Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL-ARTV - CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - ​Julho|2014​



WEB TV VISUAL-ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS




CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

​Julho|2014​

​​
PROGRAMAÇÃO DE
 01 
06
/0
7​
 
Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para 
​o mês de julho
 e participe!
Visite nosso site ccj.art.br

CURSOS E OFICINAS
EMPODERAMENTO FEMININO
O projeto Empoderamento Feminino – Linguagens, consiste em abrir espaços para experimentar, discutir e incentivar a importância das mulheres como protagonistas de suas escolhas e suas atitudes. Trata-se de uma série de atividades interligadas, voltadas para jovens mulheres de 15 a 29 anos, construindo a partir da vivencia de cada oficina, a percepção e reconhecimento de si mesma e suas capacidades, promovendo à autoestima, o fortalecimento, a segurança, a autonomia, a arte e a cultura, expandindo o olhar sobre a mulher e sua posição na sociedade. Para isto serão realizadas uma série de oficinas. Confira:
Coordenadora do projeto: Carolina Doro
OFICINA DE ZINE “TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS DIZER” 
O fanzine é uma ferramenta de comunicação escrita geralmente de produção independente, onde se constrói e interliga ideias expressando-as livremente de uma forma simples, criativa e original. 
Com: Thais Lopes
Dia 02/07, quarta, das 15h às 18h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição.


OFICINA DE MODELAGEM EM ARGILA
A oficina pretende orientar pessoas interessadas pela arte de esculpir a partir das noções básicas em que os alunos produzirão uma escultura por meio dos processos de modelagem, secagem, acabamento e queima.
Com Guilherme Morais, escultor, criado em Tracunhanhem e especializado em esculturas em barro.
Dias 2 a 5/07, de quarta a sábado, das 14h às 17h. Ateliê.

IJO – RESGATE DE UMA HERANÇA EM MOVIMENTOS 

O projeto consiste na busca da herança imaterial cultural de cada indivíduo a partir dos seus antepassados, recriando através do corpo histórias que serão transportadas em movimentos corporais ligados a sensibilidade da dança. Essa memória afetiva será provocada e resgatada durante todo o curso e no final apresentaremos uma instalação/intervenção artística utilizando diversas linguagens, entre elas a dança. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ em 2013.

Com Preta Vani e Suely Durden
Dias 6, 13, 20 e 27/07, domingos, das 12h às 16h. Foyer.
Livre para todos os públicos. 20 vagas.

 ​ ​

Inscrições na recepção 
 ​do CCJ.​


CURSO LIVRE DE INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE JOGOS DE COMPUTADOR
Com Camila Rodrigues.
Apresentar o mercado de desenvolvimento de joguinhos, conceitos e etapas envolvidas na elaboração de um jogo digital a partir da construção de um jogo utilizando a plataforma Construct 2. O curso é destinado a qualquer pessoa com noções básicas de informática e que tenha interesse em games. A oficina não foi desenvolvida para profissionais de Tecnologia da Informação.
Dias 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26/07, sextas e sábados, das 15h às 17h. Sala de Projetos.
Não recomendado para menores de 14 anos. Necessário conhecimento básico de informática. 12 Vagas. 
​​
​​
Inscrições na recepção ou em www.inscricoes.ccj.art.br.

CURSO LIVRE DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

Como utilizar os recursos básicos do sistema operacional Windows e de programas pertencentes ao pacote Office gerenciando janelas e arquivos, formatando documentos e apresentações, navegando na internet e realizando cálculos a fim de integrar informações e apresentar trabalhos objetivos, atraentes e de qualidade.
Com Carolina Custódio Oliveira.
Dias 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31/07, 5 e 7/08, terças e quintas, das 19h30 às 21h30. Internet Livre.
Não recomendado para menores de 12 anos. 12 Vagas. Inscrições na recepção do CCJ.

CURSO LIVRE DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

Com Anderson Santos.
Como utilizar os recursos básicos do sistema operacional Windows e de programas pertencentes ao pacote Office gerenciando janelas e arquivos, formatando documentos e apresentações, navegando na internet e realizando cálculos a fim de integrar informações e apresentar trabalhos objetivos, atraentes e de qualidade.
De 05/07 a 30/08, sábados, das 10h às 13h00. Sala de Projetos.
Não recomendado para menores de 12 anos. 12 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.

CURSO LIVRE BÁSICO DE EXCEL
Com Anderson Santos.
Destina-se a todos aqueles que pretendem assimilar os recursos básicos oferecidos pelo Excel e, então, utilizá-los com eficácia na criação de planilhas eletrônicas, tanto para fins pessoais quanto profissionais.
Dias 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30/07, quartas e sextas, das 10h às 11h30. Sala de Projetos.
Não recomendado para menores de 12 anos. 12 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.


MÃO NA RODA
Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, é uma oficina comunitária de bicicleta, que funciona a partir de doações e do trabalho de voluntários com apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! A Oficina Comunitária é um espaço com estrutura e ferramentas disponíveis gratuitamente e ambiente para troca de experiências. Por funcionar em modelo colaborativo, toda ajuda que você puder dar será bem vinda! O trabalho voluntário é aberto à participação de todos e estamos aceitando doações de ferramentas, móveis e peças pra manutenção de bikes. A oficina é uma iniciativa da Ciclocidade com o projeto Mão na Roda e o grupo CicloZN.
Mais informações: bicicleta@ccj.art.br ou em www.ciclocidade.org.br/maonaroda.
Todas as quartas, das 18h às 21h30. 
 ​
Todos os sábados, das 10h às 14h
​. ​
 ​
Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.
 ​

O PROGRAMA VOCACIONAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.
HORÁRIOS DAS AULAS
Vocacional | Artes Integradas
Todas as terças, das 18h30 às 21h30.
Todas as quartas, das 14h às 17h.
Todas as quartas das 18h às 21h.
Todas as sábados, das 10h às 13h.
Vocacional | Música
Todas as terças, das 15h às 18h e das 19h às 22h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PIÁ – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
O PIÁ – Programa de Iniciação Artística – é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem como proposta iniciar e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
As inscrições são permanentes durante o horário de funcionamento do CCJ.
Horários das aulas:
Terça – Das 10h às 13h – De 11 a 14 anos – Ítalo e Val
Terça – Das 13h às 16h – De 11 a 14 anos – Telma e Val
Quarta  – Das 10h às 12h – De 05 a 07 anos – Fabi e Telma
Quarta – Das 13h às 16h – De 08 a 10 anos – Fabi e Telma
Quinta – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Ítalo e Telma
Sábado – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Fabi e Ítalo
Sábado – Das 13h às 15h – De 05 a 07 anos – Fabi e Ítalo

DANÇA DE SALÃO

Para iniciantes e iniciados! As aulas de dança de salão embalam as noites de quinta do CCJ, desde setembro 2013, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar. A partir de abril, participe também da aula na Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Todas as quintas, 19h30, Arena. Todos os domingos, 15h30. Mirante.
Todas as quartas, 19h30. Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CAPOEIRA
Grupo Crioulos, sob supervisão do mestre Miguel, está em constante processo de aprendizado e desenvolvimento e por meio da capoeira e da musicalidade, desenvolve um projeto que percebe a capoeira como arte, educação e cultura, tendo como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar nossas raízes e nossa cultura.
Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.
Todas as quartas e sextas, 15h.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Inscrições na recepção do CCJ.

MÚSICA
CHORO E POESIA
Ao som do bom chorinho, a literatura entra na roda com belas poesias recitadas “ao pé do ouvido”, nos domingos no CCJ - Centro Cultural da Juventude.
DIA 06/07 | SILVA E SILVA - DUO VIOLÃO E CAVAQUINHO
SILVA E SILVA fazem uma apresentação que sintetiza muitos anos de estudo, presença semanal em rodas de choro e a influência dos grandes mestres da música popular brasileira, como: Pixinguinha, Waldir Azevedo, Dominguinhos, Dino 7 Cordas, Raphael Rabello.
Iniciaram a parceria em 2008, a partir das releituras dos clássicos do choro para, logo após, desenvolverem sua própria linguagem e abordagem do gênero.
No repertório do dia, o duo mostras as músicas de Jorge Silva (cavaquinho) com os arranjos de Samuel Silva (violão 7 cordas).
DIA 20/07 | CHORANDO NA LABUTA
Dias 6 e 20/07, domingo, 11h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

ENCONTROS E REFLEXÕES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O CCJ acredita que a leitura é uma arte que precisa ser compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte todos os sábados têm contação de histórias na biblioteca do CCJ.
05/07 | NO REINO DA BICHARADA. Convidados:  Cia Duo Encantado.
12/07 | HISTÓRIAS PARA AQUECER A ALMA. Convidado: Márcio Grou.
19/07 | TENDA DA PALAVRA. Convidados: Cia Duo encantado.
26/07 | CONTE A SUA. Convidados: Cia Ju Cata histórias.
Dias 5, 12, 19 e 26/07, sábado, 16h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.

TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em julho no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha: Diálogos de Mulheres Negras.
DIA 01/07 | BALLET AFRO KOTEBAN
AFRICANA WOMANISM OU MULHER NEGRA NA DIÁSPORA, O QUE A ÁFRICA TEM A VER COM VOCÊ?
Reflexão coletiva sobre o que é ser mulher negra hoje e o que nosso olhar sobre a África tem a nos dizer sobre isso. Se espera que esse diálogo nos ajude a entender melhor como os conceitos ocidentais de individualismo e a oposição entre masculino e feminino têm impactado e, muitas vezes, inviabilizado, nossas relações entre homens negros e mulheres negras, por nos afastarem de um modo africano de ser. Nós mulheres, somos pessoas ou indivíduos? Que consequências o fato de as mulheres serem pensadas como indivíduos teria para nossa comunidade? Como os homens negros aprenderam a pensar sobre nós? Em que medida conceitos racistas antigos operam em nossas relações hoje? É possível ser uma mulher negra no ocidente sem viver refém dos conceitos ocidentais? O que nós, mulheres negras educadas num contexto ocidental, temos a aprender com as mulheres africanas? Afinal, o que significa dizer que somos africanas na Diáspora? Seria verdade que o modo de pensar afrocêntrico sobre a mulher não nos serve?
DIA 10/07, quinta | VALÉRIA ALVES -  RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES DIMENSIONADAS
DIA 15/07 | CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA - TRAJETÓRIAS E OLHARES
DIA 22/07 | LOUVA-DEUSAS - VOZES EM PRETAS POESIAS
DIA 29/07 | MAFOANE ODARA – SOBRE A SAÚDE DO CORPO NEGRO
Dias 1, 15, 22 e 29/07, terças e 10/07, quinta, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CONFESSA UMA HISTÓRIA PARA MIM?
​​
Durante os meses de junho e julho o CCJ receberá o projeto "Confessa uma história pra mim?", de Bruna Edilamar e Isabella Carvalho.
O público poderá escrever histórias anonimamente e colocá-las em uma caixa de madeira disposta na recepção do espaço. No mesmo lugar há papéis e canetas para facilitarem a interação.
Em agosto, setembro e outubro, os participantes estarão convidados a realizar, na Biblioteca Nuto Sant'Anna, uma pesquisa artística a partir das histórias. Em novembro o trabalho será exposto no CCJ, CEU Jaçanã e Biblioteca Nuto Sant'Anna.
Bruna e Isabella integram o grupo do Projeto Vocacional Artes Visuais e foram contempladas pelo VAI I – Artes Integradas.
Outros locais que receberão a caixa: Biblioteca Afonso Schmidt, Biblioteca Nuto Sant'Anna, Bosque de Leitura Parque Cidade de Toronto, CCJ, CEU Vila Atlântica, CEU Jaçanã e Ponto de Leitura União dos Moradores do Parque Anhanguera.
De 10/06 a 31/07, durante o horário de funcionamento do CCJ. Recepção.
Livre para todos os públicos.

CINEMA
FILOSOFIA E CINEMA

A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e documentários temáticos, como palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: ética, direito e política; liberdade e justiça social; ação humana; valores e a fundamentação da moral; religião, razão e fé; psique - análise e psiquiatria e indústria farmacêutica.
Participe e traga seu grupo, coletivo, escola, etc.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) www.montezioncooperativadecultura.blogspot.com.br.
Dia 2/0
 ​7 |
Exibição de:​
​ 
DOC: “Blue Eyed”- Olhos Azuis
 ​ e 
FILME: A Rainha do Sol
Dias 2, 16 e 30/07, quartas, das 15h às 21h30. Foyer.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário retirar ingresso.



CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br
www.facebook.com/ccjuventude



Comentários