Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - ZIPPER GALERIA - ABERTURAS


 
Aberturas:
"Jardim Cético" de Rodrigo Cunha
"Projetos da Minha Espera" de Eloá Carvalho
Terça-feira, 24 de março de 2015, às 19h
Zipper Galeria



Rodrigo Cunha explora a presença humana em paisagens idílicas, discutindo temas bucólicos na pintura ocidental

A Zipper Galeria inaugura no dia 24 de março, às 19h, "Jardim Cético", do artista Rodrigo Cunha. Nascido e residente em Florianópolis, o artista pesquisa a linguagem da pintura há mais de uma década e possui uma trajetória com diversas exposições individuais e coletivas. Sua pintura se destaca pela exploração de figuras humanas em pequena e média escala que habitam interiores semelhantes a residências permeados por objetos que contribuem com um tom por vezes misterioso às narrativas visuais.
Para essa mais nova exposição, o artista apresentará uma nova série de trabalhos que nasceram da tensão entre essa presença humana comentada em suas imagens e paisagens idílicas. Trata-se de um jogo entre essa dicotomia entre cotidiano habitado pelo homem e a natureza que serve como fundo, cenário ou mesmo janela de algumas de suas obras. O que esta entrada da paisagem campestre (por muitas vezes próxima à idéia de Arcádia) por trazer em termos de pintura para sua produção?
Para refletir sobre essa inquietude, o artista tem se dedicado à uma pesquisa iconográfica sobre a inserção de temas bucólicos na pintura ocidental, com destaque para as tradicionais reuniões de pequenos grupos humanos a descansar sobre a relva. Corpos nus, livres em um espaço predominantemente natural, reforçam o propósito da busca pela liberdade e até de uma certa licenciosidade carnal. Por fim, também contrastam com o caráter aparentemente urbano dos corpos que se deparam com essas paisagens e com o próprio percurso de Rodrigo Cunha.
Entre cidade e campo, urbe e rural, contemporâneo e tradicional, o artista compartilha com o público algumas possibilidades de jardins céticos da sua pureza, mas potentes no que diz respeito à sua circunscrição e recodificação de elementos visuais da história da arte.




Eloá Carvalho apresenta pinturas e desenhos no espaço Zip'Up

A temporada 2015 do projeto Zip´Up tem como segunda exposição a individual da fluminense Eloá Carvalho, sua estreia em SP. Depois de mostras em espaços importantes na cidade do Rio de Janeiro, como o Ibeu e o Museu da República, a artista exibe uma série de pinturas e desenhos em Projetos da minha espera na galeria paulistana. Carvalho extrai de fontes variadas, como a internet, os arquivos e os acervos, registros iconográficos que, por meio de um elaborado processo pictórico ou gráfico, geram novas contextualizações e circunstâncias. Assim, antigos visitantes de vernissages décadas atrás podem coexistir, visualmente, com figuras que podemos encontrar em eventos de hoje, por exemplo. A artista também opta por um tratamento menos ostensivo, mais opaco, nessa representação de espaço-tempo que serve para embaralhar certezas definitivas e abordagens mais estanques.

_____________________
SERVIÇO:
Rodrigo Cunha | Jardim Cético
Eloá Carvalho | Projetos da Minha Espera
Abertura: 24 de março de 2015, às 19h
Período expositivo: de 25 de março a 25 de abril de 2015
_____________________
@ Zipper Galeria
Jardim América: r. Estados Unidos, 1.494, tel. (11) 4306-4306. Seg. a sex., 10h/19h; sáb., 11h/17h. www.zippergaleria.com.br 

 
 
 

Comentários