“Proteína Estimulada", de Armarinhos Teixeira
Curadoria de Florence Antonio
Abertura: hoje, terça-feira, 17 de março, às 18h.
e-arte | Arte Hall |
Vista parcial da exposição de Armarinhos Teixeira
Armarinhos Teixeira apresenta série de esculturas
no Arte Hall
O Espaço e-arte, em parceria com o Arte Hall, inaugura em 17 de março de 2015, às 18h, a exposição “Proteína Estimulada”, do artista visual paulistano Ricardo Armarinhos Teixeira, conhecido apenas como Armarinhos Teixeira. A exposição, que tem curadoria de Florence Antonio, reúne uma série de 10 instalações e esculturas inéditas, unindo elementos como filamentos de fio sintético, tubulações de cobre e cabos de couro.
Através da fluidez de materiais tão insólitos como a poliamida, o couro e o cobre, o artista cria obras de anatomias híbridas, onde formas abstratas e texturas de cromatismo intenso dialogam com o espaço de uma forma absolutamente orgânica, evocando questões sobre genética animal ou organismos vivos entre nós. O destaque da exposição é uma instalação inédita, na qual tecidos como o couro e poliamida se envolvem em uma estrura de cobre. Um série de esculturas maleáveis em poliamida completam a exposição.
Desde 1996, Armarinhos Teixeira vêm pesquisando o uso da poliamida em suas esculturas. O material, derivado do petróleo, é resistente à fricção e à tração, não costuma deformar-se e é imune à humidade e à ação de ácidos e fungos. Os filamentos costumam ser lisos ou um pouco ondulados e a fibra curta e com grande variedade de grossuras. Em sua produção realiza trabalhos em diferentes linguagens e suportes, sempre em diálogo com a questão dos espaços e a reinvenção dos materiais.
|
Comentários
Postar um comentário