Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Exposição ‘Por Contato’ chega ao MAR - MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO



ARTES VISUAIS

Exposição ‘Por Contato’ chega ao MAR
Projeto pioneiro conduzido por artistas pernambucanos promove a fotografia participativa para dar voz a fotógrafos surdos; mostra gratuita abre na terça 26/5

A partir de terça (26/5), o Rio é convidado a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos.  Em cartaz no MAR (Museu de Arte do Rio), a mostra reúne imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades de impacto e de diálogo com o entorno.  

O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais.

Desta forma, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas se transformam em ferramentas de diálogo. É também uma estratégia de empoderamento de grupos que frequentemente tem pouco ou nenhum acesso a meios de comunicação. O projeto é conduzido por artistas do grupo GEMA, estimula o surgimento de multiplicadores e permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.

Por Contato reúne imagens que promovem a inclusão social a partir da  valorização da diversidade, independentemente de características físicas, comunicacionais ou intelectuais. Enfatiza, desta forma, que a única diferença entre surdos e ouvintes é uma língua diferente. Além disso, busca incentivar a presença da comunidade surda no circuito de produção cultural, do qual frequentemente é excluída pelo despraparo da sociedade e das próprias instuições de cultura.

Sobre o GEMA

O GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte) é uma entidade sem fins lucrativos que conduz atividades educacionais e culturais com foco na inclusão visual. Estimula a produção, uso e leitura da imagem de forma criativa, lúdica e crítica, a fim de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É composto pelos artistas Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima.

SERVIÇO

Por Contato (exposição do Projeto FotoLibras)
Onde: MAR - Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)
Quando: 26/5 a 5/7 (bate-papo e lançamento do catálogo na terça 26/5 às 11h)
Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.
Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de imprensa/PR
Por Contato (exposição do projeto FotoLibras)
11 953839717

Comentários