ARTES VISUAIS
Exposição ‘Por Contato’ chega ao MAR
Projeto pioneiro conduzido por artistas pernambucanos promove a fotografia participativa para dar voz a fotógrafos surdos; mostra gratuita abre na terça 26/5
A partir de terça (26/5), o Rio é convidado a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos. Em cartaz no MAR (Museu de Arte do Rio), a mostra reúne imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades de impacto e de diálogo com o entorno.
O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais.
Desta forma, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas se transformam em ferramentas de diálogo. É também uma estratégia de empoderamento de grupos que frequentemente tem pouco ou nenhum acesso a meios de comunicação. O projeto é conduzido por artistas do grupo GEMA, estimula o surgimento de multiplicadores e permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.
Sobre o GEMA
SERVIÇO
Por Contato (exposição do Projeto FotoLibras)
Onde: MAR - Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)
Quando: 26/5 a 5/7 (bate-papo e lançamento do catálogo na terça 26/5 às 11h)
Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.
Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br
ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de imprensa/PR
Por Contato (exposição do projeto FotoLibras)
11 953839717
Comentários
Postar um comentário