma diva queer que traz em sua performance o hibridismo dos gêneros humanos e afetivos. Em sua dança, canções, movimentos, existência, a delicadeza da masculinidade vem junto à força da feminilidade. Pêlos, bigode, maquiagem, acessórios, saia, gravata. Pés no chão.
Dia 11/06, sábado, 15h. Área de  convivência
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Não é necessário retirar ingresso.

ASSIM NASCE UMA DIVA - WORLD TOUR
O  espetáculo coloca em cena o debate sobre gêneros humanos e afetivos, de modo que Shanawaara une forma e conteúdo em sua performance, inserindo o eu lírico e personagens LGBTS por meio de  diversos estilos musicais e demais recursos áudio visuais.
Dia 13/06, sábado, 18h. Anfiteatro.
Não recomendado para memores de 14 anos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

PROCURO HOMEM MÁSCULO E FORTE
Criada pelo bailarino e cantor Lineker, em parceria com a diretora e coreógrafa Adriana Grechi, a performance de dança aborda as relações de poder que se configuram a partir de uma concepção de masculinidade hegemônica, reconhecida e legitimada socialmente. O trabalho questiona heteronormatividades, padrões, representações e consensos que são produzidos e reproduzidos por múltiplos discursos que, reiterados histórica e constantemente, dão-lhes um aparente caráter de naturalidade e/ou essencialidade.
Dia 25/06, quinta, 20h. Anfiteatro.
Não recomendado para menores de 14 anos. 45 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

TEATRO
A ALMA IMORAL
A alma imoral Adaptação, concepção cênica e interpretação: Clarice Niskier Baseado no livro “A alma imoral”, de Nilton Bonder, desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização – corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. Sozinha no palco, Clarice Niskier fica em  contato direto com a plateia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para dar início ao monólogo a atriz conta com apenas uma cadeira e um pano preto de fundo.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dias 06 e 07/06, sábado, 20h e domingo, 19h.
Não recomendado para menores de 18 anos. 80 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

AUSÊNCIAS DE MIM
Através da visão de uma menina que é brutalmente inserida em um hospital psiquiátrico, conhecemos a história de 3 mulheres que foram classificadas com quadros de loucura após cruzarem uma porta. O que é ser louco na visão de alguém que se considera normal? O que diferencia a loucura da sensatez? Como podemos julgar algo que não entendemos? "Ausências de mim" trata do universo da loucura por meio destas histórias, quebrando as barreiras do preconceito ao explorar a vida de mulheres trancafiadas em uma prisão sem barreiras, onde o caminho da liberdade é o mesmo caminho para a sanidade.
Drama com Denise Magalhães, Maria Macedo e Nina Carreira. Dir. Marino Hilário.
Esta apresentação integra projeto “Inclusão pelo Palco” eleito pela comunidade durante a primeira edição do Orçamento Participativo da Programação implantado pelo CCJ em 2015.
Dias 04, 05 e 06 e 7/06, quinta, sexta e sábado, 20h domingo, 17h. Anfiteatro.
Não recomendado para menores de 14 anos. 55 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

SÁBIAS DO SERTÃO
Contemplado pelos Editais ProAC 2014 e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a peça   conta a história da dupla de música caipira Cascatinha & Inhana, formada pelo casal Francisco dos Santos             e Ana Eufrosina.
O ambiente circense é o pano de fundo para o desenrolar da história: Francisco, músico de picadeiro, se encanta por Ana, moça já comprometida. Munido de voz e violão, o conquistador convence a amada a juntar-se à trupe.
Categoria: Adulto.
A apresentação de teatro adulto deste mês será na segunda semana e não haverá teatro infantil devido a outras programações serem incluídas na grade.
Dias 13/06, sábado, 18h. Mirante
Dia 14/06, domingo, 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

MALAZARTE EM TODA PARTE

Malazarte em Toda Parte coloca em cena uma dupla de contadores que narram e interpretam os diversos personagens na estória, cujo protagonista é Pedro Malazarte.
Na encenação estão presentes objetos e adereços que, no corpo ou nas mãos dos atores, podem caracterizar ou materializar os personagens. Retirados do seu uso cotidiano, estes objetos têm um papel poético, desdobrando-se em metáforas visuais propostas à imaginação do público.
Dia 20/06, sábado, 17h. Mirante.
Livre para todos os públicos. 45 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
5ª INDEPENDENTE - QUARTETO ÍMPAR
O Quarteto Ímpar nasceu no ano de 2013 com o encontro dos compositores Fabiano Almeida e Junior Oliveira. A partir disso, ensaio após ensaio, canção após canção, a banda percebeu-se como uma panela de ritmos na qual o baião, o jazz, o rock, o blues, o samba, o bolero e também o que não se sabe nomear também aparecem.  
Em Julho de 2014, menos de um ano após a formação, o grupo paulistano decidiu reunir algumas de suas canções e partiu para o processo de gravação em estúdio, dando origem ao álbum de estreia: Não Era Pra Ser De Amor.
Dia 18/06, quinta, 20h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

O PROJETO
O 5ª Independente, inicialmente, vai selecionar duas bandas ou artistas solos por mês, que estejam lançando seu primeiro disco ou EP. Durante a apresentação no CCJ, o grupo deverá interagir com a plateia e contar um pouco de como eles viabilizaram a gravação. O objetivo, além de dar visibilidade a bandas novas, é permitir que essa troca de informações ajude outros músicos em começo de carreira a encontrar alternativas de gravação de suas músicas.
Interessados em participar do 5ª Independente devem enviar um pequeno histórico do grupo ou artista, junto amostra de sua música (pode ser links para páginas de internet como youtube ou soundcloud) para o email 5aindependente@ccj.art.br.

OSWALDINHO E MARISA VIANA
Oswaldinho Viana e Marisa Viana cantam Elpídio dos Santos, os compositores e intérpretes apresentam o show do álbum  “Vivo Elpídio”, homenagem que mostra ao público o trabalho do músico, compositor e arranjador de São Luiz do Paraitinga, Elpídio dos Santos. Com repertório variado, a dupla traz canções inéditas do artista e destaca suas canções criadas para os filmes de  Mazzaropi.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 20/06, sábado, 20h. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. 60 minutos.

DIA DA MÚSICA - VIRADA CULTURAL

No dia 21 de junho de cada ano, em mais de 700 cidades em mais de 100 países é a realizado simultaneamente a Fête de la Musique, Dia da Música. O Brasil participará pela primeira vez esse ano com o Festival Dia da Musica que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. No CCJ, haverá um palco dedicado exclusivamente ao Funk, e a escolha das atrações ficou por conta da Revista Vice.
Dia 21/06, domingo, 12h. Arena.
Livre para todos os públicos. 240 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

DIVINE FORCE
Formado em 2009 pelos músicos Emerson Marasco e Carlos Salles, a banda Divine Force executa um White Metal com pitadas de Heavy Metal tradicional e Rock ‘n’ Roll. O Metal do Divine Force traz letras que buscam a reflexão e a conscientização de jovens por meio de um som pesado e coeso.
Formação: Marta Marasco (vocal), Emerson Marasco (guitarra e vocal) e Carlos Salles (baixo).
Dia 27/06, sábado, 18h. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

BANDA CRIOLINA
A banda que foi formada no Estado do Maranhão flerta com a  música creole, Caribe e a Jamaicana. São influenciados pela cultura do “Sound System”, Afrobeat, Merengue, Tambor de Crioula, Toadas, Rock e Ska. Esse caldeirão de misturas representam musicalmente a  Banda Criolina de Luciana Simões e Alê Muniz.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 28/06, domingo, 17h. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.


LITERATURA E POESIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
O Centro Cultural da Juventude (CCJ) acredita que a leitura é um bem de valor social que pode e deve ser disseminado de maneira democrática na transformação de cidadãos e cidadãs.  Pensando nisso, o CCJ criou o quadro “Ouvir e ler histórias”, que acontece aos sábados às 15 horas na biblioteca do espaço (Jayme Cortez).
Dias 06, 13, 20 e 27/06, sábados, 15h. Bosque da Leitura.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Cristiano Gouveia nasceu na cidade de Santo André é ator, músico, compositor e cantador de histórias. Possui pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa.
Em junho, o narrador e compositor e a musicista convidada Érica Navarro, realizarão a contação de histórias. Seu repertório inclui: Pequenas Histórias de Cantar: histórias cantadas, inspiradas em contos, causos e fábulas; Histórias Familiares: histórias e canções que falam sobre renascimento, encontros e desafios; Contos Enamorados: histórias de príncipes, princesas e muitas outras.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dias 10/06, quarta, 10h30 e 24/06, quarta, 14h. Bosque da Leitura.
Livre para todos os públicos. É só chegar.

CIDADANIA CULTURAL
HISTÓRIAS SEM FIM – MEMÓRIAS DO ESPAÇO CULTURAL JARDIM DAMASCENO
No Jardim Damasceno existe o “Espaço Cultural Jardim Damasceno”, um espaço que promove atividades artísticas e educacionais para a comunidade. Ele é mantido por representantes da comunidade que atuam voluntariamente promovendo atividades para crianças, jovens e adultos do bairro.
Para comemorar os 25 anos do espaço, o Centro Cultural da Juventude está apoiando o projeto “Histórias Sem Fim – Memórias do Espaço Cultural Jardim Damasceno”. O projeto vai unir representantes da comunidade e palhaços do coletivo “ah!gente secreto” em diversas ações para o resgate da memória do centro cultural. Vai acontecer um baile da saudade, rodas de memória, visitas de palhaços na comunidade e um grande sarau final.
E todos poderão acompanhar tudo no blog www.espacoculturaljardimdamasceno.wordpress.com.

INAUGURAÇÃO DA PISTA DO SKATE
O Centro Cultural da Juventude e a subprefeitura de Santana/Tucuruvi realizam em junho, a partir das 10h a inauguração da Praça de Skate do Lauzane Paulista (nome oficial Praça Vereador Antônio Sampaio), cruzamento da Avenida Direitos Humanos com a Avenida Ultramarino.
A inauguração contará com um campeonato de skate e atrações musicais como: Juca Dubão, Nyahbinghi Brothers, União Rasta,  além da  atração internacional de David Hubbard e Banda QG Imperial.
Dia 06/06, sábado, 10h. Praça do Skate.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS: CAVALETE ANDANTE
Cavalete Andante é uma proposta de encontro para investigação e interação com o espaço, a partir da experimentação da pintura sobre diferentes suportes: madeira, lona, espelho, tela, plástico e papelão. As vivências possibilitarão a união dos participantes em um processo colaborativo de criação artística em um diálogo com o ambiente.
Com: Jardélio Santos e Bruno Pere.
Dias 06, 11, 18 e 25/06, sábado e quintas, das 15h às 17h30. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 20 vagas. Não é necessário fazer inscrição.

TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro surgiu em julho de 2012, propõe ao público uma roda de conversa trazendo as muitas dimensões que compõem o extenso universo negro no Brasil, diáspora e África.
Em junho, abordará o tema da visibilidade negra: impactos, percepções e construções.
Com Coletivo Akina.
Dias 02, 9, 16, 23 e 30/06, terças, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. É só chegar.

Dia 02/06 | IMPACTOS DO RACISMO NO UNIVERSO INFANTIL, COM MARIA LÚCIA DA SILVA
Compreender como o racismo incide sobre aspectos emocionais e o processo de desenvolvimento de construção de identidade da criança negra; serve como ferramenta para construir ações de prevenção contra este tipo de violência. Para isso, nada melhor do que revisitar, dialogar e observar a criança que habita em nós como forma de prevenção e alteridade.
Com a psicóloga Maria Lúcia da Silva, diretora-presidenta do instituto AMMA Psique e Negritude, e com experiência em pesquisas sobre subjetividade e relações raciais.

Dia 09/06 | A CONSTRUÇÃO DA BRANQUITUDE NO BRASIL COM MAFOANE ODARA
Um dos elementos centrais na formulação da estrutura racista no Brasil seja talvez um dos temas menos discutidos por aqui: a branquitude.
Tida como um lugar de privilégios simbólicos, a branquitude está inserida na construção social e reprodução do preconceito racial e discriminação racial. Mas afinal, dentro de nossa cultura, o que significa branquitude? Quais identificações os sujeitos sociais constroem com ela? Como os valores da branquitude discriminam e hierarquizam simbolicamente nossa sociedade?
Com Mafoane Odara, psicóloga.

Dia 16/06 | CUBA E A QUESTÃO RACIAL COM MARIA IGLESIAS
Existe racismo em Cuba? Se a resposta for sim, podemos traçar algum paralelo de comparação do racismo de lá  com o daqui? A  recente história política da ilha caribenha seguiu por caminhos diferentes em relação ao Brasil, no entanto, quais impactos da revolução cubana sobre a população negra local? A história recente dos dois países se confunde? Afinal, ambos carregam a experiência da colonização europeia.
Maria Ileana Faguaga Iglesias, historiadora, etnóloga e antropóloga. Diretora do Programa de Diálogo Intercultural e Inter-religioso de CEHILA-Cuba.

Dia 23/06 | A MULHER TRANSEXUAL E NEGRA, A CRUZADA CONTRA O RACISMO E TRANSFOBIA, COM DEDIANE SOUZA
O caso de polícia ocorrido com a mulher trans Verônica, recentemente, suscitou diversos questionamentos em relação à sexualidade e o preconceito racial. As principais problemáticas e necessidades serão discutidas em um bate-papo com Dediane Souza, coordenadora do Centro de Combate à Homofobia, da Coordenação de Políticas para LGBT, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e a primeira servidora da Prefeitura a ter seu nome social reconhecido na nomeação.

Dia 30/06 | ENTRE O RACISMO E A HOMOFOBIA COM EZIO ROSA
A página da Bicha Nagô virou fenômeno nas redes sociais, se tornou uma espécie de diário onde são expostos situações cotidianas do gay negro no Brasil. O projeto visa problematizar tais situações com a intenção de empoderar o gay negro e trazer a reflexão para a questão. Estará presente no dia o criador da página, Ezio Rosa, que discutirá, entre esses, outros dilemas da afrohomossexualidade.

TERÇA AFRO ITINERANTE: AMAR: RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA, COM CLÉLIA PRESTES
No mês de abril o projeto Terça Afro fará um encontro pelos caminhos de São Paulo, dessa vez, o encontro acontecerá na Casa das Crioulas, que contará com a presença Clélia Prestes que abordará questões entre amor e resistência.
Clélia Prestes é psicóloga clínica, integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude, doutoranda e mestre em Psicologia Social (USP) e pesquisa resiliência em mulheres negras.
Clélia Prestes é psicóloga clínica, integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude, doutoranda e mestre em Psicologia Social (USP) e pesquisa resiliência em mulheres negras.
Atividade infantil com Dudu Badé.
A alimentação ficará por conta da Tapiocada.
Com Coletivo Akina.
Dia 20/06, sábado, das 14h às 18h. Casa das Crioulas.
Livre para todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição. Rua Mogeiro, 242, Perus, São Paulo - SP.

CURSOS E OFICINAS
OFICINA DE GRAFFITI
O Projeto Lixação, que desperta a comunidade para o cuidado com a limpeza e organização do espaço urbano por meio da pintura de lixeiras públicas usando a técnica do graffiti, abre inscrições para suas oficinas de formação. Os encontros acontecem aos sábados, das 14h às 18h, com conteúdo prático e teórico sobre a técnica do graffiti e suas possibilidades.
Projeto apoiado pelo Programa para a Valorização de iniciativas Culturais – VAI.
De 20/06 a 01/08, sábados, das 14h às 16h. Ateliê.
De 14 a 25 anos. Inscrições a partir de 2 de junho na recepção do CCJ.

OFICINA DE ESTUFA DE BAMBU
Em junho se comemora o dia do Meio Ambiente e o CCJ oferecerá uma oficina que abordará técnicas e práticas das artes e ofícios manuais de iniciação em bio estruturas em bambu e permacultura, com foco em sustentabilidade e desenvolvimento sócio educativo, cultural e ambiental. Em duas aulas, haverá a integração e a interação dos participantes, por meio de metodologias cooperativas e pedagógicas no processo de manutenção de horta em estufa agrícola em bambu.
Dias 23, 24/06, terça à sexta, das 14h às 17h. Horta Comunitária.
Não recomendado para menores de 12 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

OFICINA DE BOLO PERSONALIZADO COM PASTA AMERICANA
Dê um toque especial na decoração de bolos de festa. Saiba como elaborar a pasta americana e manuseá-la para a personalização do seu bolo em vários motivos: futebol, bolsas de marca, carros, batizado, casamento e muito mais.
Dia 18/06, quinta, das 15h às 17h. Cozinha Experimental.
Não recomendado para menores de 12 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

OFICINA DE DANÇA AFRICANA
A expressão do corpo na cultura do Oeste Africano é parte marcante do contexto maior que é a vida. Deste modo, ritmos, cantos e contos marcam as fases e ciclos, como: plantio, colheita, fertilidade e nascimento. É possível dentro da linguagem do corpo, compreender aspectos mais profundos dessa milenar cultura Africana.
Com Mariama Camara: bailarina, mestra de dança, e percussão Guineana. Reconhecida internacionalmente, tem participado dos Ballets mais importantes de dança e percussão africana do mundo, como o tradicional Les Ballet Africains, fundado em 1952.
A partir de 4/07, todos os sábados, 10h. Arena.
Não recomendado para menores de 14 anos. 35 vagas. 120 minutos. Necessário fazer inscrição somente na recepção do CCJ a partir de 2/06.

CÂMERA NO TROMBONE
A oficina tem como objetivo despertar a sensibilidade para a linguagem audiovisual dos documentários. Utilizando câmeras como ferramentas de expressão, propõe o uso da história oral e audiovisual como principal fonte de inspiração, estimulando a reflexão e a compreensão do passado e do presente.  
Com Christian Saghaard, cineasta, fotógrafo e produtor de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 20 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Dirigiu seis filmes de curta-metragem e um longa metragem. Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infanto-Juvenil.
Se possível, traga sua câmera de vídeo para a oficina.
Dia 19/06, sexta, 13h.
Não recomendado para menores de 10 anos. 25 vagas. 240 minutos. Necessário fazer inscrições a partir de 2/06, somente na recepção do CCJ.

CURSO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA
O Observatório da Juventude – Zona Norte em parceria com o CCJ e CDHEP – Centro de Direitos Humano e Educação Popular de Campo Limpo oferece o Curso de Justiça Restaurativa que pretende abordar algumas ideias da justiça restaurativa. O eixo principal parte do princípio de como a violência me afeta e como sou seu agente?
A reflexão visa uma mudança de postura quanto à resolução de conflito a partir de práticas punitivas.
Dia 27 e 28/06, sábado e domingo, das 08h às 18h. Ateliê.
Classificação indicativa. 25 vagas. Necessário fazer inscrição até 21/06, na recepção do CCJ e online em www.observatorio.ccj.art.br. Haverá seleção.

PROGRAMA VOCACIONAL
Teatro, Dança, Música? Qual sua preferência?
E se for  tudo junto?
Venha se envolver em uma experiência artística diferente de tudo que você já viveu até aqui.
Aulas grátis.
Inicio das aulas a partir do dia 05/05.
O Programa Vocacional é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
HORÁRIOS DAS AULAS
DANÇA
Terça, das 14h às 17h. Espaço Sarau. Com Ana.
Terças, das 18h às 21h. Espaço Sarau. Com Ana.

MÚSICA
Terças, das 14h às 17h. Estúdio. Com Ricardo.
Terças, das 17h30 às 21h30. Estúdio. Com Ricardo.

ARTES INTEGRADAS
Quarta, das 14h às 17h. Espaço Sarau. Com Mirrah.
Quarta, das 18h às 21h. Espaço Sarau. Com Mirrah.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

PIA | PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
Crianças acompanhadas de uma dupla de professores maluquinhos em montão de atividades. Imagina no que isso vai dar?
No PIÁ você vai iniciar e despertar o interesse pelas artes visuais, dança, música e teatro.
Inicio das aulas a partir do dia 05/05. Aulas gratuitas.
O PIÁ é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
As inscrições devem ser feitas na recepção do CCJ, durante o horário de funcionamento do CCJ.

Horários das aulas:
Terças, das 10h às 13h. Brinquedoteca. De 11 a 14 anos. Com Maria Júlia e Ítalo.
Terças, das 13h às 16h. Brinquedoteca. De 11 a 14 anos. Com Ítalo e Patrícia.

Quarta, das 10h às 13h. Brinquedoteca. De 5 a 7 anos. Com Patrícia e Nádia.
Quarta, das 13h às 15h. Brinquedoteca. De 8 a 10 anos. Com Nádia e Ítalo.

Quintas, das 10h às 13h. Brinquedoteca. De 8 a 10 anos. Com Maria Júlia e Ítalo.
Quintas, das 13h às 15h. Brinquedoteca. De 11 a 14 anos. Com Maria Júlia e Nádia.

Sábado, das 10h às 13h. Brinquedoteca. De 8 a 10 anos. Com Maria Julia e Patrícia.
Sábado, das 13h às 15h. Brinquedoteca. De 5 a 7 anos. Com Patrícia e Nádia.

OFICINA DE TEATRO
A oficina de teatro pretende explorar e se aprofundar nas técnicas de Teatro do Oprimido, sistematizadas pelo brasileiro Augusto Boal, utilizando destas ferramentas para o aperfeiçoamento da comunicação e de troca entre os espectadores (espectatrizes) e os transeuntes.
Dentre as técnicas que serão trabalhadas com mais detalhamento estão: Teatro-Imagem, Teatro-Fórum, Teatro-Revista/Jornal e Teatro-Invisível. A mediadora deste curso será a artista Jéssica Duran, que já executou oficinas de Teatro do Oprimido nos meses de outubro a dezembro de 2013 no CCJ.
Todas as quartas, das 19h às 21h30. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição.

CINEMA
CINE CAMPINHO DO LESTE DAS ZONAS PARA A TELA
O longa metragem “Doc. Cine Campinho - da terra à tela” foi produzido pelo coletivo Lentes Periféricas - um grupo cultural formado na periferia do distrito de Lajeado com jovens da região e de outros lugares como Jardim Brasil, Vila Ema e Jardim Jabaquara. Durante o ano de 2014, reuniram depoimentos e resgataram imagens de uma das ações culturais mais importantes que aconteceu no bairro do Jardim Bandeirantes.
Dia 14/06, domingo, 15h30. Onde?
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

OFICINE
Assistir filmes é mergulhar em novos mundos da imaginação e do conhecimento, é aprender a ler e interpretar nosso tempo, por isso, o núcleo de Multimeios em parceria com o Educativo do CCJ promovem o novo projeto “OfiCine”. Programação onde serão exibidos filmes, realizadas oficinas, debates e criações artísticas com base em obras do cinema e produções audiovisuais.
Todas as quartas é exibido o CINE JUVENTUDE com adolescentes e jovens a partir de 14 anos, e nas quintas o Cine Mirim acontece com crianças de até 13 anos. É só chegar!
Oficineiros: Daniel Mariano e Tayna Celia.
Confira os filmes de Junho:

CINE JUVENTUDE
Todas as quartas e quintas, das 15h às 18h. Foyer.
Não recomendado para menores de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição.
O Físico, 03/06
Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da "doença do lado". O garoto cresce sob os cuidados de Bader, o barbeiro local, que vende bebidas que prometem curar doenças. Ao crescer, Rob aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Ibn Sina, que coordena um hospital, algo impensável na Inglaterra.

A Invenção de Hugo Cabret, 10/06
Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um dia, ao fugir do inspetor, ele conhece Isabelle, uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

Juno, 17/06
Juno MacGuff é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker, um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa e Mark, um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira.

Labirinto do Fauno, 24/06
Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia, de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen. Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes, jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

CINE MIRIM
Todas as quintas, das 15h às 18h. Ateliê.

Detona Ralph, 04/06
Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Universidade Monstros, 11/06
Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Turbo, 18/06
Theo é um caracol de jardim, que passa o dia com outros caracóis, colhendo tomates e torcendo para não ser capturado por aves predadoras. Apesar da vida pacata, este jovem animal sonha em se tornar extremamente veloz, como o seu ídolo, o corredor campeão de Indianápolis Guy Gagné. A obsessão pela velocidade faz que com Theo seja ridicularizado pelos colegas. Um dia, no entanto, ele cai acidentalmente dentro do motor de um grande carro de corrida, e um efeito inesperado acontece em seu corpo, fazendo com que ele se torne extremamente veloz.

Oz Magico e Poderoso, 25/06
Oscar Diggs trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora, que o apresenta para a irmã Evanora. Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda, mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios, a terra de Oz.

ATIVIDADES CONTÍNUAS
ESPAÇO ABERTO DE CIRCO
Devido ao grande sucesso, o projeto Espaço Aberto de Circo está sendo ampliado em 2015, serão 6 turmas em diversos horários. As inscrições estão abertas, não perca tempo e venha aprender diversos técnicas circenses.
Há aulas para iniciantes que, com dedicação, disciplina e empenho, se divertirão aprendendo em meio aos malabares e rodopios. Para quem já tem alguma experiência, o espaço oferece oportunidade de aperfeiçoamento e ampliação de conhecimentos.
As técnicas circenses promovem o desenvolvimento das capacidades físicas, tais como força, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade. Também contribuem no aprendizado de importantes habilidades como saltar, correr, aterrissar, arremessar, rolar, agachar, pular, entre outras.
Coordenação Geral:
Emiliano Pedro, Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). É diretor artístico do Trixmix Cabaret, espetáculo que está em cartaz em São Paulo, desde 2007. Foi professor e coordenador de Acrobacia do Youth Circus Programm, na The Circus Space (Londres).
Raquel Rosmaninho, Bacharel em técnicas circenses pela The Circus Space and The Central School of Speech and Drama (Londres). Foi consultora temática de circo do programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo entre 2007 e 2009. Desde 2007, dedica-se ao projeto Trixmix Cabaret, o qual dirige e faz a curadoria.
Crianças, de 7 a 13 anos.
Turma 1 | Quartas e Sextas, das 10h às 11h30
Turma 2 | Quartas e Sextas, das 14h às 15h30

Adultos, acima de 14 anos | Técnicas Circenses
Turma 4 terças e quintas, das 14h às 17h

Adultos, acima de 14 anos | Aéreos
Turma 5 | terças e quintas, das 17h15 às 19h15
Turma 6 | terças e quintas, das 19h30 às 21h30
Turmas 3 e 4 estão temporariamente canceladas por baixa procura.
Não recomendado para menores de 7 anos. 25 vagas por turma. Inscrições na recepção do CCJ, durante o horário de atendimento do CCJ. É obrigatório na inscrição assinar o Termo de Responsabilidade para crianças e jovens menores de 18 anos. Em caso de preenchimento das turmas, haverá lista de espera. Chamadas de vagas remanescentes por ordem de inscrição, lembrando que para a permanência no curso serão observadas presença e pontualidade.

OFICINA DE CARATÊ
O projeto, que iniciou no CCJ como um agendamento de espaço, foi contratado devido ao sucesso e a grande procura pelos frequentadores.
Coordenados pelo professor Evandro Luiz de Oliveira e o instrutor, Danilo das Neves Bejas, passam a oferecer, gratuitamente, todas as terças, oficinas de Caratê no estilo Shotokan.
Além do treinamento físico, a oficina foca na disciplina proporcionada por essa arte marcial. Também serão abordados técnicas de defesa pessoal, kata (luta imaginária), kumite (a luta propriamente dita), teoria, história e fundamentos do Caratê.
Evandro Luiz de Oliveira e Danilo das Neves Bejas são integrantes da associação sem fins lucrativos Projeto Bushido Karatê Shotokan, filiada a FPKI – Federação Paulista de Karatê Interestilos.
Todas as terças e quintas, 20h30. Espaço Sarau.
Menores de 12 anos somente acompanhado dos pais ou responsáveis. 60 minutos. Não é necessário efetuar inscrição.

DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados, as aulas de dança de salão embalam as noites de quinta e as tardes de domingo, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando música, poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade se propõe a interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver, além de fortalecer hábitos saudáveis através da atividade física descontraída que é o ato de dançar.
Participe também da aula na “Casa de Cultura Salvador Ligabue”.
Todas as quintas, 19h30, Arena.
Todos os domingos, 15h30. Mirante.
Todas as quartas, 19h30. Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.
A Casa de Cultura Salvador Ligabue está localizada no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215.

OFICINA DE CAPOEIRA
A oficina de capoeira se apropria de vasto acervo cultural advindas dos povos africanos e desenvolve no CCJ elementos técnicos básicos da capoeira, exercícios físicos preparatórios e  princípios como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade e justiça. Além de oficinas de musicalidade com ritmos afro-brasileiros como o do instrumento de corda Maculelê.
Com grupo Afroartnativa sob supervisão do Grão Mestre Miguel, projeto “Capoeira Como Arte e Educação”.
Instrutores: Thiago Urso e José Cicero
Todas as quartas e sextas, das 15h às 17h. Espaço Sarau.
Todos os domingos, das 11h às 13h. Estúdio.

Livre para todos os públicos. Inscrições na recepção do CCJ.

Comentários