Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Mostra ARTE DO CORREIO


VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS





CULTURA

 Arte Postal e pré-estreia de série sobre arte contemporânea

O Centro Cultural Correios recebe mostra sobre ARTE CORREIO, bate-papo com artistas e
pré-estreia da série Brasil Visual nesta quarta (27/5)

“Sua Caixa Postal é minha galeria, dizia o artista alemão Robert Rehfeldt sobre a Arte Postal. A frase atesta a democracia de uma forma de arte que se apropria de meios de intercâmbio comuns a qualquer um: a correspondência. Desbravando o movimento, nesta quarta (27/5), o Centro Cultural Correios apresenta a Mostra ARTE CORREIO. Às 19h, acontece a pré-estreia da série BRASIL VISUAL, que vai ao ar pela TV Brasil neste ano. Após a exibição do primeiro episódio, os artistas Paulo Bruscky, Falves Silva, Sanzia Pinheiro e Cabelo batem papo com o público.

ARTE CORREIO surgiu na década de 60, com cartas trocadas entre artistas plásticos no mundo todo. No Brasil, chegou em um momento de censura, quando muitos artistas acabam aderindo a ela como forma de burlar o sistema e formular redes políticas, sem deixar de lado, claro, o carinho singular existente entre amigos que costumam trocar cartas. Na América Latina, como um todo, suasprimeiras manifestações aconteceram nos anos 60 e 70.

Mostra ARTE CORREIO é realizada por Rosa Melo Produções Artísticas e Centro Cultural Correios e tem patrocínio dos Correios, do Governo Federal e do Ministério da Cultura.

Mais sobre a ARTE CORREIO

Na década de 60, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a arte postal (mail art), no Brasil, mais conhecida como ARTE CORREIO.  Consistia em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Surgiu como alternativa aos meios convencionais das exposições de arte. Para os artistas desse movimento, a internet foi uma consequência lógica. Gradativamente, novas tecnologias foram adotadas, como aerogramas (pré-selados), telegramas, telex, fax, até chegar aos e-mails.

Sobre a série BRASIL VISUAL

Série de documentários inéditos sobre o universo das artes visuais brasileiras, idealizada pela produtora e diretora Rosa Melo e desenvolvida em parceria com a HyBrazil Filmes, com a coprodução da AC Produções Ltda. e da EBC/TV BRASIL. É apresentada pelo artista performático e multimídia Rodrigo Saad, conhecido como Cabelo. São oito episódios de 26 minutos cada um, nos quais o universo da arte contemporânea no país é apresentado, sendo o primeiro sobre 

ARTE CORREIO. O projeto foi incentivado pelo Governo do Estado de Pernambuco através do Edital Audiovisual do Funcultura, pelo 5º Edital de Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco e pelo 9º Edital Rede nacional Funarte de Artes Visuais do Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Mostra ARTE CORREIO

Quando: 27/5 (quarta-feira), às 19h
(bate-papo com as artistas Paulo Bruscky, Falves Silva, Sanzia Pinheiro e Cabelo)
Endereço: Centro Cultural Correios (Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP)
Informações: (11) 3227-946

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz (Assessoria de imprensa/PR)
(11)953839717

VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS


IMAGENS




Comentários