Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - SESC CAMPO LIMPO - Relatório Programação maio/ 2015


 Serenata Literária - foto divulgação 


Relatório Programação
maio/ 2015 – emitido em 15/04 20h


EM CANTO E PROSA: Trabalho de artistas em que a narrativa dos textos é atravessada por canções afinadas com a temática do autor em questão.

Guimarães Rosa - O sertão na canção
Joana e Jean Garfunkel apresentam canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, permeadas por trechos da narração da obra. Usando essas duas linguagens de maneira conseqüente e cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo. O Sertão na Canção é uma viagem pelo sertão roseano através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural. Para uns, um convite e um estímulo para conhecer um mundo novo; para outros, a possibilidade e o privilégio de revisitá-lo. Este formato foi idealizado pela dupla com o projeto Canto Livro, de música e literatura, que consiste na apresentação de shows temáticos com principal enfoque em autores brasileiros ou de língua portuguesa, onde a narrativa dos textos é permeada por canções afinadas com a temática do autor em questão. Um projeto de sensibilização e incentivo à leitura, que visa atender a amantes da literatura, estudantes, educadores e leitores em geral.
Livre. Grátis.
15/05. Sexta, às 19h30.

VIRADO NO CORDEL: Programação especial pautada na cultura de cordel, que envolve literatura, xilogravura, gastronomia e a arte do repente.

Intervenção - Pé de Cordel
Instalação em que livretos de Cordel ficam disponíveis em galhos de árvores. Um personagem interpreta as histórias dos livrinhos, conta o que é Literatura de Cordel e porque privilegia a oralidade, convidando as pessoas a consultem os livrinhos e a lê-los ali mesmo.
Livre. Grátis.
16 a 31/05. Sábados, das 16h às 20h. Domingos, das 14h às 18h

Espetáculo: Serenata Literária
Para homenagear nossos tantos imigrantes nordestinos, as Marias tiram de suas malas músicas, poemas e contos que falam de saudades, memórias e recomeços. Poemas de Patativa do Assaré, Cora Coralina e Ariano Suassuna e músicas de Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré. Coma Cia. Teatral Casa de Marias. Participação do músico Victor Cappa.
Grátis. Livre
17/05. Domingo, às 16h

Bate-papo - Cordel e Educação - Uma Peleja de Todos Nós
Desde cedo, o cordel dialogou com a cultura “oficial”, possibilitando que seus poetas criassem e recriassem em versos bem medidos obras clássicas como Bernardo e Dona Genevra, originalmente uma novela do Decameron italiano, O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, e Romeu e Julieta, de Shakespeare. São muitas as contribuições do cordel enquanto ferramenta pedagógica e dos cordelistas na manutenção da cultura oral e das tradições populares.
Não recomendado para menores de 12. Grátis.
26/05. Terça, das 13h30 às 17h30.

Oficina - Encontro com o Cordel
A oficina, ministrada pelo poeta, cordelista e pesquisador da cultura popular brasileira Marco Haurélio, contará um pouco da história da literatura do cordel e apresentará as muitas formas de se escrever um cordel, os temas mais frequentes e presença da poesia popular em outras manifestações culturais do país.
Não recomendado para menores de 12. Grátis.
13 e 14/05. Quarta e quinta, das 19h às 21h.

Sarau - Sarau dos Sertões – com Sarau do Binho
Sarau com foco na literatura nordestina, a literatura de Cordel e músicas nordestinas. Com a participação de poetas cordelistas, com declamações de poesias de autores nordestinos, músicas e danças típicas da região nordeste, como o baião, o xote e o côco. Com Sarau do Binho.
Livre. Grátis.
22/05. Sexta, às 19h.

Encontro - Feira de Cordel
Feira com a presença de cordelistas convidados a apresentar seus livretos, histórias e causos.
Livre. Grátis.
16 a 31/05. Sábados e domingos, das 18h às 20h.

VIAJE NA LEITURA: Disponibilização de livros com a característica de conter textos curtos e/ou de leitura rápida para o público, enquanto aguarda atendimento.

Aqui o curioso é bem vindo - Livros e guias de curiosidade
Recorte temático que propõe envolver o leitor em guias e textos que trazem uma verdadeira coletânea de curiosidades e suas explicações. A curiosidade ainda pode aguçar o querer saber e ampliar o conhecimento sobre muitos assuntos. 
Livre. Grátis.
Até 31/05. Terça a sábado, das 13h às 21h30. Domingos, das 11h às 19h30.


SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700

                                                                                          IMAGENS

 Jean e Joana Garfunkel -foto de Sergio Caddah

 Sarau do Binho - Foto Divulgação

Sarau do Binho - Foto João Claudio Sena

 Serenata Literária - foto divulgação 

 Costa Senna, foto de Diego Soares

Feira de Cirdel -Tin Tin Alves -arquivo pessoal




Informações à imprensa:

Sesc Campo Limpo
Juci Fernandes e Cristina Tobias
Tel: (11) 5510-2735 - imprensa@campolimpo.sescsp.org.br

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João pedro
Tel: (11) 2738-3209 / (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Comentários