LUGAR-COMUM
Ato 2 da exposição, com mais 38 obras do acervo do Museu, acontece a partir de sábado, 9 de abril,
Imagens - https://tinyurl.com/lugar-
A partir do próximo sábado, 9 de abril, a exposição Lugar-comum recebe mais 38 obras de 17 artistas do acervo do Museu. Os artistas presentes na exposição - Carmela Gross, Ding Musa, Emmanuel Nassar, Jessica Mein, Laércio Redondo, Marcelo Zocchio, Nina Moraes, Rodrigo Bivar, Rogério Ghomes, Rommulo Vieira Conceição, Rosângela Rennó e Gustavo Von Ha - escolheram livremente outras obras do acervo que, inseridas em Lugar-comum, estabelecem interlocuções ou contrapontos com seus próprios trabalhos, gerando sentidos não previstos.
Laercio Redondo, por exemplo, escolheu as gravuras de Renina Katz (1925) pois as considera “uma bússola para a releitura de nosso modernismo. Diante dos painéis de Athos Bulcão (1918–2008), feitos com a participação lúdica dos operários de Brasília, elas permitem perguntar pelo real lugar do trabalhador, ontem e hoje”. Já Rosângela Rennó escolheu trabalhar sobre a exposição O Fotógrafo Desconhecido, realizada no MAC USP em 1972, “para pensar sobre o desejo das pessoas integrarem o circuito artístico dos museus e as diferenças dos processos de circulação das imagens na década de 1970 e hoje”.Entre pinturas, gravuras e fotografias, foram selecionadas obras dos artistas Renina Katz, Victor Brecheret, Flávio Cerqueira, Alfredo Volpi, Yozo Hamaguchi, Cheng-Kong Fang, Lucio Fontana, Alexander Calder, Mauro Restiffe, Luciano Minguzzi, Giulia Niccolai, Moema Cavalcanti, Paulo Cleto, Marita Crespi, Ivan Kudma, Oswaldo Tekeshi Oyakawa e Euclides Sandoval.
A exposição Lugar-comum reúne curadores e artistas, de maneira colaborativa, para uma nova abordagem sobre o acervo do Museu. Desenhada como um work in progress, a mostra se realiza em três atos ao longo de cinco meses, resultando em três diferentes experimentos de curadoria compartilhada. Na terceira e última etapa, a partir de 20 de agosto, todo o grupo envolvido na exposição (além dos artistas as curadoras Ana Magalhães, Marta Bogéa e Helouise Costa e os convidados Claudinei Roberto, Claudio Mubarac, Paulo Pasta, Paulo Garcez, Regina Silveira e Tadeu Chiarelli) seleciona, coletivamente, as obras que completam o conjunto, dando-se por finalizado o processo. Lugar-comumcoloca em discussão a autoridade curatorial do museu, a relação entre arte e vida cotidiana e as possibilidades de renovação de um acervo institucional a partir de novas leituras resultantes dos diálogos possíveis entre diferentes modos de ver o mundo.
LUGAR-COMUM
Imagens -https://tinyurl.com/lugar-comum
De 12 de março de 2022 a 13 de agosto de 2023
Ato 1 (12 de março ) / Ato 2 (9 de abril) / Ato 3 (20 de agosto)
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita
Necessário apresentar comprovante de vacinação e uso de máscara
Assessoria de imprensa
Sérgio Miranda | smiranda@usp.br | 11 2648.0299
Comentários
Postar um comentário