Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - CINECLUBE ARAUCÁRIA - Em outubro, especial para crianças, cinema turco e homenagem à Ingrid Bergman




 Cinema Turco - Um Doce Olhar -b

LogoVerbena-azul.jpg
Em outubro, especial para crianças, cinema turco e
homenagem à Ingrid Bergman no Cineclube Araucária

A VISITA -b.jpgA programação integra o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão e acontece no Espaço Cultural Dr. Além. Entrada franca.

Em outubro, três mostras de cinema agitam a tela do Cineclube Araucária em Campos do Jordão. A primeira, Especial Crianças, é dedicada aos pequeninos no mês em que é celebrado o Dia das Crianças. Na sequência, o Panorama do Cinema Turco contempla a filmografia de mais um país, como vem ocorrendo a cada mês, desde o início do ano. E a terceira, Retrospectiva Ingrid Bergman, reverencia uma das maiores estrelas da sétima arte de todos os tempos.

A mostra Especial Crianças ocorre de 17 a 20/10 (segunda a quinta, às 9h e às 14h), formada pelos filmes: As Aventuras de Peter Pan, de Clyde Geronimi e Wilfred Jackson; O Mundo dos Pequeninos, de Hiromasa Yonebayashi; Um Conto Americano - O Tesouro de Nova Iorque, de Larry Latham; A Fuga das Galinhas, de Peter Lord e Nick Park.

Entre os dias 20 e 23/10 (quinta a domingo) acontece o Panorama do Cinema Turco com exibição respectiva dos longas-metragens: 3 Macacos, de Nuri Bilge Ceylan;Canakkale 1915, de Yesim Sezgin; Barcos de Casca de Melancia, de Ahmet Ulukay; e Um Doce Olhar, de Semih Kaplanoglu. Na matinê, Sinbad: A Lenda Dos Sete Mares, de Patrick Gilmore e Tim Johnson.

E a estrela Ingrid Bergman pode ser vista na tela do Cineclube, no período de 27 a 30/10 (quinta a domingo), nos seguintes filmes: A Visita, de Berhard Wicki; Stromboli, de Roberto Rossellini; Sonata de Outono, de Ingmar Bergman; e Casablanca, de Michael Curtiz. Na matinê, Princesa Anastácia, de Don Bluth e Gary Goldman.

Realizado com o apoio do ProAC, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão começou em fevereiro e segue até novembro, promovendo um total 20 mostras de cinema. A cada mês, além de mostras temáticas, um país diferente tem a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Brasil, França, Finlândia e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia, Argentina, China, Continente Africano, França e Turquia.

Na programação de 2016 constam ainda palestras, oficinas e seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que estarão na segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para dezembro no Espaço Cultural Dr. Além.

Panorama do Cinema Turco

Cinema Turco - 3 Macacos -bb.jpgTudo indica que o cinema turco começou a se projetar para o mundo em 1914, com a realização do documentário A Demolição do Monumento Russo em St. Stephen’ por Fuat Uzkinay, seguido de O Casamento de Himmet Aga’, concluído em 1919. A partir da década de 1960, começou a seguir uma trajetória mais abrangente. Dessa fase, o destaque é para Verão Seco, de Metin Erksan, focado na realidade rural, premiado no Festival de Berlim em 1964. Na década de 70, com a popularização da televisão, o prestigio do cinema na Turquia sofreu um forte declínio que só foi recuperado a partir da década de 90, por conta do trabalho de jovens cineastas que conseguiram colocá-lo definitivamente no circuito mundial com a abordagem de temas psicológicos e sociais, sobretudo os relacionados aos direitos da mulher. Hoje, na Turquia são produzidos 200 títulos por ano e muitos deles são reconhecidos pelos principais festivais internacionais como Berlim, Cannes e Veneza. Esse salto qualitativo se deve principalmente à criação de cursos especializados em cinema, nas universidades locais. Os diretores turcos mais reverenciados internacionalmente são: Fatih Akin (As Margens da Vida), Yilmaz Güney (Yol), Nuri Bilge Ceylan (Três Macacos / Climas); Semih Kaplanoglu (Um Doce Olhar), Ahmet Uluçay (Barcos de Casca de Melancia), Selim Günes (Branco Como a Neve), Yesin Sezgin (Canakkale 1915).

Ingrid Bergman

Ingrid Bergman - Casablanca -bb.jpgAtriz sueca considerada pela crítica especializada como uma das maiores estrelas do cinema de todos os tempos, tida mesmo como a sucessora de Greta Garbo, ganhou o Oscar somente três vezes. Muito pouco pelo talento esbanjado nos mais de 50 filmes em que atuou, trabalhando com os diretores mais emblemáticos da história da sétima arte, como Jean Renoir, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock e Roberto Rossellini, pai de três dos seus quatro filhos. Seu caso de amor com o cineasta italiano enquanto ambos ainda estavam casados ​​provocou a indignação da hipócrita sociedade estadunidense, tendo um senador declarado que ela era "uma poderosa influência para o mal", o que lhe rendeu o “convite” para deixar o país. Tanto melhor para ela e para o mundo. “Escolher quatro de seus filmes para compor uma mostra em sua homenagem foi das tarefas mais difíceis enfrentadas na elaboração da programação do Cineclube Araucária para todo o ano de 2016”, revela o curador Cervantes Souto Sobrinho.


Programação - outubro/2016

Especial Crianças

17/10 (segunda, às 9h e às 14h)
As Aventuras de Peter Pan (Peter Pan)
De Clyde Geronimi e Wilfred Jackson. EUA. 1953. 75’. Livre
Sinopse: Wendy e seus irmãos embarcam em aventuras fantásticas com o herói das suas histórias para dormir, Peter Pan. Com fé, confiança e um pouco do pozinho mágico da fadinha Tinker Bell, Peter lhes ensina a voar e os leva até a Terra do Nunca.

18/10 (terça, às 9h e às 14h)
O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arrietty)
De Hiromasa Yonebayashi. Japão. 2010. 90’. Livre.
Sinopse: Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, tomando todos os cuidados para não serem percebidos. Porém, quando um jovem doente se hospeda na casa, Arrietty acredita que poderá manter uma amizade com ele.

19/10 (quarta, às 9h e às 14h)
Um Conto Americano – O Tesouro de Nova Iorque (An American Tail)
De Larry Latham. EUA. 1998. 90’. Livre.
Sinopse: Fievel tem um plano para tornar rica a sua família. Com a ajuda dos seus amigos Tony e Tigre, ele descobre o misterioso mapa do tesouro que leva a um mágico e secreto mundo que existe em baixo da cidade. Lá, o bravo ratinho conhece a princesa Cholina, que tem a chave do tesouro real.
           
20/10 (quinta, às 9h e às 14h)
A Fuga das Galinhas (Chicken Run)
De Peter Lord e Nick Park. UK / EUA / França. 2000. 82’. Livre.
Sinopse: Enquanto as galinhas da sinistra granja da Senhora Tweedy sonham com uma vida melhor, uma inteligente galinha chamada Ginger tece planos para escapar da cooperativa voando. O único problema é que as galinhas não podem voar... ou será que podem?
IMAGEM
Especial Crianças -O Mundo dos Pequeninos -b

EspecialCrianças -A Fuga das Galinhas -b

Especia lCrianças -As Aventuras de Peter Pan

EspecialCrianças -Um Conto Americano, O Tesouro de Nova Iorque


Panorama do Cinema Turco

20/10 (quinta, às 19h30)
3 Macacos (Üç Maymun)
De Nuri Bilge Ceylan. Turquia. 2008. 109’. 12 anos.
Sinopse: Um político atropela e mata um estranho em uma estrada escura. Para evitar o risco de ser prejudicado em sua carreira política às vésperas de uma eleição, ele suborna seu motorista, para que assuma o acidente e seja preso pelo crime. Em troca, paga uma soma em dinheiro à família do motorista durante a prisão.

21/10 (sexta, às 19h30)
Canakkale 1915 (Çanakkale 1915)
De Yesim Sezgin. Turquia. 2012. 100’. 12 anos.
Sinopse: Ao final da Guerra do Balkãs, os otomanos sofreram uma grande derrota. Todos tiveram que deixar suas casas e partir para Istambul ou para a Anatólia. Logo em seguida, o começo da primeira guerra mundial dá origem à convocação dos jovens para o serviço militar. Entre eles estão Veli e Mehmet Ali. Juntos, lideram uma das maiores lutas da história turca.

22/10 (sábado, às 19h30)
Barcos de Casca de Melancia (Karpuz Kabugundan Gemiler Yapmak)
De Ahmet Ulukay. Turquia. 2004. 97’. Livre.
Sinopse: Dois adolescentes ganham a vida em trabalhos temporários. Um como aprendiz de barbeiro e o outro vendendo melancias. À noite eles tentam montar uma máquina de projetar filmes. A única pessoa que os apoia é um demente que perambula pelo lugar. Inspirado na paixão do diretor pelo Cinema, o filme foi rodado no seu vilarejo natal, com pessoas do local.

23/10 – MATINÊ - (domingo, às 15h)
Sinbad: A Lenda Dos Sete Mares (Sinbad: The Legend of Seven Seas)
de Patrick Gilmore e Tim Johnson. EUA. 2003. 86’. Livre.
Sinopse: Sinbad, o aventureiro famoso que cruzou os sete mares, passou a vida correndo riscos. Acusado de roubar o Livro da Paz, Sinbad deve encontrá-lo e recuperá-lo se não quiser que matem o seu melhor amigo. Mas Éris, a deusa da discórdia, coloca Sinbad em uma situação difícil: ele deve ir até o Tártaro buscar o precioso artefato.

23/10 (domingo, às 18h)
Um Doce Olhar (Bal)
De Semih Kaplanoglu. Turquia. 2010. 103’. Livre.
Sinopse: Yusuf é um garoto turco que está aprendendo a ler e a escrever. Nas horas vagas ele ajuda o pai, um apicultor que guarda as colmeias nos galhos mais altos de uma misteriosa floresta. Até que um dia seu pai parte para um local mais distante.
IMAGEM


Cinema Turco - 3 Macacos -ab




Cinema Turco - Barcos de Casca de Melancia -b



Cinema Turco - Canakkale 1915 -b



Cinema Turco - Um Doce Olhar -b


Retrospectiva Ingrid Bergman

27/10 (quinta, às 19h30)
A Visita (The Visit)
De Berhard Wicki. EUA. 1964. 100’. 14 Anos.
Sinopse: Karla Zahanassian, uma mulher rica retorna para a aldeia decadente da qual tinha sido expulsa anos antes. Ela havia tido um filho com Serge Miller que negou a paternidade. O objetivo dessa “visita” é realizar um desejo e fazer um acordo com os moradores, em troca de uma grande soma de dinheiro.

28/10 (sexta, às 19h30)
Stromboli (Stromboli, Terra di Dio)
De Roberto Rossellini. Itália. 1951. 107’. Livre.
Sinopse: Após o fim da 2ª Guerra, para deixar o campo de concentração de Farfa, Karen, uma lituana, se casa com Antonio. Porém a vida com Antonio, numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é muito dura e Karen não consegue se acostumar entrando em conflito com o marido e também com a população local.

29/10 (sábado, às 19h30)
Sonata de Outono (Höstsonaten)
De Ingmar Bergman. Suécia. 1978. 92’. 14 Anos.
Sinopse: Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é um artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças.

30/10 – MATINÊ – (domingo, às 15h)
Princesa Anastácia (Anastasia)
De Don Bluth e Gary Goldman. EUA. 1997. 85’. Livre.
Sinopse: Aparentemente o Czar e toda a sua família morreram durante a Revolução Russa, mas após alguns anos surge um boato de que a Princesa Anastásia teria sobrevivido. Sua avó, que vive em Paris, ofereceu uma alta soma para quem encontrasse sua neta, apareceram várias "Anastasias" sonhando com a recompensa.

30/10 (domingo, às 18h)
Casablanca (Casablanca)
De Michael Curtiz. EUA. 1942. 102’. 12 Anos.
Sinopse: Durante a Segunda Guerra, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava por Casablanca. O exilado americano Rick Blaine refugiou-se na cidade dirigindo a sua principal casa noturna. Quando um casal pede ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado.

IMAGENS
  1.  Ingrid Bergman - Casablanca -b



 Ingrid Bergman - A Visita -b


Ingrid Bergman - Stromboli -b

 Ingrid Bergman - Sonata de Outono -b



Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
17 a 20/10 - Especial Crianças
Segunda a quinta (às 9h e às 14h)
20 a 23/10 - Panorama do Cinema Turco
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)
27 a 30/10 – Retrospectiva Ingrid Bergman
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)

Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Grátis. Informações: (12) 3664-2300


Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181 / 2738-3209 - verbena@verbena.com.br















Comentários