Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL-ARTV - CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO DE 24 A 29/06/14


CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

PROGRAMAÇÃO DE
 ​ 
​24
 A 
​29​
 /06

Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para esta semana e participe!
Visite nosso site 
 ccj.art.br
CURSOS E OFICINAS
OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 
Para fazer Histórias em Quadrinhos, não é necessário saber desenhar. Antes de tudo, a criação destas histórias envolve a mixagem de dois elementos que são bem comuns à vida de todo jovem: imagem e texto. É ao juntar estes dois elementos e ao trabalhar as diferentes formas de representar o espaço e o tempo, que um quadrinista desenvolve a capacidade de criação desde narrativas simples até histórias complexas. Muito além do desenho, os alunos poderão compor suas narrativas através de fotos, colagens, pinturas, e o que mais a criatividade sugerir.
Oficineiros: Gus Morais (quadrinista criador das tiras Bytes de Memória da Folha de S. Paulo) e Caio F. Paes (jornalista e acadêmico estudioso de quadrinhos)
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.
De 24 a 29/06, terça a domingo, das 14h às 18h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Inscrições na 
recepção
 ​.​


E. A. C. | ESPAÇO ABERTO DE CIRCO
As aulas de circo voltam ao CCJ em junho! Elas são direcionadas para quem quer ter um primeiro contato com artes circenses e despertar o interesse para a prática regular das mesmas e para quem quer se aprofundar ao nível intermediário/avançado. As aulas são destinadas a crianças e jovens que buscam uma atividade física regular e a novos talentos que desejam ampliar seu repertório de linguagens artísticas.
Crianças, de 7 a 13 anos.
Turma 1 | Quartas e Sextas, das 10h30 às 12h00
Turma 2 | Quartas e Sextas, das 13h às 14h30
Adultos, acima de 14 anos | ACROBACIA + AÉREOS
Turma 3 | 
​T​
erças, das 17h às 19h
Turma 4 | 
​T​
erças, das 19h às 21h
Turma 5 | Quartas e Sextas, das 15h às 18h
Não recomendado para menores de 7 anos. 25 vagas por turma. Inscrições na recepção do CCJ durante o horário de atendimento. É obrigatório na inscrição assinar o Termo de Responsabilidade para crianças e jovens menores de 18 anos. Inscrições por ordem de inscrição, lembrando que para permanência seja observado a presença e pontualidade. Após o preenchimento de todas as turmas, teremos lista de espera.

O PROGRAMA VOCACIONAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.
HORÁRIOS DAS AULAS
Vocacional | Artes Integradas:
Todas as terças, das 18h30 às 21h30.
Todas as quartas, das 14 às 17h.
Todas as quartas das 18h às 21h.
Todas as sábados, das 10h às 13h
Vocacional | Música
Todas as terças, das 15h às 18h e das 19h às 22h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PIÁ – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
O PIÁ – Programa de Iniciação Artística – é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem como proposta iniciar e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
Horários das aulas:
Terça – Das 10h às 13h – De 11 a 14 anos – Ítalo e Val
Terça – Das 13h às 16h – De 11 a 14 anos – Telma e Val
Quarta – Das 10h às 12h – De 05 a 07 anos – Fabi e Telma
​​
Quarta – Das 13h às 16h – De 08 a 10 anos – Fabi e Telma
Quinta – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Ítalo e Telma
Sábado – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Fabi e Ítalo
Sábado – Das 13h às 15h – De 05 a 07 anos – Fabi e Ítalo

DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados! As aulas de dança de salão embalam as noites de quinta do CCJ, desde setembro 2013, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar. A partir de abril, participe também da aula na Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Todas as quintas, 19h30, Arena. Todos os domingos, 15h30. Mirante.
Todas as quartas, 19h30. 
​​
Casa de Cultura Salvador Lig
 ​abue.

Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CAPOEIRA
Grupo Crioulos, sob supervisão do mestre Miguel, está em constante processo de aprendizado e desenvolvimento e por meio da capoeira e da musicalidade, desenvolve um projeto que percebe a capoeira como arte, educação e cultura, tendo como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar nossas raízes e nossa cultura.
Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.
Todas as quartas e sextas, 15h.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Inscrições na recepção do CCJ.

MÃO NA RODA
Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, é uma oficina comunitária de bicicleta, que funciona a partir de doações e do trabalho de voluntários com apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! A Oficina Comunitária é um espaço com estrutura e ferramentas disponíveis gratuitamente e ambiente para troca de experiências. Por funcionar em modelo colaborativo, toda ajuda que você puder dar será bem vinda! O trabalho voluntário é aberto à participação de todos e estamos aceitando doações de ferramentas, móveis e peças pra manutenção de bikes. A oficina é uma iniciativa da Ciclocidade com o projeto Mão na Roda e o grupo CicloZN.
Mais informações: bicicleta@ccj.art.br ou em www.ciclocidade.org.br/maonaroda.
Todas as quartas, das 18h às 21h30. Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Todos os sábados, das 10h às 14h. Acesso pelo estacionamento do CCJ.

Livre para todos os públicos.

EXPOSIÇÃO
INSTALAÇÃO TÉCNORIXÁS DE VALTER NU
Tecno orixás é uma Instalação, dissidente do projeto tecnodescartável  do artista  de mutillinguagens Valter Nu. A exposição tecno orixás mostra esculturas tridimensionais/ inspiradas em divindades  africanas  do candomblé / produzidas com  restos de materiais  tecnológicos descartados encontrados nas caçambas de entulho da cidade de são Paulo. No dia 5  de julho contaremos com o grupo Curimba Elétrica, especialmente criado para a abertura da  instalação, nos locais onde ela ficará exposta.
Visitação de 05 a 29/06, durante o horário de funcionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.

​​
MÚSICA
# PRÁ RUA # DISCOTECAGEM E INTERVENÇÕES SONORAS
Em um horário onde tudo está acontecendo em frente do CCJ, trânsito, saída de escola, buzinas, risadas, gritos, irá acontecer: # PRÁ RUA # Discotecagem e Intervenções Sonoras.
Somando esse momento vivo, sonoro e cotidiano nasce a ideia de discotecagem, intervenções e performance músicas, apresentações que compõem esse momento sonoro ali Na Rua.
DJ Clevinho, que celebra a segunda apresentação, começou a discotecar em 2004 em festas e eventos e em 2007 conheceu Dj Pow onde aprofundou seus conhecimentos nos tocas discos, desenvolveu em 2008 e 2009 o Projeto Phone Raps, oficinas de DJ. Discotecou em festas como Rinha de MC, Feira Preta, Nação Hip Hop, Perusferia, Saraus e em vários projetos idealizados pela Comunidade Cultural Quilombaque. É Beatmaker ao lado da Produtora Coisa Simples.
Dia 27/06, sexta, 18h. Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

ENCONTROS E REFLEXÕES
TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em junho no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: África em nós: memórias e culturas africanas.
Ballet Afro Koteban
O grupo apresentará em uma conversa musicada, o trabalho de pesquisa do Ballet Afro Koteban que tem como foco a religação com a cultura africana a partir do povo Mandingue, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura. A cultura Mandingue, que serve de referência para o Koteban, se refere a cinco países: Guiné, Mali, Senegal, Burquina Faso, Costa do Marfim. Dia 24/06.
Dia 24/06, terça, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

SARAU AUTORAL | SEU JOÃO
Seu João do Nascimento Santos é produtor cultural na região da Zona Norte de São Paulo, seu trabalho tem como foco a Literatura de Cordel. Já andou por muitos cantos levando essa beleza da Cultura Popular brasileira e agora vem se apresentar no Sarau Autoral do CCJ, sarau feito para todos que gostam de literatura em dia especial ao Seu João do Cordel.
"Tenho chorado frutas e tubérculos
De tubérculos, chorei as batatas
Um pouco a cima dos pés
De frutas, chorei as maçãs
Abaixo dos olhos, meio passa
Juro não chorar pitangas."
J.N.S
Dia 25/06, quarta-feira, 20h. Biblioteca.
Livre. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CONFESSA UMA HISTÓRIA PARA MIM?
Durante os meses de junho e julho o CCJ receberá o projeto "Confessa uma história pra mim?", de Bruna Edilamar e Isabella Carvalho.
O público poderá escrever histórias anonimamente e colocá-las em uma caixa de madeira disposta na recepção do espaço. No mesmo lugar há papéis e canetas para facilitarem a interação.
​​
Em agosto, setembro e outubro, os participantes estarão convidados a realizar, na Biblioteca Nuto Sant'Anna, uma pesquisa artística a partir das histórias. Em novembro o trabalho será exposto no CCJ, CEU Jaçanã e Biblioteca Nuto Sant'Anna.
Bruna e Isabella integram o grupo do Projeto Vocacional Artes Visuais e foram contempladas pelo VAI I – Artes Integradas.
Outros locais que receberão a caixa: Biblioteca Afonso Schmidt, Biblioteca Nuto Sant'Anna, Bosque de Leitura Parque Cidade de Toronto, CCJ, CEU Vila Atlântica, CEU Jaçanã e Ponto de Leitura União dos Moradores do Parque Anhanguera.
De 10/06 a 31/07, durante o horário de funcionamento do CCJ. Recepção.
Livre para todos os públicos.

CINEMA
PONTOS MIS
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão, o programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e o CCJ - Centro Cultural da Juventude. Neste mês contaremos com os filmes:
ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL
Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?
Curta, 14 min, direção André Queiróz e Thaís Bologna.
OS XERETAS
Três amigos inseparáveis são conhecidos como os Xeretas, num dia eles encontram uma pequena menina que está vagando perdida pela cidade. Com a ajuda da mística Alana eles descobrem que a garota é na verdade uma viajante dos portais do tempo e do espaço e que faz parte dos Aleph, um povo responsável pela segurança destes portais.
Longa, 90 min, direção Micael Ruman.
Gênero aventura.
Dia 25/06, quarta, 20h. Foyer.
Livre para todos os públicos.

ESPECIAL
​​
BAZAR DE ARTESANATO

O Centro Cultural da Juventude em parceria com o Centro de Convivência Infância e Juventude – CCIJ Thomaz Gouveia promovem Bazar de Artesanato no CCJ todo o 3º fim de semana de cada mês, onde estarão reunidos 40 artesãos com trabalhos de pintura, cerâmica, enxoval de bebê, tricô, crochê, fuxico, biscuit, peças que remetem à tradição nordestina e africana.
Dia 29/06, domingo, das 10h às 18h. Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos.

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br
www.facebook.com/ccjuventude



Comentários