Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - SESC SP - 21ª EDIÇÃO DO DIA DO DESAFIO OCORRE NO DIA 27 DE MAIO






COORDENADA PELO SESC SP, A 21ª EDIÇÃO DO DIA DO DESAFIO
OCORRE NO DIA 27 DE MAIO, MOBILIZANDO
MAIS DE 3 MIL CIDADES DO CONTINENTE AMERICANO

Entre 0h e 21h, quem quiser entrar no clima do desafio basta praticar qualquer
 esporte ou atividade física, individualmente ou em grupo, e registrar a participação.

O tradicional Dia do Desafio, iniciativa que tem a proposta de despertar o interesse das pessoas de todas as idades pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição saudável entre cidades, chega à sua 21ª edição no dia 27 de maio (quarta-feira).

Coordenado pelo SESC SP no continente americano desde 2000, o evento terá a participação de cerca de 3.050 cidades, de 22 países, que se enfrentarão em diversas modalidades, numa competição amigável que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da atividade física, além de fortalecer espírito comunitário e a integração social. Vale ressaltar que, em 2013, o Dia do Desafio passou a fazer parte da campanha MOVE Brasil, que tem o objetivo de aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até 2016.

O evento é aberto a toda a população e, aqui no Brasil, o Sesc e seus parceiros promovem uma série de atividades da 0h até às 21h do dia 27 de maio. A programação prevê caminhadas, passeios ciclísticos, jogos e brincadeiras, recreação para crianças, adultos e pessoas da terceira idade, demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas outras atrações, além das ações feitas em empresas (como, por exemplo, a ginástica) e as atividades praticadas nas escolas e nas academias. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC SP, afirma que “o Dia do Desafio busca incentivar, entre as comunidades envolvidas, a percepção da atividade física e do esporte colocados de forma educativa, em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos. Por outro lado, busca-se também uma mobilização da sociedade para o cuidado e melhoria dos equipamentos destinados ao esporte, das áreas verdes, áreas de lazer e outros”. Danilo Miranda complementa, ressaltando que "trata-se de uma intervenção relevante, de caráter internacional, da qual o Sesc tem muita satisfação em participar e contribuir com sua capacidade de mobilização e liderança no continente americano.”

Já Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, completa afirmando que “mostrar os benefícios da prática físico e esportiva e tentar reverter o quadro de sedentarismo do nosso continente é a missão que escolhemos. Agimos em prol dessa causa, exercendo uma força motivadora para ajudar a transformar a vida de milhões de crianças, jovens, adultos e idosos”.

Cidade x Cidade – Os confrontos entre as cidades do continente americano para a 21ª edição do Dia do Desafio foram definidos em sorteio eletrônico realizado no último dia 12 de maio, em evento de lançamento realizado no Sesc Jundiaí. Pela primeira vez o sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real, por meio do site do Dia do Desafio e do Portal Sesc. Há ainda a categoria “Auto Desafio”, em que a cidade participante tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.

Entre algumas das cidades desafiantes teremos os seguintes confrontos:

·        São Paulo (SP) X Campinas (SP)
·        Fortaleza (CE) X Belém (PA)
·        Curitiba (PR) X Manaus (AM)
·        Anápolis (GO) X Camaguey, de Cuba
·        Aracaju - SE X Azuay, do Equador
·        Florianópolis - SC X Aragua, na Venezuela

DIA DO DESAFIO - O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Sesc Campo Limpo - Dia do Desafio
PROGRAMAÇÃO - No Seu Ritmo: Colocar mais ritmo em nossas vidas, exercendo uma atividade física prazerosa.

Aula aberta: No Ritmo do Forró e Xot
Apresentação dos passos básicos do forró e xote. A dança também se caracterizae como atividade física compatível com qualquer idade, sua prática afasta o estresse e acalma as tensões do dia-a-dia, proporcionando momentos de sociabilização. Com os Professores de Dança de Salão Egle Carlos e Paulinho, profissionais especializados, graduados em Educação Física e Cursos de aperfeiçoamento em Danças.
Grátis. Não recomendado para menores de 12.
27/05. Quarta, das 19h às 20h

Vivência: Os Ritmos do Atletismo
Vivência de quatro modalidades do Atletismo, realizadas em formato de circuito. Com o objetivo de explorar as capacidades físicas velocidade, força e estimular as habilidades motoras básicas presentes no referido esporte como o saltar, correr, e arremessar e que servem de base para o aprendizado dos demais esportes. Modalidades que integrarão a proposta: salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e corrida com medição da velocidade alcançada através de um sensor que mede a velocidade do participante. Com empresa Ângulo Raso, Especializada na produção de equipamentos adaptados para a pratica do atletismo.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, das 13h30 às 17h30

Aula: Desafio Sobre Bike
Aula de ciclismo indoor voltada para iniciantes, realizada em bicicletas estacionárias, com foco em exercícios que desenvolvem a resistência física, respiratória e cardiovascular. A aula alterna ritmos de músicas contagiantes para ressaltar o dinamismo, a alegria e amotivação. Com orientação de profissional de Educação Física da empresa 13greventos.
Grátis. Não recomendado para menores de 12.
27/05. Quarta, das 14h às 18h

Vivência: Ritmo de Aventura - Slackline
Vivência que explora o equilíbrio, a coordenação motora, a velocidade de reação e a consciência corporal. Praticado em uma fita de nylon estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico. Também trabalha atributos psicológicos, como a capacidade de superar dificuldades. Com orientação da equipe Sesc.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, das 13h30 às 17h30

Vivência: Jogos do Virtual ao Real
Vivência que propõe a realização de movimentos apresentados nos jogos virtuais, que além de divertidos oferece ao participante a possibilidade de executar o gestual esportivo presente em diversas modalidades a serem jogadas como o Atletismo, corridas e esportes coletivos. Com profissionais da empresa 13Grevetnos.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, das 13h30 às 17h30

Vivência: Ritmo de Aventura-Mini Parede de Escalada
O boulder é um tipo de escalada em blocos mais baixos, nesse caso, com altura aproximada de 2 metros e com colchões para segurança. Pode ser praticado em paredes chamadas travessias, isto é, escaladas horizontais que exigem os mesmos movimentos e a mesma força das demais escaladas, desenvolvendo as habilidades em iniciantes. Com orientação da emprsa SP Hawks, especializada em projetos de monitorias, clinicas e vivências esportivas.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, das 13h30 às 17h30

Vivências: Ações Externas
Atividades como Exercícios de Alongamento no Ambiente de Trabalho, bate papo sobre a iniciação à prática de corrida e caminhada, vivência conhecendo a ginástica multifuncional e atividades recreativas serão desenvolvidas junto com parceiros da unidade, localizados na região, como  a Subprefeitura do Campo Limpo, DRE Campo Limpo - prédio da coordenadoria de projetos especiais e empresas da região. Com orientação da equipe Sesc.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, das 10h às 17h

Corrida No Seu Ritmo
Atividade de pratica de corrida - que será realizada com orientação do técnico e ex-atleta Adauto Domingues - com o propósito de unir os conhecimentos técnicos do ex-atleta, aplicados a uma aula treino para iniciantes na modalidade de corrida. Após a atividade prática, haverá um momento de bate-papo entre o técnico e o público, no qual serão abordados temas como as curiosidades de sua trajetória de vida no esporte de alto rendimento. Adauto Domingues, formado em Educação Física pela Fefisa, de Santo André, tem curso de extensão universitária em Atletismo. Integrou a seleção brasileira de atletismo nas décadas de 80 a 90; atualmente é técnico do atleta Marilson Gomes.
Grátis. Livre.
27/05. Quarta, das 18h às 19h30

SERVIÇO

Dia do Desafio
Dia 28 de maio, das 0h às 21h
A programação completa no endereço: www.diadodesafio.org.br

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700


 IMAGENS





Informações à imprensa:

Dia do Desafio
Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação
11 3806-1636 / sylvio@sylvionovelli.net

Sesc Campo Limpo
Juci Fernandes e Cristina Tobias
Tel: (11) 5510-2735 - imprensa@campolimpo.sescsp.org.br

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João pedro
Tel: (11) 2738-3209 / (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Comentários