Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - Grupo gaúcho Povo da Rua traz seu teatro para São Paulo



Grupo gaúcho Povo da Rua
traz seu teatro para São Paulo


O grupo Povo da Rua - teatrodegrupo, de Porto Alegre, apresenta, em São Paulo o espetáculo Os Dez Mandamentos da Capital. As apresentações (ao ar livre) acontecem no dia 18 de abril (sábado, às 12 horas), na Praça do Patriarca, Centro, e 19 de abril (domingo, às 11 horas), na Praça do 65, em Cidade Tiradentes.

A montagem é uma criação coletiva do Povo da Rua. A direção cênica é assinada por Evelise Mendes e o elenco é formado por Alessandra Carvalho, Denis Cruz, Evelise Mendes, Felipe Fiorenza, Rochelle Luiza e Kdoo Guerreiro.

Os Dez Mandamentos da Capital retrata a saga de um grupo de pessoas descontentes com o modelo de cidade que aprisiona, angustia e “coisifica” sentimentos e afetos. Insatisfeito, e movido por uma utopia, o grupo decide partir em busca da “terra prometida”, onde pretendem construir uma cidade ideal. No entanto, as coisas não saem como foram planejadas. As brigas pelo poder e a burocratização são os maiores obstáculos que encontram para a realização desse sonho.

A dramaturgia do espetáculo foi construída a partir de pesquisa em diversas fontes, entre elas, a Bíblia Sagrada - especialmente as passagens referentes a Moisés (considerado o primeiro legislador da história). Estudos relacionados a urbanismo e sociologia (mais precisamente sobre o processo de construção de Brasília, exemplo de cidade pré-programada e burocratizada) também foram realizados. Segundo a diretora Evelise Mendes, “todas estas questões levantadas passam pelas histórias das personagens, cujas sagas carregam um pouco das nossas angústias e desejos em relação à vida urbana”.

A apresentação em Cidade Tiradentes (19/4) integra a programação do mês de abril do Centro Cultural Arte em Construção.

Histórico

As apresentações em São Paulo foram viabilizadas pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas de Rua 2013 para o projeto Os 10 Mandamentos da Capital pelas Cidades do Brasil. O espetáculo foi contemplado também pelo Fundo de Apoio à Cultura, FAC - Pró-Cultura/RS, e estreou em novembro 2013, tendo realizado apresentações em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba e outras cidades gaúchas. Foi também indicado ao Prêmio Açorianos 2013 de Melhor Dramaturgia e, recentemente, participou do 6º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e 9º Festival Palco Giratório.

Serviço

Espetáculo: Os Dez Mandamentos da Capital
Com: Povo da Rua - teatrodegrupo (RS)
Direção cênica: Evelise Mendes
Elenco: Alessandra Carvalho, Denis Cruz, Evelise Mendes, Felipe Fiorenza, Rochelle Luiza e Kdoo Guerreiro.

Datas e locais
18 de abril (às 12h) - Praça do  Patriarca – Centro/SP
19 de abril (às 11h) - Praça do 65 - Cidade Tiradentes/SP (próx. ao “Terminal Velho”)
Informações: (11) 2285-5962
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Povo da Rua - teatrodegrupo

Atuante em Porto Alegre, RS, o Povo da Rua - teatrodegrupo, que completa 17 anos em 2015, tem origem nos movimentos sociais, apresentando intervenções em espaços públicos e na rua, juntamente com a pesquisa para sua primeira montagem. A trupe já participou de mais de 20 festivais de teatro e realizou sete espetáculos (sendo um deles, teatro de sala convencional), são eles: Os 7 Pecados do CapitalO Mistério das 4 ChavesPedro Malazartes da Silva; A Ciranda dos OrixásA Caravana da IlusãoOs Dez Mandamentos da Capital; e Zona Paraíso, que estreou em março de 2014.

A Caravana da Ilusão recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008 para montagem e apresentação em cidades gaúchas e o 1º Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009 para circulação em cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Financiamento Responsabilidade Social Corag 2012. Já Os 10 Mandamentos da Capital foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura, FAC - Pró-Cultura/RS. O espetáculo estreou em novembro 2013, com apresentações em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio, Taquara, Viamão, Alvorada, Campo Bom, Osório e GuaíbaRecebeu também o Prêmio Funarte Artes Cênicas de Rua 2013 para circular nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

O Povo da Rua mantém intensas atividades em oficinas em diversas áreas de manifestação artística e cultural, sendo atuante também na área da inclusão social. Nestes 17 anos, desenvolveu atividades de pesquisa de linguagem, treinamento de atores, estudo de pensamentos e temáticas contemporâneas, oficinas artísticas livres, além de montagem e apresentação de espetáculos. O grupo representou o Brasil, em 2000, no 7º Encontro Latino-Americano de Teatro Popular em Santa Fé/Argentina, e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR e a Rede Moinho Organizações de Artes Cênicas.


Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br
     




IMAGENS






VÍDEO



Publicado em 22 de dez de 2013
Teaser Os 10 Mandamentos da Capital

GrupoPovoDaRua 

Comentários