MAC USP recebe especialista estadunidense
Jessica Horton (Universidade de Delaware), especialista em Arte Indígena Norte-americana, é a especialista convidada neste semestre na disciplina Arte dos Estados Unidos e suas Conexões, ministrada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte (PGEHA),
A disciplina é patrocinada pela Terra Foundation for American Art, em parceria com os programas de pós-graduação em história da arte da Unifesp e da Unicamp, além da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Durante a estadia da professora, será trabalhada a coleção de arte indígena dos EUA do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE USP). Ao final do semestre, em 11 de junho, Jessica Horton participará de conferência gratuita aberta ao público sobre Ecocriticismo.
Mini Bio
Jessica L. Horton é professora associada de Arte Indígena Norte-Americana Moderna e Contemporânea e diretora da cadeira de Phd em História da Arte na Universidade de Delaware. Sua pesquisa e ensino enfatiza a centralidade da arte indígena em uma história global da modernidade. Seu primeiro livro, "Art for an Undivided Earth: The American Indian Movement Generation (Duke University Press, 2017)", mapeia a influência dos esforços dos indígenas por território nos artistas que atuam internacionalmente desde a década de 1970. Seu segundo livro, "Earth Diplomacy: Indigenous American Art and Reciprocity, 1953–1973", examina como os artistas revisitam tradições longevas de diplomacia no formato improvável de exposições durante a Guerra Fria, traduzindo ecologias políticas indígenas ao longo de duas décadas e por quatro continentes. Sua pesquisa recebe o apoio do Clark Art Institute, do Getty Research Center, do Centro de Estudos Avançados de Artes Visuais, do Smithsonian Institutions e do Warhol Creative Capital Book Award, entre outros.
SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br
Comentários
Postar um comentário