Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - CCBB promove ensaios abertos de OVONO, produção teatral futurista de Ricardo Karman

Ovono (ensaio) -foto de Bernardo Galegale


Marca Chapada
CCBB promove ensaios abertos de OVONO,
produção teatral futurista de Ricardo Karman

Ovono (ensaio) -foto de Ricardo karman-13 -b.jpgNos dias 29, 30 e 31 de outubro - sábado e segunda (às 20h) e domingo (às 19h) – o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza ensaios abertos de OVONO, novo espetáculo da Kompanhia do Centro da Terra, com entrada franca. Haverá bate-papo com a plateia após as apresentações.

A montagem, que estreia dia 5 de novembro, tem direção do artista multimídia Ricardo Karman, reconhecido por montagens ousadas e inusitadas.

Ovono é uma aventura de ficção científica, satírica e filosófica, na qual um gigantesco osso vindo do espaço está prestes a destruir a Terra. A única esperança do planeta é Ovono, o mais perfeito cérebro artificial já criado, mas esta “máquina” está aprendendo a pensar – a ter sentimentos – e pode não estar preparada para a difícil missão de destruir o objeto ameaçador e salvar a humanidade. 

Além de Ricardo Karman (texto, direção e cenografia), a ficha técnica traz Amir Admoni na direção de animação e vídeo, Tito Sabatini como diretor de projeto multimídia, José de Anchieta no figurino, Domingos Quintiliano na iluminação e Otávio Donasci em projeto e consultoria de inflável. O elenco é formado por Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e César Brasil.

O enredo discute a ambição pelo progresso tecnológico no decorrer da evolução da civilização. Com uma linguagem multimídia inusitada a encenação ousa em técnicas de vídeo maping com projeções em suportes esféricos e infláveis (seres e imagens criadas digitalmente). Ricardo Karman e a Kompanhia do Centro da Terra levam para o teatro uma reflexão fundamental sobre os rumos do progresso e o ônus do desenvolvimentismo irrefreável em nossa época. OVONO é híbrido de teatro, mímica, vídeo e animação computadorizada: as personagens interagem com animações digitais, criando uma dinâmica cênica que mistura o real e o virtual - linha mestra da pesquisa de 27 anos da Kompanhia.

A criação de Karman foi inspirada, de forma irônica, na corrida espacial dos anos 60 e 70, em filmes de ficção científica como 2001 - Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) e no livro de Gênesis (Bíblia). O osso arremessado para o alto por um macaco (no filme) como alusão ao brilhante futuro da raça humana, marca a utopia do final do século XX. O eloquente orgulho da inteligência humana, das conquistas tecnológicas e da exploração do espaço contrasta aqui com um futuro perverso, com o ônus do modelo de progresso insustentável. Este é o contexto da parábola de OVONO: o Osso retorna e ameaça quedar-se, gigantesco, sobre nossas cabeças com o efeito devastador de uma bomba atômica.

Ovono é um computador dotado de inteligência artificial; é o paroxismo do intelecto humano, a mais sofisticada idealização da tecnologia, a mimese da inteligência humana. Segundo o diretor, a sociedade do consumo confunde evolução tecnológica com desenvolvimento civilizatório. “Há uma certa hipnose gerada pela tecnologia que nos ilude, infla nossa autoestima e nos faz sentir orgulho da nossa raça. Percebemos de forma irrefutável um evolucionismo sempre benéfico. Tecnologia não deveria ser a única referência para o desenvolvimento da civilização. O verdadeiro progresso deveria ser o da evolução humana e dos ganhos sociais de toda a população”, explica o diretor.

Para Ricardo Karman “o desafio em OVONO é manter a ‘simplicidade’ teatral sem deixar transparecer o inerente rigor técnico e a sofisticação eletrônica para que a história tenha um curso natural e envolvente, diante de uma dramaturgia que assume meios digitais de comunicação como ponte para a estética contemporânea”. Ele ainda explica o significado do título: “ovon-o” remete a novo, a grafia é o contrário de “o-novo”.

Ficha técnica

Espetáculo: OVONO 
Texto e direção geral: Ricardo Karman
Diretor de animação e vídeo: Amir Admoni 
Diretor de projeto multimídia: Tito Sabatini
Elenco: Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e César Brasil.
Assistência de direção: Bernardo Galegale
Figurinos: José de Anchieta
Iluminação: Domingos Quintiliano
Cenografia: Ricardo Karman
Dramaturgista: Rui Condeixa Xavier
Sonoplastia: Ricardo Karman e  Bernardo Galegale 
Projeto e consultoria de inflável: Otávio Donasci
Consultor de imagem: Hugo Mendes e Damian Campos
Projeto gráfico: Keren Ora Karman
Administração: Norma Lyds
Produção executiva: Vivian Vineyard; 
Contra regra: Cesar Brasil
Costureira: Lande Figurinos
Fotografia: Leekyung Kim
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação 
Idealização: Kompanhia do Centro da Terra
Realização: Centro Cultural Bando do Brasil
Patrocínio: Banco do Brasi
lIMAGENS

Ovono (ensaio) -foto de Bernardo Galegale -12

Ovono (ensaio) -foto de Ricardo Karman -11 b

Ovono (ensaio) -foto de Bernardo Galegale -12 (1)

Ovono (ensaio) -foto de Ricardo karman-13 -b (1)


Serviço

Espetáculo: OVONO
ENSAIOS ABERTOSDias 29, 30 e 31 de outubro
Sábado e segunda (às 20h) e domingo (às 19h)
Grátis (distribuição de senhas 1h antes)

Estreia: dia 5 de novembro de 2016
Horários: sábado e segunda (às 20h) e domingo (às 19h)
Temporada: até 12 de dezembro
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Funcionamento/bilheteria: das 9 às 21h, de quarta a segunda. Pela Internet: www.ingressorapido.com.br
Duração: 100 minutos. Recomendação: 16 anos. Capacidade: Gênero: Ficção científica (drama). 

Centro Cultural Banco do Brasil (130 lugares)
Rua Álvares Penteado, 112. Centro/SP
Tel: (11) 3113.3651 / 3113.3652. Capacidade: 130 lugares.
Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física / Ar-condicionado / Loja / Café Cafezal
Estacionamento: Estapar – Rua Santo Amaro, 272 – R$ 15,00 pelo período de 5h.
É necessário carimbar tíquete na bilheteria do CCBB. 
Transporte gratuito: uma van faz o traslado gratuito no trajeto estacionamento - CCBB. Na volta, parada no Metrô República antes do estacionamento.


Assessoria de imprensa - espetáculo
Eliane Verbena - verbena@verbena.com.br
Tel: (11) 2738.3209 / 9.9373-0181

Assessoria de Imprensa - CCBB
Wagner Vasconcelos wvasconcelos@bb.com.br      
Rafael Inhudes rafaelinhudes@bb.com.br
Augusto Mendonça gutomendonca@bb.com.br
Tel: (11) 3534.6761




 
 
 

Comentários