Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL-ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS ANTONIO MALTA NA GALERIA PILAR

Individual de pinturas de 
Antonio Malta
Abertura: 24 de junho de 2014, às 19h.
Galeria Pilar
 

"Olho" (2014)
Em Cartaz na Saatchi Gallery, Malta exibe, na Pilar, pinturas em que a abstração e a figuração se misturam em inventivas composições

Nesta mostra, Malta reúne sua produção mais recente. São 17 telas telas em óleo ou acrílico, nas quais a abstração e a figuração se misturam em inventivas composições. O pintor Bruno Dunley assina o texto de apresentação da exposição.
Fruto da geração 80, Malta integrou o grupo Casa 7 em sua formação inicial (com os artistas Rodrigo Andrade, Paulo Monteiro, Carlito Carvalhosa e Fábio Miguez). Malta saiu em 1983 e não chegou a expor com o grupo (Nuno Ramos entrou em seu lugar). Depois da Casa 7, Malta participou de exposições coletivas, se formou em arquitetura pela FAU USP e trabalhou como arquiteto. Retomou sua carreira de pintor em 1998, e a partir de então vem fazendo exposições individuais e participando de coletivas. Atualmente, participa (com quatro grandes telas) da coletiva “Pangaea: New Art from Africa and Latin America”, na Saatchi Gallery em Londres.
De acordo com o próprio artista, sua obra se fundamenta no processo de construção artesanal vivenciado no atelier. A feitura de suas pinturas é iniciada com um desenho ou esboço, e depois há a escolha das cores. A descoberta de soluções pictóricas no ato de pintar é parte integrante do processo. É um método onde a experiência, a imprevisibilidade e a subjetividade são fundamentais.
Gabriela Salgado, curadora argentina baseada em Londres e autora do texto do catálogo da exposição Pangaea na Saatchi Gallery, afirma: “O resultado final das pinturas parece sugerir uma narrativa: personagens solitários numa paisagem mínima, olhando diretamente para o vazio ou para nós, como se fossem heróis perdidos. Há também outras obras, que contém uma repetição ortogonal de elementos individuais, tais como crânios ou figuras enigmáticas, elementos que produzem um efeito de interferência de elementos abstratos e figurativos”.
____________
SERVIÇO:
Individual de Antonio Malta
Abertura: 24 de junho de 2014, das 19h às 22h
Período expositivo: 25/06/14 a 09/08/14
____________
GALERIA PILAR
Santa Cecília: r. Barão de Tatuí, 389, tel. (11) 3661-7119.
Ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h. www.galeriapilar.com
 
 
 

Comentários