Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

VISUAL ARTV - Danças Polifônicas apresenta a poética dos “Tangos Brasileiros” em dois ensaios abertos


       Foto Marina Camuli

Danças Polifônicas apresenta a poética dos
“Tangos Brasileiros” em dois ensaios abertos
Antes da estreia de “Tangos Brasileiros”, o grupo Danças Polifônicas faz dois ensaios abertos (dias 15 e 16 de maio, às 19h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade) deste trabalho que reúne artistas em torno do resgate das raízes do tango no Brasil, forma musical que influenciou o aparecimento do choro e do samba.
No diálogo entre dança, música, artes visuais e literatura - particularmente na reflexão poética de Jorge Luis Borges -, o esquecido tango brasileiro, encontra o tango portenho tradicional, moderno de Astor Piazzolla e o tango contemporâneo. Milonga-ritual, “Tangos Brasileiros” recupera raízes latino-americanas do povo do Sul.
Os tangos brasileiros, como os icônicos “Gaúcho”, de Chiquinha Gonzaga, e “Odeon”, de Ernesto Nazareth, deixaram aflorar uma característica essencialmente brasileira na miscigenação musical européia e africana. A pesquisa confere particular importância à beleza e elegância dessa poética, que percorre a topologia do imaginário brasileiro: o rural, a cidade e o terreiro. Nestes três lugares, a dança cria sua trajetória transfigurada.
Chiquinha Gonzaga, grande compositora que captou a essência da música de seu tempo e transcendeu-a para gerar o que seria a futura “música brasileira”, surge com o peso de suas experiências de vida, como reflexão sobre a condição feminina e o lugar da cultura na memória. 
Sofia Tsirakis, que responde pela direção e coreografias do espetáculo, compartilha o palco com Talita Vinagre e Felipe Stocco. André Balboni é responsável pelos textos, roteiro e direção musical; direção de arte e cenografia ficam por conta de Alessandra Duarte com colaboração de Renata Cruz; Beatriz Rivato e Thany Sanches assinam o figurino. Produção de Iolanda Sinatra.
Contemplado pelo PROAC – apoio a Projetos de Artes Integradas I, “Tangos Brasileiros”, depois da estreia, em Picinguaba (Urubu Studio), dia 19/5, às 21h, segue em circulação para Ribeirão Preto, dia 26/5, às 19h30, no MARP- Museu de Arte; Franca,  28/05,  às 19h no Teatro Municipal, e retorna a São Paulo para temporada de quatro apresentações na Oficina Cultural Oswald de Andrade – 31/5, 1, 2 e 3/6, às 20h. Sempre com entrada gratuita.
___________________________________________
Serviço
São Paulo
15 e 16/05 (segunda e terça), às 19h30 – Ensaios abertos 
31/05, 01, 02 e 03/06 (quarta a sábado), às 20h – Apresentações 
Oficina Cultural Oswald de Andrade
(Rua Três Rios 363 - Bom Retiro - São Paulo)

Circulação
Ubatuba – Vila de Picinguaba
19/05 (sexta), às 21h
Urubú Studio

Ribeirão Preto
26/05 (sexta), 19h30
MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi(Rua Barão do Amazonas, 323, centro, Ribeirão Preto-SP)

Franca
28/05 (domingo), 19h
Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” 
(Av. Sete de Setembro, 455 - Res. Baldassari, Franca)

Duração: 60 min | Classificação: livre | Entrada: gratuita

Imagens



Links: 




Informações adicionais:
Elaine Calux - assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Comentários