Pular para o conteúdo principal

VISUAL ARTV - APCA PROMOVE 60ª FESTA DE PREMIAÇÃO AOS MELHORES DAS ARTES, COM FOCO NA DIVERSIDADE







APCA PROMOVE 60ª FESTA DE PREMIAÇÃO AOS MELHORES DAS ARTES, COM FOCO NA DIVERSIDADE

Prestigiada noite acontece no dia 15 de maio, no Theatro Municipal de São Paulo, e tem como destaques as apresentações da cantora Céu e do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, além do lançamento do livro em homenagem aos 60 anos da APCA

Associação Paulista de Críticos de Artes - APCA realiza seu tradicional evento de premiação dos melhores nas Artes de 2016, em 12 categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Moda, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. A cerimônia acontece no Theatro Municipal de São Paulo, com apresentações da cantora Céu e do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira. Doze casais - formados por personalidades do mundo do espetáculo e das artes em geral, como Letícia SabatellaMaria CasadevalMaria Clara SpinelliDudu BertholiniJuçara Marçal e Thiago Mendonça, além do ator argentino Juan Manuel Tellategui - performam a entrega dos prêmios. Como mestres de cerimônia, o crítico de teatro e vice-presidente da APCA Miguel Arcanjo Prado e a crítica de televisão Edianez Parente.

Pelo terceiro ano consecutivo, Ivam Cabral - do grupo teatral Os Satyros e da SP Escola de Teatro - assina a direção deste espetáculo, que marca a entrega dos troféus aos escolhidos pela APCA como melhores de 2016. “Teremos muitas novidades neste ano, a festa será mais dinâmica, mais ágil. Haverá também vários apresentadores, como sempre fazemos, e eles terão perfis variados, compostos por artistas trans, imigrantes, negros, uma festa representativa de nossa riqueza étnica e cultural”, comenta o diretor.

Um dos destaques da cerimônia é o lançamento do livro que comemora os 60 anos da APCA, ilustrado com textos de importantes críticos de cada área, histórico da instituição e mapeamento de todos os premiados desde 1956. “É uma publicação preciosa para pesquisadores e amantes das artes em geral, cuja edição só foi possível graças à parceria com o CAU (Conselho de Arte e Arquitetura)”, lembra José Henrique Fabre Rolim, presidente da APCA.

Ao longo desses 60 anos, graças ao olhar apurado de seus membros, a APCA já revelou dezenas de artistas que contribuíram significativamente para a cultura brasileira, como os teatrólogos Augusto Boal e José Celso Martinez Corrêa, os atores Mateus Nachtergaele e Cleyde Yáconis, o maestro João Carlos Martins, e os músicos Chico Sciense e Maria Rita. Ícones já consagrados da cultura brasileira também foram homenageados: o poeta Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, venceu na categoria Poesia do Prêmio em 1973, com a obra As Impurezas do Branco. Já a cantora Elis Regina acumulou sete troféus. Sobre isso, Miguel Arcanjo Prado comenta: “A APCA é a entidade cultural mais querida e respeitada pelos artistas brasileiros. Isso se deve ao peso histórico e à relevância de seu prêmio nestas últimas seis décadas”.

Os premiados da 60ª edição foram escolhidos em assembleia dos críticos realizada no início de dezembro de 2016, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Mais detalhes, no Press Release anexo.
IMAGENS



SERVIÇO
Evento: 60º Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes - APCA
Direção Artística: Ivam Cabral
Assistentes de Direção: Gustavo Ferreira, Marcio Aquiles, Elen Londero, Bruno Galvincio e Giovana Gallucci
Data: 15 de maio de 2017, segunda-feira, às 19h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Sé - São Paulo, SP

Credenciamento de imprensa: zeca@balady.com.br / 11 3814.3382


Zeca Florentino
---
Balady Comunicação
Tel.: 11 3814.3382

Comentários