Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL-ARTV - CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE


CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

​​
PROGRAMAÇÃO DE
​ 
 ​17 A 22/06.
​​
Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para esta semana e participe!
Visite nosso site
​ ​

ESPECIAL FESTA JUNINA
TEATRO DE MA
​M​
ULENGO com VALDECK DE GARANHUNS
Feito de bonecos, luvas, varas e varetas, na sua maior parte esculpidas numa madeira chamada mulungu. É conduzido com as mãos, assim como os fantoches, mas possui sua própria estrutura, cum uma linguagem peculiar, personagens fixos, textos improvisados, picardia, música e dança.
Típico de algumas áreas do nordeste brasileiro originou-se e sobrevive no estado de Pernambuco, onde também é conhecido como babau.
O teatro apresenta uma verdadeira festa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, onde Simão comanda a folia e explica o que é o coco, de onde vem e como se dança, ainda traz um grupo de maracatu de baque e o desfile folclórico continua com o Boi Pintadinho e a Burrinha Milongueta.
Dia 21/06, sábado, 15h. Mirante.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

TRIO CARABINA
Nome inspirado nas armas que eram usadas por lampião e seu bando, foi escolhido pela força natural que a palavra sugere. É a mistura entre o forte, o brusco, o matuto com o suave, o criativo, o contemporâneo.  É esta força que o trio busca em suas apresentações.
A apresentação do grupo relembra os melhores momentos dos clássicos pé-de-serra, como: Luiz Gonzaga, Jacinto Silva, Trio Nordestino, Antônio Barros, Jackson do Pandeiro, João do Vale e Dominguinhos. Além de compositores como: Elomar, Xangai, Tom Zé, Chico César, Hermeto Pascoal, entre outros.
Este é o Trio Carabina, revitalizando a cultura nordestina e convidando todos a prestigiar nossa música, com um show que vai do matuto ao moderno, feito para dançar no ritmo mais tradicional do nordeste.
Dia 21/06, sábado, 16h. Mirante.
Livre para todos os públicos. Duração. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
JANELA PARA O NOVO SOM COM BAD MARIA E STILLE PROJEKT
No dia 20 de Junho o Centro cultural da Juventude apresenta mais uma noite de Sexta Sonora com a proposta “Janela para um novo som” proporcionando visibilidade para novos artistas e ampliando os horizontes culturais da cena na Zona Norte de São Paulo, mesclando estilos diferentes. Bandas convidadas:
BAD MARIA
Formada por Tayrone Machado (vocal/violão & composições), Tonny Mattos (guitarra), Junior Galdino (guitarra), Ewert Santos (bateria/percussão), Diego da Hora (contra baixo). Traz em seu repertorio canções próprias com letras fortes e reflexivas que retratam os conflitos existentes na sociedade, mesclando o progressivo e o pop rock com influências musicais de Humberto Gessinger, Raul Seixas e Pink Floyd. Formada em Itabuna-BA, a banda Bad Maria põem o pé na estrada para compartilhar experiência e reflexões poéticas através da música.
STILLE-PROJEKT
Formada por Lutz Gallmeister (voz/violão & composições), Thayná do Valle (violoncelo), Glauber Marques (percussão) e Tiago Fróes (flauta). Com suas canções intimistas que convidam quem as ouve a conhecer um novo espaço para experiências o Stille-Projekt mescla poesia alemã a ritmos brasileiros, blues, folk e jazz, fazendo a ginga brasileira vagabundear pelas noites de outono alemãs.
Dia 20/06, sexta. 19h30. Arena.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

FREE DUB SYSTEM
FREE DUB SYSTEM em frente ao CCJ com High Public Sound, Amanaje e Radiola Preta – sistema de som, se apresentam em um dia repleto de muito sound system, tocando o melhor da música reggae, dub, ragga e muito mais, tudo no melhor e mais puro vinil.
Venha para a praça ocupar o seu espaço, traga a família e curta o reggae!
RADIOLA PRETA SISTEMA DE SOM
Radiola Preta Sistema de Som é um projeto cultural capitaneado por Dreadlocks Rasta, com o objetivo permanente na pesquisa sonora das vertentes do reggae, gravado na Jamaica, UK e Brasil entre outros países. Propagando o som dividindo entre grave, médio e agudos conta com suas caixas potentes, popularizando a música e valorizando a importância da cultura oriunda da diáspora africana.
HIGH PUBLIC SOUND
A High Public é uma crew paulistana de seletores amantes da cultura dos sound systens. Colecionadores de vinil, o formato escolhido para discotecar nas festas, a preferência se dá por produções que valorizam os graves e as mensagens conscientes Roots, Digikal, UK Stepper, French Dub, Dubstep e outras vertentes são selecionadas de forma singular, onde seus membros se revezam na seleção/operação e contam com as mensagens de Jr. Toaster no mic. Com uma apresentação pra frente, militância, elevação e descontração de mesclam no mesmo salão.
AMANAJE
Amanaje sound system, crew paulistana focada na disseminação da cultura sound system há 4 anos, conta com Gabriel Gehlen, Gustavo Gasparini e Lucas Barreto na parte técnica, começou a caminhada pela zona sul de São Paulo com uma festa que perdurou 2 anos com mais de 20 edições.
Amanaje Sounds já lançou mais de 3 trabalhos próprios e hoje trabalha na sua nova obra AkitaFya que conta com a maestria de Goiano, Raggnomo, Gustavo Iyzis e Alvin, com participações de peso (Monkey Jhayam, Paulo Msario, Apollo , Tiano Bless, Ras Grilo).
Amanaje Sounds tem intuito poder criar a plataforma para artistas (Mcs/Toasters) poderem apresentar seu trabalho, e assim poder criar mais materiais de nível profissional para o cenário do Reggae nacional.
Dia 22/06, domingo, das 12h30 às 20h30. Praça em frente ao CCJ.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

TEATRO
PARE PARA UMA DANÇA
No território da cidade, artistas e coletivos de arte vem, ao longo dos anos, desenvolvendo performances e intervenções poéticas. Nestas práticas urbanas, o corpo aberto a inesperados encontros, as relações tecidas, as imagens criadas e as narrativas vividas constituem suas produções e a busca por experimentar a cidade como campo de ação, de possibilidades criadoras, onde podem ser reinscritas as histórias cotidianas.
Coordenado por Cibele Lucena, o projeto “Laboratório de corpo, cidade” nasceu no inicio de 2014, como um espaço para compartilhar processos criativos, aprofundar a reflexão sobre arte e espaço público, estudar e experimentar com alunos da SP Escola de Teatro dentro do projeto São Paulo com Arte.
​​
Dia 18/06, quarta, 16h. Terminal Vila Nova Cachoeirinha, ao lado do CCJ.
Livre para todos os públicos. 180 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CINEMA
FILOSOFIA E CINEMA
A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e documentários temáticos, como palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: ética, direito e política; liberdade e justiça social; ação humana; valores e a fundamentação da moral; religião, razão e fé; psique - análise e psiquiatria e indústria farmacêutica.
Participe e traga seu grupo, coletivo, escola, etc.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) www.montezioncooperativadecultura.blogspot.com.br.
Exibição de: DOC: QUEBRANDO O TABU e FILME: Gandhi
Dia 18/06, quarta, das 15h às 21h30. Foyer.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário retirar ingresso.
EXPOSIÇÃO
​​
INSTALAÇÃO TÉCNORIXÁS DE VALTER NU
Tecno orixás é uma Instalação, dissidente do projeto tecnodescartável  do artista  de mutillinguagens Valter Nu. A exposição tecno orixás mostra esculturas tridimensionais/ inspiradas em divindades  africanas  do candomblé / produzidas com  restos de materiais  tecnológicos descartados encontrados nas caçambas de entulho da cidade de são Paulo. No dia 5  de julho contaremos com o grupo Curimba Elétrica, especialmente criado para a abertura da  instalação, nos locais onde ela ficará exposta.
Visitação de 05 a 29/06, durante o horário de funcionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.

ENCONTROS E REFLEXÕES
TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em junho no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: África em nós: memórias e culturas africanas.
Michel Yakini
Escritor, arte-educador e produtor cultural. Publicou "Acorde um verso". Co-fundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo, representante Regional da Fundação Cultural Palmares em SP e colunista do Jornal Brasil de Fato (versão online).  O autor traz literatura como forma de afirmação de identidade negra em suas mais diferentes dimensões. Para este encontro, os participantes terão a chance de compartilhar da oficina “cheiro das palavras”, levando-nos por um caminho que vise explorar nossos sentidos.
Dia  18/06, quarta, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CONFESSA UMA HISTÓRIA PARA MIM?
Durante os meses de junho e julho o CCJ receberá o projeto "Confessa uma história pra mim?", de Bruna Edilamar e Isabella Carvalho. 
O público poderá escrever histórias anonimamente e colocá-las em uma caixa de madeira disposta na recepção do espaço. No mesmo lugar há papéis e canetas para facilitarem a interação.
Em agosto, setembro e outubro, os participantes estarão convidados a realizar, na Biblioteca Nuto Sant'Anna, uma pesquisa artística a partir das histórias. Em novembro o trabalho será exposto no CCJ, CEU Jaçanã e Biblioteca Nuto Sant'Anna.
Bruna e Isabella integram o grupo do Projeto Vocacional Artes Visuais e foram contempladas pelo VAI I – Artes Integradas.
Outros locais que receberão a caixa: Biblioteca Afonso Schmidt, Biblioteca Nuto Sant'Anna, Bosque de Leitura Parque Cidade de Toronto, CCJ, CEU Vila Atlântica, CEU Jaçanã e Ponto de Leitura União dos Moradores do Parque Anhanguera. 
De 10/06 a 31/07, durante o horário de funcionamento do CCJ. Recepção.
Livre para todos os públicos.
 ​
CURSOS E OFICINAS
​​
O PROGRAMA VOCACIONAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.
​​
HORÁRIOS DAS AULAS
Vocacional | Artes Integradas:
Todas as terças, das 18h30 às 21h30.
Todas as quartas, das 14 às 17h.
Todas as quartas das 18h às 21h.
Todas as sábados, das 10h às 13h
Vocacional | Música
Todas as terças, das 15h às 18h e das 19h às 22h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PIÁ – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
O PIÁ – Programa de Iniciação Artística – é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem como proposta iniciar e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
As inscrições são permanentes durante o horário de funcionamento do CCJ.
Horários das aulas:
Terça – Das 10h às 13h – De 11 a 14 anos – Ítalo e Val
Terça – Das 13h às 16h – De 11 a 14 anos – Telma e Val
Quarta – Das 10h às 12h – De 05 a 07 anos – Fabi e Telma
Quarta – Das 13h às 16h – De 08 a 10 anos – Fabi e Telma
Quinta – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Ítalo e Telma
Sábado – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Fabi e Ítalo
Sábado – Das 13h às 15h – De 05 a 07 anos – Fabi e Ítalo
 ​

E. A. C. | ESPAÇO ABERTO DE CIRCO
As aulas de circo voltam ao CCJ em junho! Elas são direcionadas para quem quer ter um primeiro contato com artes circenses e despertar o interesse para a prática regular das mesmas e para quem quer se aprofundar ao nível intermediário/avançado. As aulas são destinadas a crianças e jovens que buscam uma atividade física regular e a novos talentos que desejam ampliar seu repertório de linguagens artísticas.
Crianças, de 7 a 13 anos.
Turma 1 | Quartas e Sextas, das 10h30 às 12h00
Turma 2 | Quartas e Sextas, das 13h às 14h30
Adultos, acima de 14 anos | ACROBACIA + AÉREOS
Turma 3 | terças, das 17h às 19h
Turma 4 | terças, das 19h às 21h
​​
Turma 5 | Quartas e Sextas, das 15h às 18h
Não recomendado para menores de 7 anos. 25 vagas por turma. Inscrições a partir de 27/05, na recepção do CCJ durante o horário de atendimento. É obrigatório na inscrição assinar o Termo de Responsabilidade para crianças e jovens menores de 18 anos. Inscrições por ordem de inscrição, lembrando que para permanência seja observado a presença e pontualidade. Após o preenchimento de todas as turmas, teremos lista de espera.

DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados! As aulas de dança de salão embalam as noites de quinta do CCJ, desde setembro 2013, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar. A partir de abril, participe também da aula na Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Todas as quintas, 19h30, Arena. Todos os domingos, 15h30. Mirante.
Todas as quartas, 19h30
​,​
 Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CAPOEIRA
Grupo Crioulos, sob supervisão do mestre Miguel, está em constante processo de aprendizado e desenvolvimento e por meio da capoeira e da musicalidade, desenvolve um projeto que percebe a capoeira como arte, educação e cultura, tendo como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar nossas raízes e nossa cultura.
Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.
Todas as quartas e sextas, 15h.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Inscrições na recepção do CCJ.

MÃO NA RODA
Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, é uma oficina comunitária de bicicleta, que funciona a partir de doações e do trabalho de voluntários com apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! A Oficina Comunitária é um espaço com estrutura e ferramentas disponíveis gratuitamente e ambiente para troca de experiências. Por funcionar em modelo colaborativo, toda ajuda que você puder dar será bem vinda! O trabalho voluntário é aberto à participação de todos e estamos aceitando doações de ferramentas, móveis e peças pra manutenção de bikes. A oficina é uma iniciativa da Ciclocidade com o projeto Mão na Roda e o grupo CicloZN.
Todos os sábados, das 10h às 14h. Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br



Comentários