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VISUAL ARTV - Ney Piacentini estreia solo com contos de Machado de Assis e Guimarães Rosa

Espelhos -Ney Piacentini -foto de Joao Caldas

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Ney Piacentini estreia solo com contos
de Machado de Assis e Guimarães Rosa

Espelhos -JC160923_259042 -bEm O Espelho, obras homônimas, a abordagem de Machado conversa e, ao mesmo tempo, contrasta com texto humanamente genuíno de Guimarães.

O espetáculo Espelhos – estrelado por Ney Piacentini e dirigido por Vivien Buckup – estreia no dia 20 de outubro (quinta-feira, às 20h) na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com entrada franca.

A encenação reúne os contos O Espelho, de Machado de Assis (integrante de Papéis Avulsos, publicado pela primeira vez em 1882), e O Espelho, de Guimarães Rosa (publicado em 1962, integrando seu livro Primeiras Estórias).

A montagem é o resultado de pesquisas e experimentações cênicas, realizadas ao longo do ano de 2015, para apresentar na íntegra os dois contos, compondo um único trabalho teatral que explora as relações entre literatura e teatro.

Espelhos é um solo de 50 minutos com cenografia e desenho de luz de Marisa Bentivegna, figurino de Fábio Namatame, assistência de direção de Aline Meyer, criação de som de Miguel Caldas e direção de produção de Maurício Inafre.

No primeiro ato, Piacentini investe-se de Jacobina, personagem de Machado de Assis que conta a amigos uma misteriosa passagem de sua juventude na qual precisou enfrentar a solidão. Em seguida, o ator assume a personagem criada por Guimarães Rosa que parte em busca de sua essência. O trabalho propõe o diálogo entre a aguda percepção de Machado acerca da formação do sujeito brasileiro e a poética descoberta que Rosa nos oferece com sua inquieta personagem. 
   
Espelhos é provocador: propõe uma reflexão sobre as relações entre imagem e subjetividade por meio do pensamento de dois escritores, referências fundamentais da literatura e da arte brasileira. Ney Piacentini afirma que a peça volta-se para o Brasil colocando em cena uma literatura de qualidade inquestionável. “Em minhas leituras da obra Machadiana, encontrei em O Espelho a forma literária com grandes possibilidades de encenação. Fui seduzido pela construção do texto, carregado de elementos da formação do caráter do sujeito brasileiro, vulnerável às influências externas”.

A diretora conta que o projeto nasceu com a obra de Machado de Assis, mas tanto ela como Ney percebia a necessidade de algo mais para compor a encenação. “Foi pesquisando críticas e estudos sobre o texto de Machado que chegamos ao conto homônimo de Guimarães Rosa, escrito 80 anos depois. Era o que faltava para completar o espetáculo: estávamos diante de dois momentos do Brasil, tão diferentes na forma quanto complementares para o que buscávamos”.

Vivien Buckup ainda explica que a justificativa para montar essas duas obras “é o desejo de trabalhar com autores nacionais e fazer da língua ‘brasileira’ o ponto de partida da encenação com tudo o que se configura como sua identidade - explorando origens, influências, formas, sonoridades e dizeres para narrar e registrar histórias e tradições”.

Por não se tratarem de textos dramatúrgicos propriamente ditos, o empenho maior foi em sublinhar o caráter narrativo dos contos e permitir que a força literária de cada um encontrasse seu equivalente em teatralidade. A encenação confere ao espectador a oportunidade de entrar em contato com a lucidez e a sutileza das palavras de dois grandes intérpretes da cultura brasileira, tanto do ponto de vista estético quanto histórico. “Da mesma forma com que as palavras de Machado de Assis e Guimarães Rosa nos transformaram ao longo do processo de montagem de Espelhos, esperamos que os espectadores sejam tocados pelo pensamento desses dois grandes autores e suas obras singulares”, finaliza Ney Piacentini.

Por Dante Moreira Leite e José Miguel Wisnik

Segundo o cientista social Dante Moreira Leite, em O Espelho de Guimarães Rosa, “ao contrário do que ocorre no conto de Machado de Assis, a exteriorização perde qualquer significado, e o herói-narrador procura devassar a sua intimidade, em busca de elementos fundamentais”.

Pela ótica do ensaísta e professor José Miguel Wisnik, que analisou as duas criações, “(...) Se em ambos os contos o imaginário, entendido como o jogo de imagens através do qual se constitui a função do eu, sofre o impacto de umreal que o desarma, cada um deles leva a mesma síndrome a consequências distintas, senão opostas, no percurso simbólico da sua narratividade”.

Ficha técnica

Textos: Machado de Assis e Guimarães Rosa
Interpretação: Ney Piacentini
Direção: Vivien Buckup
Assistência de direção: Aline Meyer
Figurino: Fábio Namatame
Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna.
Preparação vocal: Mônica Montenegro
Criação de som: Miguel Caldas
Direção de produção e administração: Maurício Inafre
Programação visual: Regilson Feliciano
Fotografia: João Caldas
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena
Apoio: Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo.


Imagens

Espelhos -Ney Piacentini -foto de Joao Caldas


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Espelhos -Ney Piacentini -foto de Joao Caldas



Serviço

Espetáculo: Espelhos
Estreia: 20 de outubro. Quinta-feira, às 20h
Oficina Cultural Oswald de Andrade (Sala 7)
Rua Três Rios, 363 ­ Bom Retiro/SP. Tel: (11) 3221­5558
Temporada: quintas e sextas (às 20h) e sábados (às 18h) – Até 19/11
Ingressos: Grátis (devem ser retirados 2h antes das sessões)
Duração: 50 min. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos
Capacidade: 45 lugares. Não possui acessibilidade.

Informações à imprensa – VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2738 3209 – 99373 0181 – ​verbena@verbena.com.br


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