Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL-ARTV - LUCIANA BRITO GALERIA - EXPOSIÇÃO VIVA MARIA - Curadoria de Maria Monteiro

VIVA MARIA  CURADORIA DE MARIA MONTERO


FABIANA DE BARROS E MICHEL FAVRE, GERALDO DE BARROS, GUSTAVO SPERIDIÃO, HÉCTOR ZAMORA, HUDINILSON JR., JORGE MENNA BARRETO, MICHAEL WHITE, MÔNICA NADOR E JAMAC, PABLO LOBATO, PEDRO VICTOR BRANDÃO, RAFAEL RG, REGINA SILVEIRA, RICARDO BASBAUM, ROCHELLE COSTI, THOMAZ FARKAS, TIAGO TEBET, TOBIAS PUTRIH, TRAPLEV E WALDEMARCORDEIRO

DE 7/6 A 26/7


 A EXPOSIÇÃO


Com título tomado de um dos mais impactantes trabalhos de Waldemar Cordeiro, a exposição Viva Maria dialoga de maneira pouco óbvia com o momento presente. Assim como a icônica obra, que exibe em letras garrafais a palavra “canalha”, os trabalhos que Maria Montero selecionou são de um escárnio cortante. Viva Maria! é também o título de um filme de 1965 do francês Louis Malle, em que Jeanne Moreau e Brigitte Bardot por acaso se tornam heroínas de uma revolução farsesca.

Em meio ao verdadeiro suspense quanto aos rumos do cenário social e político do Brasil no momento de realização da Copa do Mundo, a curadora reuniu trabalhos que lançam mão de ironia, ou mesmo de afiado cinismo, para indagar a realidade ou propor utopias.

Se a obra de Waldemar Cordeiro respondia, em 1966, à profunda crise institucional do país (que levou ao golpe militar e à ditadura), pode-se dizer que a curadoria desta Viva Maria se posiciona perante o debochado e provocativo bordão “imagina na Copa”. Longe de qualquer tese cristalizada sobre os acontecimentos, a seleção de trabalhos reflete a própria complexidade e indefinição do momento atual. Nas palavras da curadora, o conjunto pode ser lido como um “reflexo do espírito brasileiro, desgosto e esperança convivendo juntos e um senso de humor aguçado para driblar a situação”.

A obra Viva Maria de Waldemar Cordeiro – ironicamente – não compõe a exposição, mas é a provocação inicial da curadoria que inclui trabalhos de artistas brasileiros e dois estrangeiros.  Além da presença literal do futebol em obras de Geraldo de Barros, a mostra propõe gerar ruídos em meio ao debate corrente, como no trabalho de Traplev, que instaura a galeria como espaço para um Novo Protesto (título de sua obra, apresentada na fachada do local). Já o mexicano Héctor Zamora sugere uma espécie de utopia, fator reiterado pelo fato de o trabalho ser um projeto não integrado à 27ª Bienal de São Paulo por algumas inviabilidades.

As mais diferentes formas de deboche ou ambiguidade surgem na exposição: desde obras pouco vistas do início da década de 70 de Regina Silveira até as sutis provocações do eslovaco Tobias Putrih em obras sobre jornal; ou então nos fragmentos narrativos de Fabiana de Barros & Michel Favre, que falam muito sobre a contemporaneidade, em interessante contraste com a forma pioneira como Thomaz Farkas fundiu registro documental e expressão artística – expediente que também ocorre em Corda, vídeo inédito de Pablo Lobato.

No embate entre produções históricas e contemporâneas, a exposição propõe uma reflexão aberta, inconclusa, sobre a crítica social na arte – no caso do Brasil, antes condicionada pela repressão e pela censura, e agora marcada por uma confusão ético-moral onde a corrupção domina e a crítica se faz por vozes dispersas. A curadoria incluiu, ainda, obras de Gustavo Speridião, Hudinilson Jr., Pedro Victor Brandão, Rafael RG, Rochelle Costi, Tiago Tebet e do escocês Michael White – que, assim como Tobias Putrih, mostra que o tema local pode ser lido de maneira interessante e pertinente também pelo olhar estrangeiro.

Ações de Ricardo Basbaum, Jorge Menna Barreto, Mônica Nador e JAMAC compõem programa de atividades que complementam a mostra (veja PROGRAMAÇÃO).
SOBRE A CURADORA

Maria Montero é curadora independente, artista, produtora executiva especializada em exposições e galerista. Cursou Art Psychotherapy na Goldsmith College em Londres (1998), atualmente cursa Arte: História, Crítica e Curadoria na PUC-SP. Trabalhou como Relações Institucionais na Galeria Luciana Brito (2009-2010), foi curadora da primeira versão do Red Bull House of Art (2009) e coordenou o projeto Abotoados Pela Manga, ao lado de Franz Manata (2010). É fundadora e gestora do espaço independentePhosphorus e da Sé Galeria de Arte.
 

(pixação realizada exclusivamente para exposição de Rafael RG)

PROGRAMAÇÃO

>> 7 de junho, sábado: abertura da exposição (11h), com visita comentada (12h) pela curadora e pela artista Regina Silveira (12h)

A exposição também inclui:

>> Ativismo alimentar com Jorge Menna Barreto: degustação de sucos utópicos que investigam naturezas comestíveis locais com o artista e pesquisador;

>> Mônica Nador e JAMAC: artista e associação criada por ela no bairro Jardim Ângela são anfitriões de atividades transdisciplinares: arte, reflexão, ativismo e lazer em diálogo;

>> Ricardo Basbaum: ação performática reflete artisticamente sobre processos colaborativos e convivência.

Datas e horários serão divulgados em breve.


SERVIÇO

 EXPOSIÇÃO               Viva Maria

LOCAL             Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho, 842 – Vila Olímpia | (11) 3842 0634

PERÍODO                    de 7 de junho a 26 de julho de 2014
HORÁRIO                    de terça a sábado, das 10 às 19h

CURADORA                Maria Montero

ARTISTAS                   Fabiana de Barros e Michel Favre, Geraldo de Barros, Gustavo Speridião, Héctor Zamora, Hudinilson Jr., Jorge Menna Barreto, Michael White, Mônica Nador e JAMAC – Jardim Ângela Arte Clube, Pablo Lobato, Pedro Victor Brandão, Rafael RG, Regina Silveira, Ricardo Basbaum, Roberto Traplev, Rochelle Costi, Thomaz Farkas, Tiago Tebet, Tobias Putrih e Waldemar Cordeiro

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Solange Viana | solange.viana@uol.com.br
tel (11) 4777.0234

Comentários