Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Gilvan Barreto lança livro no Espaço Cult




ARTES VISUAIS

Gilvan Barreto lança livro no Espaço Cult
Em Sobremarinhos, o mar tem suas nuances fragmentadas e reconstruídas pelo artista pernambucano; realizado entre PE e RJ, projeto é fruto do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia


Em seu “Diário de Viagem” (1978), Abert Camus compartilha sua percepção do mar durante viagem ao Brasil, em 1949: “As águas estão pouco iluminadas na superfície, mas sente-se a sua escuridão profunda. O mar é assim, e é por isso que eu o amo.”  Estabelecendo um diálogo com o denso universo de Camus, Sobremarinhos, novo livro de Gilvan Barreto será lançado no Espaço Cult, São Paulo, na quarta (29/4).

Com a publicação realizada através do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o pernambucano comemora 20 anos de trajetória. E se deixa arrastar por correntes marinhas, tecendo experimentos imagéticos que tocam tensão, caos e harmonia. Da arrebentação, Gilvan emerge assumindo uma faceta artística tocante e madura. 

Sobremarinhos finaliza a trilogia iniciada com o livro Moscouzinho, seguida de O Livro do Sol. Cada um com suas peculiaridades, têm em comum os ciclos da vida, os desejos de infiltrar cinema e literatura no fazer fotográfico”, comenta Barreto.

Em seu formato, o livro também reproduz a dinâmica das marés. Páginas podem ser suprimidas ou alternadas para que novos feitios surjam a partir de cada contato. “Cada vida tem um ritmo, um roteiro. Neste livro, a história é recontada e reordenada para que cada leitor dite seus inícios, meios e fins”, diz Gilvan. Alinhada a esta ideia de fluxo, um ação é proposta aos leitores: que passem a publicação adiante, mapeando nas redes sociais os caminhos da corrente gerada. 

Sobremarinhos é um gatilho experiencial”, afirma a curadora Cristiana Tejo. “Este trabalho me atingiu de maneira emocional, quase biográfica”, observa.

Sobre o artista

Gilvan Barreto é pernambucano e mora no Rio há nove anos. Seu trabalho foca em questões políticas, sociais e na relação do homem com a natureza. Sua fotografia é influenciada pelo cinema e literatura. Em 2014, venceu o Prêmio Brasil de Fotografia, Prêmio Marc Ferrez (Funarte), Prêmio Conrado Wessel de Arte e fez parte do Rumos Itaú Cultural com o projeto Orquestra Brasileira de Fotografia. Além de Sobremarinhos, tem mais dois livros publicados: Moscouzinho (Tempo D’Imagem, 2012), e O Livro do Sol (Tempo D’Imagem 2013). 

SERVIÇO
Lançamento do livro SOBREMARINHOS de Gilvan Barreto
Quando: quarta 27/05, às 19h30 (bate-papo com Gilvan Barreto e Ronaldo Entler)
Onde: Espaço Cult  (Rua Aspicuelta, 99, Vila Madalena)
Informações: 3032-2800

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de Imprensa / PR
55 11 953839717

imprensagilvanbarreto@gmail.com

IMAGENS



Comentários