Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL-ARTV - Espaço de Memória Bernardo Monteverde

Espaço de Memória Bernardo Monteverde

Parte da história da construção civil em exposição permanente

A história da construção civil e da terceirização de serviços no Brasil tem vários capítulos e num deles certamente se insere a obra do empresário Bernardo Monteverde.
Empreendedor à frente do seu tempo e que sempre agregou valores humanitários na sua carreira empresarial,  Monteverde vivenciou uma rica experiência ao longo do seu percurso e que  pode ser conhecida através de objetos,  documentos,  fotos e arquivos expostos no Espaço de Memória Bernardo Monteverde,  no centro.
Este vasto acervo narra uma  parte significativa da trajetória da construção civil no país bem como a carreira deste pioneiro. 
O árduo inicio da trajetória de Bernardo Monteverde  foi marcado por viagens pelo país afora como mascate.  Apesar das dificuldades, a perseverança sempre foi um traço forte no descendente de imigrantes europeus,  nascido em Santa Catarina(1908/1997). 
Movido pela persistência e determinação,  aliado a um grande conhecimento do seu país,  ele  foi obtendo conquistas no setor da construção civil,  manutenção, conservação e desinfecção hospitalar.
Homem  de visão,  ao mesmo tempo construiu edificações pelo Brasil afora, como por exemplo, o prédio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, abrigos e pontes do Parque Nacional de Itatiaia(RJ)e o aeroporto de Cuiabá(MT), agências do Banco do Brasil em diversas cidades como:  Itabuna(Bahia)  e Conselheiro Lafaiete(MG) entre outras,  com a marca da Monteverde Engenharia,  fundada há 70 anos.
Outra forte característica do empresário foi a preocupação com a inclusão social: perto do Natal de 1940,  Bernardo premiou seus funcionários com uma caderneta de poupança. A força da idéia deu origem a proposta do 13º salário,  implantado posteriormente pelo presidente Getulio Vargas.
Em outra etapa, o pioneirismo de Bernardo Monteverde levou o empresário a erguer diversas construções na então nascente capital federal  Brasília,  convocado pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Alem disso, sua empresa preparou com toque de classe outros edifícios públicos da cidade para a inauguração.
Incansável,  Bernardo Monteverde extrapolava a atividade empresarial e teve olhos para desenvolver  vários projetos humanistas,  de filantropia;  tendo se tornado um mecenas que patrocinou vários projetos culturais que resultaram em títulos de reconhecimento,  como os  de cidadão benemérito do Rio de Janeiro e de Brasília.  Faleceu  em 1997.

Espaço de Memória Bernardo Monteverde

Exposição permanente
Endereço: rua Evaristo da Veiga,  55/5º - Centro – cep: 20031-040
Funcionamento: de 2ª feira a 6ª feira,  das 10h às 15h(exceto feriados)
Tel: (21) 2240-4747.  Entrada franca
Visite o sitewww.monteverde.srv.br

e-mail:  espacodememoria@monteverde.srv.br.






Comentários