Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - "Danças Polifônicas resgata a poética dos “Tangos Brasileiros”






"Danças Polifônicas resgata a
poética dos “Tangos Brasileiros”



Imagem inline 1
                                                                                       
  Foto Marina Nacamuli


“Tangos Brasileiros”, trabalho do grupo Danças Polifônicas, que reúne artistas em torno do resgate das raízes do tango no Brasil, forma musical q influenciou o aparecimento do choro e do samba, faz temporada de estreia em São Paulo, de 31 de maio a 3 de junho (quarta a sexta, 20h; sábado, 18h), na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Nesta milonga-ritual que se dá no diálogo entre dança, música, artes visuais e literatura - particularmente na reflexão poética de Jorge Luis Borges -, o esquecido tango brasileiro encontra o tango portenho tradicional, moderno de Astor Piazzolla e o tango contemporâneo.
Os tangos brasileiros, como os icônicos “Gaúcho”, de Chiquinha Gonzaga, e “Odeon”, de Ernesto Nazareth, deixaram aflorar uma característica essencialmente brasileira na miscigenação musical européia e africana. A pesquisa confere particular importância à beleza e elegância dessa poética, que percorre a topologia do imaginário brasileiro: o rural, a cidade e o terreiro. Nestes três lugares, a dança cria sua trajetória transfigurada.
Chiquinha Gonzaga, grande compositora que captou a essência da música de seu tempo e transcendeu-a para gerar o que seria a futura “música brasileira”, surge com o peso de suas experiências de vida, como reflexão sobre a condição feminina e o lugar da cultura na memória. 
Sofia Tsirakis, que responde pela direção e coreografias do espetáculo, compartilha o palco com Talita Vinagre e Felipe Stocco. André Balboni é responsável pelos textos, roteiro e direção musical; direção de arte e cenografia ficam por conta de Alessandra Duarte com colaboração de Renata Cruz; Beatriz Rivato e Thany Sanches assinam o figurino. Produção de Iolanda Sinatra.
Contemplado pelo PROAC – apoio a Projetos de Artes Integradas, “Tangos Brasileiros” tem entrada gratuita.
___________________________________________

Tangos Brasileiros- Foto Marina Nacamuli

TANGOS-BRASILEIROS-DANCAS-POLIFON-ICAS-Foto Marina Nacamuli 6



Serviço:
Estreia: “Tangos Brasileiros”, do grupo Danças Polifônicas
Com: Sofia Tsirakis, Talita Vinagre e Felipe Stocco
Dias 31/05, 01, 02 e 03/06 (quarta a sexta, às 20h; sábado, às 18h)
Oficina Cultural Oswald de Andrade – sala 3
(Rua Três Rios 363 - Bom Retiro - São Paulo – Tel: (11) 3222-2662)
Classificação: livre
Duração: 50 min.
Lotação: 50 lugares
Grátis

Links de vídeos:



Link Foto:


Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Comentários