questões vultosas
Ele está vivo
É um erro cantar vitória contra quem tem a máquina do governo a seu favor. As pesquisas de intenção de voto das últimas semanas mostraram que Bolsonaro não está morto. Seus números, apesar de ruins, são notáveis para um candidato que boicotou a vacina e governa um país com 660 mil vítimas da pandemia, alta inflação e 12 milhões de desempregados. Leia na análise.
ANA CLARA COSTA
terrores bélicos
De súbito, tudo mudou
As marcas da guerra na Ucrânia já estão visíveis na Polônia. O país vive hoje uma crise de refugiados em massa e seus moradores convivem com o medo de que o conflito se alastre em direção ao território polonês. Confira a reportagem na piauí_187.
BARTOSZ JÓZEFIAK
questões de direitos
Muito além de masculino ou feminino
Reportagem mostra a luta por documentos com a identificação do gênero não binário – ou seja, nem masculino nem feminino. No Rio de Janeiro, um mutirão de registros que realiza a mudança atrai pessoas de todo o país.
FERNANDA DA ESCÓSSIA
questões brasileiras
Parcelando a fome
Sete em cada dez brasileiros que se endividaram no cartão de crédito o fizeram para comprar comida. Em uma ocupação no Piauí, moradores parcelam todas as dívidas ou pedem dinheiro a agiotas para garantir a alimentação.
VITÓRIA PILAR
=igualdades
Bolso vazio como nunca
Em 2021, o custo de vida ficou mais alto, e a renda do brasileiro, menor. A queda no rendimento empurrou quase 5 milhões de brasileiros para baixo da linha de pobreza, e a renda mensal dos mais pobres ficou em 172 reais. Para comprar uma cesta básica em Salvador, capital com o menor custo médio para os alimentos, um brasileiro abaixo da linha de pobreza teria de guardar três meses de salário. Veja no =igualdades.
THALLYS BRAGA E RENATA BUONO
podcasts
Foro de Teresina #194
O Foro comenta os recentes embates do bolsonarismo com o Judiciário, avalia o que levou Bolsonaro a trocar o presidente da Petrobras e analisa o blefe de João Doria, que ao ameaçar abandonar a candidatura deixou ainda mais clara a fragilidade da terceira via.
colunistas
O olhar, a nova geração e Summer of Soul
Os filmes a serem exibidos nas sessões de abertura do 27º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários parece uma declaração de princípios. É um aceno para produções que desafiaram convenções, que renovaram o cinema e que mostraram coisas inéditas. Leia na coluna.
EDUARDO ESCOREL
Comentários
Postar um comentário