Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - Cia Danças Claudia de Souza celebra 20 anos com “Beija minha mão”



Imagem inline 1

Cia Danças Claudia de Souza celebra
20 anos com “Beija minha mão”

Trabalho estreia no Centro Cultural Olido e encerra a trilogia do samba,  
iniciada em 2012 pela companhia. 
Dentro da pesquisa a respeito do Samba, sua origem e tradição, surgiu a proposta da Trilogia Samba. Nessa investigação, dois trabalhos já estão no repertório da Cia: Profanação (2012) e Roda de Pólvora (2014). O terceiro e último trabalho, Beija minha mão, faz temporada de estreia de 6 a 9 de outubro, no Centro Cultural Olido (Sala Paissandu), encerrando as comemorações dos 20 anos da Cia Danças Claudia de Souza, "Projeto Danças 20 anos", contemplado pela 18ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Em Beija minha mão, a Cia verticaliza a compreensão sobre o Samba enquanto um processo ritualístico, que vem dialogar com o interesse de tratar os aspectos sociais e relacionais da cultura brasileira para além de seu folclore. O espetáculo se desenvolveu a partir da construção de um estado corporal subjetivo - o estado de Liminaridade - de colocar-se no limite, ou entre dois estados diferentes de consciência e existência, exigindo do intérprete uma entrega, presença, atenção; em suma, uma fisicalidade própria. Este estado de Liminaridade vem, então, somar elementos e sensações à pesquisa de linguagem desenvolvida ao longo dos 20 anos de existência da Cia.
Dessa forma, a dramaturgia desenvolvida aciona estímulos sensoriais, entrando em contato com a história, memória e o corpo de cada intérprete.
O público, por sua vez, mais que um espectador, torna-se uma parte ativa da instauração deste estado. Um contato que não se dá somente no plano físico, pele-com-pele, mas que é imantado à distância, pela construção coletiva de um ambiente e de um outro modo de estar.
__________________________________________
Serviço: Cia Danças Claudia de Souza estreia "Beija minha mão"

Quando: de 06 a 09 de outubro (quinta a sábado, às 20h; e domingo, às 19h)
Onde : Centro Cultural Olido – Sala Paissandu - Avenida São João, 473 - 2º andar - Centro São Paulo/SP Tel.: 11 3397-0171
Lotação: 136 lugares
Ingressos: Entrada gratuita (retirar ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro)
Classificação Indicativa: livre
Duração: 50 minutos.

Sobre a Cia

Cia. Danças Claudia de Souza vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança há 20 anos por meio de uma intensa atividade que tem como foco a pesquisa, criação, difusão e formação cultural, o que evidencia a construção de uma linguagem própria, com trabalhos que exploram questões ligadas ao contexto sócio cultural brasileiro, relevantes para a formação de sua identidade corporal.
Com o intuito de utilizar a individualidade do intérprete, absorvendo e transitando por diversas técnicas corporais, Claudia de Souza e Cia. Danças, em 1996, dão início a um processo de pesquisa que visa o resgate de uma identidade corporal brasileira, através da criação de um corpo e de um processo de criação híbridos que envolvem a criatividade, a técnica, o estudo, a experimentação e a subjetividade como forma de retratar a diversidade expressiva da cena contemporânea, entendendo a cultura como um conjunto de manifestações que se referem a tudo aquilo que nós humanos colocamos no mundo. 
Iniciou-se um diálogo com a cultura popular, primeiramente com a Capoeira que proporcionou ao bailarino um novo olhar para o movimento explorado até então.
A dramaturgia desenvolvida nos trabalhos da Cia Danças surge através de estímulos que propõem ao bailarino entrar em contato com sua história pessoal e com a memória cultural que nele se inscreve.
O corpo buscado pela companhia retrata esta história e sua cultura, determinando a maneira como ele percebe e se insere no
mundo, entendendo que não podemos agir ou interagir se não for através deste veículo.  
A Cia Danças Claudia de Souza consolida sua trajetória artística, construindo uma linguagem baseada na investigação de um corpo brasileiro, através do resgate de nossa cultura e da ressignificação de códigos e conceitos, trazendo à tona questões sobre técnica, estética, identidade e representação social numa experiência relacional que perpassa o social, o histórico, o político e o simbólico.   


Ficha Técnica:
Direção Geral: Claudia de Souza
Assistente de Direção: Cristiana de Souza
Elenco: Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Janaína Castro, Yeda Peres
Assistência de palco: Carolina Tomaz, Rozmarie Araruna e Douglas Salgado
Edição de trilha sonora: Clara Portela
Iluminador: Flávio M.Silva
Programação Visual – Luiz Trigo (Voga Design Gráfico)
Fotografia – Noélia Najera
Assessoria de Imprensa - Elaine Calux
Coordenação de Produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção)
Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro e Espaço Cia Danças 

Classificação Indicativa: livre
Duração: aproximadamente 50 minutos.







APRESENTAÇÃO
A Cia. Danças Claudia de Souza, companhia paulistana de dança contemporânea, desenvolve há 20 anos um trabalho autoral de pesquisa de linguagem, através de obras que exploram questões ligadas ao contexto sociocultural brasileiro, tendo como foco a criação de uma identidade corporal que exprima as relações do ser humano na contemporaneidade, promovendo a pesquisa, a criação, a difusão e a formação cultural.
Da fusão entre diversas técnicas e estímulos corporais, originalmente entre a Dança Clássica e Dança Moderna e, depois, a Capoeira, criou-se um universo de inspiração que se expandiu para as Danças Sociais Brasileiras, as Artes Visuais, a Improvisação, o Teatro, a Educação Somática e outras expressões, originando, assim, uma pesquisa que, com o objetivo de criar uma linguagem própria, está baseada no resgate da cultura brasileira, transcendendo suas manifestações folclóricas e abordando a cultura como um fator determinante para a construção da nossa corporalidade.
A pesquisa de linguagem desenvolvida por Claudia de Souza e a Cia. Danças busca, então, a identidade de um corpo dançante brasileiro e traz em cena o intérprete como criador e transformador do movimento. Dentro desta investigação, a companhia aborda a relação do bailarino-intérprete com seu próprio corpo, além da sua relação com o corpo do outro (bailarinos e público) e com outros fatores do movimento, como o Espaço e o Tempo. Os afetos, as emoções e sensações que permeiam estas relações configuram-se como temáticas para a pesquisa corporal e dramatúrgica.
Para a Cia Danças, este caráter multidisciplinar traz consistência para a produção artística e, a partir da pesquisa prática (que passa por técnicas universais da dança, das artes do corpo e das artes cênicas) e da reflexão e pesquisa teórica (que, de acordo com as especificidades de cada trabalho, pode transitar pelas ciências, pela sociologia, pela filosofia, pela literatura) tem-se o que Claudia de Souza busca como uma reflexão acerca da contemporaneidade.
Comprometida com o fortalecimento da dança contemporânea enquanto linguagem artística, a Cia Danças Claudia de Souza se torna com o passar dos anos um núcleo criativo, composto por artistas e pesquisadores que contribuem para a formação, no âmbito social, de uma cultura de reflexão fundamentada na arte. Além de primar pela excelência artística de seu trabalho, a companhia percebe a importância de atividades que confluam para a elaboração e difusão de material documental e reflexivo sobre a criação, a investigação e a produção de arte, e de práticas que priorizem a democratização e o acesso à formação e informação cultural.

Trilogia Samba
Um pouco sobre a pesquisa e coleta do material para criação dos espetáculos da Trilogia Samba.
Dentro da pesquisa e investigação do Samba, a Cia percebe que há muito a ser trabalhado e encenado; para isso surgiu a proposta da Trilogia Samba. Nessa investigação, dois trabalhos já estão no repertório da Cia: Profanação (2012) e Roda de Pólvora (2014) e o terceiro e último trabalho, Beija minha mão, com estreia prevista para outubro na Galeria Olido, de 06 a 09.
Durante o período de coleta de material, a companhia passou a compreender o Samba enquanto um processo ritualístico que vem dialogar com o interesse de tratar os aspectos sociais e relacionais da cultura brasileira para além de seu folclore. Desde as primeiras investigações em dança contemporânea, Claudia de Souza já experimentava o que hoje consegue conceituar como corpo-ritual. No início, a aproximação com a capoeira abriu espaço para trabalhar com as tradições, através da cultura popular e sua ancestralidade. A percepção desse estado que, no primeiro momento da pesquisa, se traduziu como um estado de atenção criativa e de ação, que são elementos por onde a capoeira transita, revelou-se como um potente atributo para o intérprete utilizar a seu favor durante a coreografia das diferentes obras do repertório. Assim, a capoeira interessou num primeiro momento, para além de sua movimentação, como uma prática relacional brasileira que se dá por meio do corpo, da presença e do jogo estabelecido entre os presentes na roda, e no nosso caso, na cena – o jogo cênico.
Das pesquisas em diferentes grupos de capoeira, a tradicional roda de samba praticada ao final de cada jogo foi se revelando como outra potente referência para a investigação do corpo-ritual. Deste modo, a pesquisa corporal da companhia com a capoeira foi aos poucos se somando às práticas do samba de raiz, o que rendeu material para a Trilogia Samba. Deste contato intenso com a capoeira e com o samba, assomou-se outra prática afro-brasileira e popular que experimenta este corpo-ritual: a umbanda e, em seguida, o candomblé.
Ao longo de 20 anos, a companhia desenvolveu um conjunto de estados, sensações e pensamentos que se organizam de tal forma que se faz comunicar por códigos autorais tanto estéticos quanto sensoriais, e que somente após esta longa trajetória podem ser reconhecidos. A este conjunto damos o nome de corpo-ritual.
Um pouco sobre o que chamamos de corpo-ritual.
A vivência (em campo, inclusive) que esbarramos nos rituais das religiões afro-brasileiras, que nos têm levado à experiência do estado corporal vividos nesses encontros, um estado de liminaridade que tem sido o que experienciamos nesse processo.
Liminaridade (do Latin līmen): é um estado subjetivo, de ordem psicológica, neurológica ou metafísica, consciente ou inconsciente, de estar no limite ou entre dois estados diferentes de existência.
Nesse caminho, encontramos um estado corporal que nos modifica, exigindo do intérprete uma entrega, presença, atenção, em suma, uma fisicalidade própria. Modificando o tônus muscular, a percepção, o foco, entre outros aspectos, o estado de liminaridade vem somar elementos e sensações à pesquisa de linguagem desenvolvida nos 20 anos de existência da Cia.
A experimentação e apropriação do que chamamos de corpo-ritual tem nos feito repensar e transformar a forma de estar na cena, a forma do sentir e estabelecer contato entre os bailarinos e, sobretudo, as relações estabelecidas indiretamente entre os bailarinos e o público. Dessa forma, a dramaturgia desenvolvida aciona estímulos, entrando em contato com a história, memória e o corpo de cada intérprete.
O público, mais que um espectador, torna-se uma parte ativa da instauração deste corpo-ritual. Um contato que não se dá somente no plano físico, pele-com-pele, mas que é imantado à distância, pela construção coletiva de um ambiente, de um outro modo de estar.

 Elaine Calux - assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Comentários