Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

VISUALARTV - PROGRAMAÇÃO DA CASA DE CULTURAL VILA GUILHERME - CASARÃO


PROGRAMAÇÃO DA CASA DE CULTURAL VILA GUILHERME - CASARÃO


Histórico
Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão é um equipamento público da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurada em 11 de junho de 2016 e localizada no coração da Vila Guilherme, o Casarão é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo. 
O prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico, construído em 1924, para abrigar o Grupo Escolar de Vila Guilherme, conta com 3.000 m² e mais de 16 salas multiusos, além de uma ampla área externa e pátio interno. As atividades oferecidas no espaço buscam atender a demanda da comunidade com oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibições de filmes, entre outros. Confira o histórico completo nos links a seguir:


Endereço: ​Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme | São Paulo | SP | 02067-070 | Brasil
Tel .: (11) 2909-0065 | . Casarao@casadecultura.ccj.art br


Atividades:
OFICINA DE CAPOEIRA
O Coletivo Semeando, por meio do grupo Cordão de Ouro, trás em suas aulas a prática da capoeira regional, que é um estilo esportivo de capoeira em pé, mais rápido e jogado, mesclando algumas vezes com a capoeira de angola que tem em sua essência o jogo de capoeira mais lento e cadenciado. 
As oficinas são ministradas pelo professor Álvaro, que trabalha com aquecimentos anaeróbicos para desenvolver a resistência física nos frequentadores, além de trazer a parte técnica e os movimentos primordiais da capoeira.
Terças e quintas, das 18h às 19h30, sábados, das 14h às 15h30.
Livre para todos os públicos.

OFICINA DE CAPOEIRA
As oficinas de capoeira do Projeto Negralizando buscam fortalecer a cultura popular brasileira através da arte. Para além da capoeira a oficina passa por movimentos populares como o jongo, coco de roda, maculelê e tiririca, construindo um caminho didático para que os frequentadores possam absorver e se apropriar de suas raízes.
Em parceria com Capoeira Mandinga, as oficinas são ministradas pelo Professor Moleque.
Quartas e sextas, das 18h às 19h30, sábados, das 10h às 11h30.
Não recomendado para menores de 7 anos.

OFICINA DE CAPOEIRA
Através da música, performance, arte marcial, condicionamento físico, entre outros, a Tradicional Capoeira Brasil tem como intuito levar quem frequenta suas oficinas a ter uma nova visão da capoeira tradicional. Respeitando o limite de cada aluno as oficinas são abertas para crianças, jovens, adultos, pessoas com mobilidade reduzida e até para a terceira idade por meio de exercícios fisioterápicos.
As oficinas são ministradas pelo contra-mestre Roger (Cabeleira) que busca resgatar o histórico da capoeira tradicional para além da prática.
Sextas e sábados das 16h às 17h30.
Livre para todos os públicos.

OFICINA DE MUAY THAI
A oficina de Muay Thai com Álvaro dos Santos Lima busca trabalhar nos treinos o condicionamento físico, a resistência e a técnica da luta. Sendo uma arte marcial surgida na Tailândia, o Muay Thai hoje é usado também como defesa pessoal, mas o professor Álvaro trabalha com a ideologia que a luta não é para incitar a violência, quanto mais se pratica menos violento o atleta fica. Para além dos treinos práticos a oficina aborda a história da arte e os princípios dela.
Quartas e sextas, das 18h às 19h30, sábados, das 16h às 17h30.
Não recomendado para menores de 7 anos.

OFICINA DE HIP HOP
O Hip Hop é uma cultura artística que começou na década de 70 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, se espalhando rapidamente para áreas latinas e afro-americanas da cidade de Nova York. 
A oficina de Hip Hop do Casarão é ministrada pelo Projeto Negralizando que tem por objetivo afirmar e multiplicar a cultura negra, trazendo as raízes da dança que nasceu como um movimento de resistência negra norte americana.
Instrutores: Fellipe Raul e Guilherme Raul.
Terças e quintas, das 18h às 19h, sábados, das 16h às 17h.
Não recomendado para menores de 7 anos.

OFICINA DE SAMBA ROCK
O Samba Rock é um bem cultural dos negros de São Paulo, surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia da cidade no final da década de 50. Inspirada nos passos marcados do funk e do soul misturada ao rock n roll e ao samba, a dança se popularizou no Brasil e no mundo.
As oficinas de Samba Rock no Casarão são ministradas pelo Projeto Negralizando que traz toda a criatividade, orgulho e autoestima elevada presentes no ritmo e nos passos da dança.
Instrutores: Fellipe Raul, Guilherme Raul e Adriana Souza.
Terças e quintas, das 19h às 20h, sábados, das 17h às 18h.
Não recomendado para menores de 10 anos.

OFICINA DE TEATRO PARA NÃO ATORES
A oficina proporciona através da linguagem teatral o desenvolvimento da capacidade de expressão para superar a timidez e a inibição, ampliando a capacidade de comunicação e contribuindo no processo da criatividade. Usando recursos lúdicos que concilia corpo, voz e imaginação a oficina visa contribuir aos frequentadores no campo pessoal, social e profissional.
Com o diretor de artes cênicas Miguel Angel Saavedra Aguilar.
Inicio dia 30/07, sábados das 15h às 18h.
Não recomendado para menores de 15 anos. Inscrição na recepção do Casarão.

OFICINA DE TEATRO “O ATOR CRIADOR”
A oficina de teatro “O Ator Criador” tem o intuito de levar o participante a pensar o trabalho do ator de maneira mais ampla, incluindo outros elementos do teatro para além da atuação, improviso e jogos teatrais. A oficina pretende explorar também os figurinos, trilhas, objetos de cena e etc. Para que o participante tenha uma vivência próxima da metodologia colaborativa de trabalho, muito presente no dia a dia dos grupos de teatro da cidade.
De 09/09 a 25/11, sextas, das 17h às 20h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINAS DE SKATE
O projeto tem como objetivo realizar oficinas de skate no Casarão que vai contar com presença de profissionais do skate, com palestras e aulas práticas e teóricas e ainda realizar eventos bimestrais com campeonatos de skate e apresentação de alguns músicos da região.
Com ASCU – Associação Skate e Cultura Urbana.
Treino livre: De terças a sextas, das 10h às 20h. Sábado, das 10 às 13h.
Orientação: Sábados, das 14h às 17h.

OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS TATARIBÚ
O curso tem o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e a escrita, exercitando o pensamento criativo por meio das histórias em quadrinhos. Para participar não é necessário ter habilidades para o desenho, nem ter habilidades para criação de textos como um escritor, somente querer experimentar.
Com Prof. Maurício Morini.
Sábados, das 12h às 13h.
Não recomendado para menores de 16 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE CARATÊ
O Projeto Bushido de Caratê Shotokan convida os (as) caratecas a participar das Oficinas de Caratê ministrado pelo Sensei Evandro Luiz de Oliveira na Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Sensei Evandro Atual Presidente Professor do Projeto Bushido , Filiado a FPKI Federação Paulista de Karate Interestilos e CBKI Confederação Brasileira  de Karate Interestilos.
Sábados, das 10h30 às 12h.
Menores de 12 anos somente acompanhado dos pais ou responsáveis. Não é necessário inscrição.

OFICINA DE PERCUSSÃO COM CAJON 
Marcio Forte estudou música no conservatório Musical Souza Lima e Universidade ULM. 
Gravou com diversos artistas e possui trabalho próprio com a Banda Paralela. 
Dará oficina completa, partindo do conhecimento do instrumento, postura, aquecimento, passando pelos primeiros golpes, primeiras levadas, introduzirá a turma nas notas musicais, ritmos, prática em conjunto e ensinará tocar com partitura ao final do curso será realizada uma apresentação dos alunos. 
Terças, das 18h30 às 20h. Inicio 16/08/2016 – Término 29/11/2016.
Livre para todos os públicos. Inscrição na recepção do Casarão.

RODAS DE CONVERSA SOBRE CULTIVO E PRESERVAÇÃO DE ORQUÍDEAS
Trocar experiências sobre técnicas de cultivo;
Saber sobre as exposições e eventos que acontecem na cidade, no Brasil e no mundo;
Conhecer os projetos de preservação das orquídeas brasileiras;
Entrar em contato com os Orquidófilos do seu bairro e da sua cidade
Dias 26/10, 16/11 e 07/12, quartas, das 18h30 às 20h.

OFICINA DE DANÇA DO VENTRE PARA 3º IDADE
A oficina de dança do ventre no Casarão recebeu o nome de “Deusas do Casarão” por ser voltada para mulheres adultas e da terceira idade. Ministrada por Ana Claudia Esteves, a oficina tem como objetivo trazer às frequentadoras, a consciência corporal por meio de atividades de flexibilidade, alongamento e relaxamento, abordando também a história da origem de danças orientais.
Sábados, das 14h30 às 16h.
Não recomendado para menores de 18 anos. Somente para mulheres. Necessário se inscrever a partir do dia 14/07, pessoalmente na recepção do Casarão.

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO PARA 3° IDADE
A Oficina de Dança de Salão para 3° Idade do Casarão tem o objetivo de contribuir para a melhor qualidade de vida dos participantes, auxiliando a desenvolver a relação entre corpo e mente por meio da dança, que comprovadamente ajuda no equilíbrio, autoestima e alegria dos que praticam. A oficina passará por diversos ritmos, dos quais destacamos o Bolero, Valsa e Samba. Participe!
De 14/09 a 30/11, quartas e sextas, das 10h às 12h.
Recomendado para adultos e terceira idade. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE DANÇA E REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO
A Oficina de Dança e Reeducação do Movimento do Casarão promove a compreensão dos elementos da dança, por meio de um trabalho que enfocará aquecimento, alongamento, relaxamento e reeducação postural. A oficina pretende abranger conhecimentos práticos e teóricos na área do teatro e da dança brasileira passando por diversos ritmos como forró, samba, frevo e danças latinas como a salsa e o merengue.
Turma I: De 06/09 a 29/11, terças, das 15h às 17h.
Turma II: De 08/09 a 24/11, quintas, das 10h às 12h.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas por turma. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE DANÇA DO VENTRE
A dança do ventre é uma atividade física, trabalha a consciência corporal, auxilia na manutenção de uma postura elegante, além de fortalecer e alongar a musculatura trabalhando todo o corpo, principalmente abdômen e pernas e estimula a autoestima. Nas aulas serão abordados alguns ritmos de danças árabes, como também a história e maquiagem específica para a dança. 
Turma I: De 27/09 a 13/12, terças, das 10h às 12h.
Turma II: De 22/09 a 15/12, quintas, das 10h às 12h.
Não recomendado para menores de 12 anos. 20 vagas por turma. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

PROGRAMA VOCACIONAL
A atividade é um espaço de troca para entrar em contato com o corpo, por meio de alongamentos, auto massagem, a percepção do corpo no espaço, como jogos corporais e busca por uma dança livre.
A posposta deseja despertar novas descobertas e o que é ou pode ser a dança pessoal de cada uma. Neste caminho vamos passar por vários estilos de dança e também com outras linguagens artísticas como o teatro e as artes visuais. Com Rita Tatiana Cavassana, Performer, Dançarina e Artista Orientadora do programa Vocaciona e Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo.
Quartas, das 17h às 19h30.
Não recomendado para menores de 14 anos. Necessária inscrição prévia.

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Atualmente muitas pessoas têm ideias sobre projetos culturais que querem desenvolver, mas não conseguem colocá-las no papel. Pensando nisso a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais do Casarão, visa instigar o lado criativo dos participantes, de modo que consigam definir melhor seus desejos artísticos mirando possíveis financiamentos. Uma ideia não resiste se não for viável e bem comunicada. 
Turma 2: De 05/11 a 26/11, sábados, das 10h às 16h.
Não recomendado para menores de 16 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE MC E PRODUÇÃO MUSICAL
O rap é um dos elementos do movimento Hip Hop, que envolve também o break, MC, DJ e graffitti. No Casarão a oficina RAProdução vai abordar a história do Hip Hop no Brasil e no mundo, trazer discussões de questões individuais e coletivas da sociedade que servem como inspiração para o estilo musical, além de mostrar na prática os processos básicos da produção musical. Abordando a produção de CDs, shows e etc. A oficina será ministrada por André Luiz (Rapper Pirata) conhecido MC do cenário do hip hop paulistano.
De 10/09 a 26/11, sábados, das 10h às 14h.
Livre para todos os públicos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE FOTOGRAFIA
Fotografar momentos se tornou algo comum do nosso cotidiano, porém os elementos da fotografia ainda são pouco discutidos. Pensando nisso, a Oficina de Fotografia do Casarão visa introduzir os participantes na construção do olhar fotográfico por meio de práticas lúdicas, onde serão apresentadas características da imagem, as propriedades da luz vinculadas à fotografia entre outros conhecimentos.
Módulo I: De 20/09 a 15/10, terças, das 15h às 18h e um sábado ao mês, das 10h às 14h.
Módulo II: De 18/10 a 29/11, terças, das 15h às 18h e um sábado ao mês, das 10h às 14h.
Não recomendado para menores de 16 anos. 20 vagas. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Dividido em dois módulos, um básico e o outro avançado, o Curso de Contação de Histórias do Casarão pretende ampliar o conhecimento dos participantes sobre as técnicas de narração oral, fazendo com que cada indivíduo consiga se apropriar da história contada e a transforme, melhorando assim sua forma de se expressar e se tornando um incentivador de leitura. Com momentos práticos e expositivos a oficina passará por diversos temas, onde destacamos contos e lendas africanas, contos brasileiros, causos e contos fantásticos, entre outros.
Com Danillo Sangioy.
Módulo II (Avançado): De 22/10 a 26/11, sábados, das 14h às 18h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A oficina explora as técnicas de contação de historias desenvolvidas pela Cia. Ruído Rosa, que inclui em seu processo exercícios de expressão corporal, jogo cênico e criação a partir de diferentes textos, além da prática vocal. Com uma visão bem humorada, a oficina busca a criação e contação de histórias dinâmicas e divertidas, que consigam atrair espectadores de diferentes faixas etárias, e despertem, a quem participa da oficina, a busca pela sua própria identidade como contador.
Turma II: De 20/10 a 17/11, quintas, das 16h às 20h e 19/11, sábado, das 14h às 18h.
Não recomendado para menores de 16 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE ARTESANTO
Cortar, bordar e fuxicar, são atividades que além de poder promover autonomia financeira, ajudam a desenvolver a imaginação e a destreza em trabalhos manuais. Maria Luísa é formada pela ‘Faculdade Belas Artes’ em pintura, e trará nesta oficina o olhar através da história e das regionalidades, exercitando as trocas de experiências, pensando na construção coletiva. A oficina terá atividades como aplicação em tecido, recorte, colagem, costura bordado em chita e bolsas e revestimento de objetos.
De 06/09 a 29/11, terças, das 14h às 18h.
Não recomendado para menores de 12 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE FIGURINO - IDENTIDADE E ESTILO
A oficina busca investigar o processo de construção de identidades através do tempo e como a vestimenta pode revelar e trabalhar comportamentos. Anna Luiza possui 16 anos de experiência no mercado da moda e promoverá debates sobre consumo, quantidade versus qualidade e necessidade versus superfluidade. As atividades práticas visam criar e confeccionar peças, utilizando técnicas de estamparia, costura e bordado, customização de roupas, confecção de acessórios, desenhos, bordado e costura. 
Turma I: De 06/09 a 29/11, terças, das 10h às 12h. Adultos e Idosos, a partir de 18 anos.
Turma II: De 06/09 a 29/11, terças, das 14h às 16h. Crianças, a partir de 10 anos 
20 vagas. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE DESENHO E XILOGRAVURA
A oficina "O Desenho e a Gravura" tem como objetivo desenvolver o pensamento visual na linguagem da xilogravura e expandir o conhecimento sobre sua história e técnica. A xilogravura basicamente é a criação de uma imagem talhando uma placa de madeira (matriz). Desta imagem matriz, podemos fazer quantas cópias quisermos do nosso desenho original. A oficina trará a prática do desenvolvimento dessa arte.
Turma 1: 15/09 a 11/10, Terças e quintas, das 17h às 20h.
Turma 2:  18/10 a 10/11, Terças e quintas, das 17h às 20h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE FLAUTA DOCE E CANTO CORAL
Através de uma abordagem pedagógica a oficina de flauta doce irá facilitar a iniciação musical e artística, procurando despertar o prazer pelo criar, executar, foco e concentração promovendo o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Para os interessados em ampliar o conhecimento musical, Jeane Pontes também ministrará a oficina de Canto Coral. 
Flauta Doce: De 09/09 a 25/11, sextas, das 16h às 17h.
Canto Coral: De 09/09 a 25/11, sextas, das 17h às 18h.
Não recomendado para menores de 7 anos. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE PATCHWORK
A oficina visa ensinar técnicas criativas em produtos de moda, figurino e acessórios a partir de resíduos têxteis e desenvolver a cultura e técnica do patchwork, dialogando com o conceito de economia criativa e solidária e propondo uma iniciativa de trabalho e renda a partir de oficinas e workshops para a comunidade da periferia de São Paulo, a partir das sobras de tecidos de confecções da região do Brás e do Bom Retiro. 
Com Coletivo Ducaduca Moda. Projeto desenvolvido com recursos do Programa VAI - TEC.
Dias 05, 12, 19 e 26/11, sábados, das 14h às 17h.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Necessário se inscrever na recepção do Casarão.

OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO
Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. A oficina de Teatro do Oprimido pretende levar os participantes a prática desse método por meio do Teatro Fórum e Teatro Imagem, associando sempre à teoria, trazendo um panorama do Teatro do Oprimido no Brasil hoje.  
Com Yara Toscano, atriz, diretora e curinga, formada por Augusto Boal entre 1996 e 2009 e mestre em Teatro Aplicado pela Universidade de Manchester/UK. Atualmente é gestora do grupo Mudança de Cena e coordena as equipes dos projetos Ponto de Cultura e atriz convidada do Núcleo EmQuadros de Teatro.
Dias 27, 28/10 e 03 e 04/11, quintas e sextas, das 18h30 às 21h30.
Não recomendado para menores de 16 anos. 40 vagas. Necessário fazer inscrição na recepção da Casa ou por e-mail mudanca_de_cena@yahoo.com.br.

COLÉGIO ESTADUAL CASEMIRO DE ABREU – CECA – APRESENTA O PROJETO PORTAS ACADÊMICAS
Protagonizado pelos alunos dos 2ºA e 2ºB do Ensino Médio, no curso de Preparação Acadêmica, o projeto é composto pela exposição “Portas Acadêmicas”, que apresenta informações sobre algumas carreiras acadêmicas e profissionais, e pela peça de teatro elaborada pelos próprios alunos, que mostra as consequências das posturas de alunos em relação às suas formações acadêmicas.
Dia 03/11, quinta, das 10h às 15h20.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.


Rogério FonsecaCoordenador
__________________________________
​​
Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão

​Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
São Paulo | SP | 02067-070 | BrasilTel.: (11) 2909-0065

Comentários