Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - GALERIS PILAR - “Alguma Cor: Renata Tassinari”

“Alguma Cor: Renata Tassinari”
Texto de Laura Vinci
Abertura: 05 de março de 2015, às 19h
Galeria Pilar


Galeria Pilar apresenta exposição inédita de Renata Tassinari
 Mostra complementa a retrospectiva da artista em cartaz no Instituto Tomie Ohtake 

A Galeria Pilar tem o prazer de apresentar, entre 05 e 28 de marco de 2015, a segunda exposição individual da artista Renata Tassinari na galeria. Esta exposição inédita complementa a retrospectiva da artista, em cartaz no Tomie Ohtake, que em cartaz percorre 30 anos de sua trajetória. A artista Laura Vinci assina o texto da exposição.
Nesta mostra, a artista reúne sua produção mais recente, uma série de paineis criados, ora em tinta acrílica, ora em óleo, nos quais a moldura faz parte do trabalho, colocando sua produção no limite entre a pintura e o objeto. Uma série de desenhos em inventivas composições de cores e formas completam a exposição.
Nos últimos anos a pintura de Renata Tassinari se transformou em um campo fértil de pesquisas e inovações. O quadro deixou de ser um elemento neutro e passou a fazer parte da estrutura da obra. A artista pinta sobre uma superfície de acrílico, que numa abordagem mais tradicional, seria parte do enquadramento de uma obra. Ao mesmo tempo, deixa a moldura de certas seções da obra cobrir apenas um papel em branco. Onde deveria haver a transparência do acrílico protetor de uma folha de desenho, vemos pintura e, inversamente, onde a folha de papel se deixa ver, há apenas o branco do papel que assim se transforma em cor.
Para a artista Laura Vinci,  que assina o texto da exposição, o trabalho de Tassinari é uma declaração profunda de admiração pela obra de Mira Schendel. “Mesmo quando os quadrados são levemente diferentes:  quando a cor está dentro da moldura acrílica deixando a borda branca aparecer”, completa ela.
A cor sempre foi um elemento fundamental na obra da artista. Colocar cores num quadro e pelo quadro habitar o mundo com cores. Essa é uma breve descrição do ela sempre buscou.
Para Taisa Palhares, que assina a curadoria da atual exposição da artista no Instituto Tomie Ohtake “ao mesmo tempo em que as diferentes texturas dos materiais potencializam a superfície colorida da tela, essas ações remetem a um questão central para a pintura contemporânea” Ainda segundo ela, “a tensão entre a autonomia da cor e a pintura como objeto manufaturado, é o que mais interessou a artista ao longo de sua carreira.
Numa recente matéria de jornal sobre a exposição de Renata Tassinari no Instituto Tomie Othake, a artista fez o seguinte comentário: “Eu quero que minhas pinturas tenham a alegria da cor das telas do Matisse, e considero mesmo que sou uma colorista”

SERVIÇO:
"Alguma Cor: Renata Tassinari"
Texto de Laura Vinci
Abertura: 05 de março de 2015, às 19h
Período expositivo: 06.03.15 a 28.03/15
Galeria Pilar
Santa Cecília: r. Barão de Tatuí, 389, tel. (11) 3661-7119. Ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h. www.galeriapilar.com

Comentários