CLAREIRA MAC USP 2022
Espaço dedicado ao acolhimento de ações artísticas tem programação a partir do dia 30 de abril
No próximo sábado, 30 de abril, tem início a programação da Clareira do MAC USP em 2022. O espaço, aberto no ano passado, busca acolher manifestações artísticas em diálogo com o Museu. Assim, acontecem ali apresentações de música, dança, literatura, teatro, leituras dramáticas e textos críticos com novas leituras sobre as obras do Museu, entre outras ações. A programação tem início dia 30 com a exposição GRAVIDADE, de Marcius Galan (1972), apresentando duas instalações, uma delas inédita, concebida a partir do espaço onde se instala a Clareira, no térreo do Museu.
A segunda instalação, produzida em 2013 em Londres para uma exposição individual na galeria White Cube, parte da ideia de movimento e equilíbrio das esculturas móveis de Alexander Calder, presente no acervo do MAC USP. No trabalho de Galan porém, as peças tocam o chão em posição desordenada, impossibilitando o movimento do sistema. Discos de metal colocados sobre o piso são pendurados por cabos e toda a estrutura tem suas proporções aumentada ao dobro a cada passo. O início com uma moeda e uma vareta de 122 centímetros chega a uma viga de 8 metros ancorada por um disco de ferro de 1,28m de diâmetro.
Dando continuidade às ações da Clareira, o MAC USP pretende reforçar sua característica fundamental como museu universitário: ser um laboratório de experimentações e de reflexão crítica.
CLAREIRA MAC USP
30/04 a 14/08 – Gravidade, por Marcius Galan
Programação completa da Clareira em www.mac.usp.br/clareira
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita
Necessário apresentar comprovante de vacinação e uso de máscara
Assessoria de imprensa
Sérgio Miranda | smiranda@usp.br | 11 2648.0299
comunicação institucional
Comentários
Postar um comentário